Big John e o Honda RA300
Monza era a nona etapa de um campeonato que teria onze, a Lotus havia estreado em Zandvoot - terceira etapa - na Holanda o seu 49 com o fantástico motor Ford Cosworth DFV, e vencido com Jimmy Clark, as Brabham BT24 com os motores Repco já não eram as mais velozes porem muito confiáveis. A Ferrari vinha apenas com um carro para Chris Amon, havia perdido Lorenzo Bandini em Mônaco e Mike Parkes se recuperava de um acidente na Bélgica. A Honda apenas com Big John com seu RA300.
No campeonato Hulme liderava com 43 pontos seguido por seu patrão Black Jack com 34, em terceiro Amon com 20, depois Clark com 19 e Surtees com 7. Clark vencera em Zandvort e Silverstone e marcara apenas mais um ponto na Belgica, enquanto Hulme e Jack Brabham faziam um campeonato com constância marcando pontos em quase todas corridas.
Os Inscritos:
#2 Chris Amon Ferrari 312/67
#4 Bruce McLaren McLaren M5A
#6 Jo Siffert Cooper Car Co T81
#8 Dan Gurney Anglo American Racers T1G
#10 Ludovico Scarfiotti Anglo American Racers T1G
#12 Guy Ligier Ligier BT20
#14 John Surtees Honda RA300
#16 Jack Brabham Brabham BT24
#18 Denny Hulme Brabham BT24
#20 Jim Clark Lotus 49
#22 Graham Hill Lotus 49
#24 Giancarlo Baghetti Lotus 49
#26 Jo Bonnier Anglo-Suisse Racing Team T81
#30 Jochen Rindt Cooper Car Co T86
#32 Jacky Ickx Cooper Car Co T81B
#34 Jackie Stewart Arthur Owen P115
#36 Mike Spence Arthur Owen P83
#38 Chris Irwin Arthur Owen P83
Notem que todos carros correram com números pares.
Notem que todos carros correram com números pares.
Jimmy se derrete pela bela loira, belíssima diria eu, Gerard Crombac, seu amigo e jornalista -grande amigo e grande jornalista- de cabeça baixa deve estar pensando "se cuida menino!".
Na classificação o que se viu foi Clark insuperável, cravando a pole com sua Lótus 49 Cosworth;
Clark 1m28,5s média 233,89 km/h
Jack Brabham 1.28,8s
Bruce MacLaren 1.29,31
Chris Amon 1.29,35
Dan Gurney 1.29,38
Denis Hulme 1.29,46
Jackie Stewart 1.29,60
Grahan Hill 1.29,70
John Surtees 1.30,30
Monza o templo italiano da velocidade é uma pista super rápida e na época existia apenas a Variante Ascari para diminuir um pouco sua estonteante velocidade, lá vários carros conseguem andar no vácuo deixado pelos carros dianteiros e a corrida embola mesmo pilotos que largaram com uma grande diferença de tempo.
Na largada Brabham pula na dianteira seguido por Bruce MacLaren e Dan Gurney, Cris Amon cola em Clark agora quarto colocado.
A primeira volta termina com Gurney na ponta seguido de Brabham, Hill, Clark, MacLaren, Stewart, Hulme e Amon.
Na terceira volta Clark ultrapassa Gurney e assume a ponta com o americano em seu vácuo. Na quinta volta o motor Weslake de Gurney explode e o que se vê é Clark na ponta uma luta brava entre Hill, Brabham e Hulme.
Duelo de Campeões, Hill ultrapassa Black Jack.
Ainda nesta volta alguém avisa que Clark tem um pneu traseiro murchando - uns dizem que foi Hulme outros Hill _ bem na Parabólica pouco antes dos boxes, ele entra no Box para troca-lo e volta na mesma volta dos lideres, Hill, Hulme e Brabham. Os três na briga pela liderança viram 1m30s por volta enquanto Clark aproveitando o vácuo de todos pilotos que vai ultrapassando e seu carro mais rápido vira o tempo todo abaixo dos 1m30, estabelecendo a melhor volta da corrida com um tempo igual a sua pole 1.28,5s.
Na volta 59 de 68 Hill vem liderando com folga quando na entrada da Parabólica seu motor explode e deixa Brabham na liderança, a esta altura Hulme já havia quebrado na volta 31, já com Clark em seu vácuo e trazendo Surtees junto. Na volta seguinte Clark já é líder e começa abrir uma pequena vantagem para Brabham que trás em sua cola Surtees.
Na volta 65 Surtees assume o segundo lugar mas Clark já abre mais de um segundo. Quando chega a ultima volta Clark já abre quase dois segundos dos dois quando na Grande Curva seu combustível acaba simplesmente, Brabham numa manobra tenta passar Surtees na freada da Parabólica mas o inglês deixa-o do lado sujo da pista, onde Hill deixara vazar óleo de seu motor, faz a parabólica na frente e recebe a bandeirada apenas a 20/100 de Black Jack.
Clark dançando com o carro para fazer com que o pescador absorva o restinho de combustível do tanque ainda chega em terceiro, deixando mais uma vez de vencer uma corrida ganha como tantas em sua carreira. Parece que até discutiu com seu parceiro e patrão Colin Chapman
Era a estreia do Honda RA300 e Big John um ídolo na Italia por seus cinco títulos mundiais pilotando as italianas MV-Agusta e o titulo mundial de Formula Um vencido dois anos antes pela Ferrari, foi ovacionado pelos tiffosi que comemoraram sua vitória como se ele ainda pilotasse para Casa de Maranello.
A chegada Surtees 20/100 à frente de Brabham.
Resultado
1º John Surtees 1h43m45s a media de 226,119 km/h
2º Jack Brabham 1h43,45s 20/100
3º Jim Clark 1h44,08
4º Jochen Rindt
5º Mike Spence
6º Jacky Ickx
7º Cris Amon
Apenas sete carros completaram a corrida.
Por Henrique Mércio e Rui Amaral Jr
Por Henrique Mércio e Rui Amaral Jr
Rui, Caranguejo,
ResponderExcluirMais um relato espetacular. Imagino o que era disputar um Mundial com essas feras. O Clark trocando o pneu e recuperando o terreno perdido no braço e ficando sem gasolina na última volta. Na linha de chegada, Surtees e Brabham cruzando juntos, com a definição do vencedor no fotochart. Maravilhoso.
Obrigado,
Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR
Cadê a postagem homenageando o aniversariante de hoje?!?!
ResponderExcluirPARABÉNS, ALICATÃO-MESTRE!
Abraços empoeirados
Rui,
ResponderExcluirAinda bem que o Francis lembrou. Parabéns Alicatão Mestre. Admiro muito o seu conhecimento sobre o automobilismo e tenho desfrutado de bons momentos no blog, aprendendo sempre com quem viveu os anos dourados do automobilismo brasileiro.
Parabéns, felicidades, muitos anos de vida!!!!!!!!!!!!!!!!
Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR
Obrigado Danilo, de coração!
ResponderExcluirGrande Rui,mais uma vez vc nos enche de alegria com estas histórias e estas belas imagens e mais uma vez parabéns REI dos ALICATÕES,hahhahaaaa!!!
ResponderExcluirComentar o que depois desse deleite? Grande Rui, desejo a você muitas felicidades e muitos anos de vida/pista. É um prazer poder desfrutar de sua amizade virtual e ter o seu blog para acompanhar. Abraços
ResponderExcluirabraçao atrasado Rui!!!!!!tudo de bom pr vc!!!parabéns pelas historias q vc conta!!!!
ResponderExcluirObrigado Zé! Um abraço
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