Largada Phil Hill, von Trips e Gendebien.
O campeonato de Formula Um de 1961 teve oito corridas validas, quando chegou à Bélgica a terceira, estava empatado entre Stiling Moss que corria com uma Walker T53 ( Cooper ) e Wolfgang Von Tripps com Ferrari 156. Moss vencera em Mônaco com uma Lotus e chegara em 4º em Zandvoort, e Tripps vencera na Holanda e tinha o 4º em Mônaco.
A equipe Ferrari veio a Spa com quatro carros o #2 Von Tripps, #4 Phil Hill, #6 Richie Ginther e a amarela #8 para Oliver Gendebien. Equipe mais que completa, pensando antes de mais nada no campeonato.
Gendebien na Le Source.
Notem a inscrição no carro, e a explicação que me deu o amigo Sal Chiappetta.
A inscrição é PROVAMO53. É o equivalente ao registro de circulação do veículo (tipo "placa do carro"). Prova significa teste em Italiano - os veículos de desenvolvimento ou competição recebiam esta designação (hoje em dia creio que não mais, desde há alguns anos se não me engano). MO indica Província de Modena, aonde está a fábrica, e 53 é o número do registro.
Phil Hill fez a pole, sendo o único piloto a baixar dos 4 minutos, fazendo 3.59. 30/100. Seguido por Von Trips, Gendebien, John Surtees com Cooper T53, Ginther e Grahan Hill com a BRM P48/57.
Apenas uma curiosidade; Clark com a Lotus 21 largou em 18º !
Na corrida elas dominam de ponta a ponta, apenas Grahan Hill , após uma bela largada se interpõe entre elas, mas logo elas o deixam para trás e continuam a briga entre si.
Após o meio da corrida Von Trips e Phil Hill se distanciam de seus companheiros. Na chegada Phil Hill vence com Von Trips chegando a 70/100 dele, Ginther a 19s50/100 e Gendebien 45 60/100 segundos atrás.
Na corrida a melhor volta é de Richie Ginther, sendo o único piloto a baixar dos 4 min. com 3.59. 80/100.
Vejam o belo vídeo com Jack Brabham dando uma bela escapa na Le Source, e os belos carros e todos pilotos da época.
Começava o caminho que levaria o americano Phil Hill a vencer o campeonato, com apenas um ponto de vantagem para von Trips.
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º Phil Hill Ferrari 2:03:03.800
2º Wolfgang von Trips Ferrari -00:00.700
3º Richie Ginther Ferrari -00:19.500
4º Olivier Gendebien Ferrari -00:45.600
5º John Surtees Cooper -01:26.800
6º Dan Gurney Porsche -01:31.000
7º Jo Bonnier Porsche -02:47.100
8º Stirling Moss Lotus -03:55.600
Grande Rui,FERRARI é sempre FERRARI,bela história e bela postagem!!!
ResponderExcluirObrigado Fabiani, um abração!
ResponderExcluirE Gendebien, correndo com a amarelinha, nas cores de seu país, a Bélgica. Nessa altura, a coisa meio que ficava polarizada entre P. Hill e von Trips, dando início a uma disputa doméstica, com final amargo.
ResponderExcluirCaranguejo
Muy bella la Ferrari amarilla de Gendebien. La 156 es el auto más bello de todos los F1 de la marca.
ResponderExcluirAbrazos!
Obrigado Juanh, gosto da 156, menino achava que ela tinha uma aura magica.
ResponderExcluirAbraços