Seu nome e rosto está apenas uma vez no troféu mas ele brilhou quatro anos em Indianápolis.
Após conhecer a prova depois de um convite de Dan Gurney, Chapman deve ter constatado que os yanques estavam muito defasados em relação à Europa, na construção de seus carros. Ele deve ter ficado bem impressionado foi com a quantidade de dinheiro que era pago na premiação de apenas uma corrida. Ao contrário dos italianos com Ciccio em 1952, a chegada da Lotus foi melhor preparada e Clark já apareceu como favorito na prova de 63. Provavelmente, Jimmy teria vencido a corrida, pois o líder Parnelli Jones tinha um vazamento de óleo em seu carro, motivo de desclassificação.
Mas para a surpresa de Colin, a direção de prova disse que o que estava vazando era água!! E permitiram que Parnelli continuasse. Ele venceu, sob regime de bandeira amarela, depois que um outro piloto rodou ao passar em sua "água". Clark e Chapman tiveram de engolir a derrota.
Mas retornaram em 64, quando uma má escolha de pneus fez Jimmy desistir. Em 1965, domínio absoluto da Lotus 38. Clark liderou 190 das 200 voltas. No ano seguinte, uma rodada e um erro nos mapas de cronometragem facilitaram a vida de Graham Hill.
Carlos Henrique Mércio - Caranguejo
Chapman e Clark 1963.
1965
1963 após o segundo lugar na Indy 500 Clark e a equipe Lotus foram par Milwakee no oval de uma milha e conquistaram um vitória absoluta.
Vitória de Parnelli Jones, 2º Clark e 3º A.J. Foyt.
1964 Clark fez a pole e uma quebra da suspensão traseira o tirou da corrida.
Vitória de A.J. Foyt, 2º Rodger Ward, 3º Lloyd Ruby.
1965
Pit 1965 vitória de Clark tendo ponteado 190 das 200 voltas da corrida, 2º Parnelli Jones e 3º Mario Andretti.
1966 Grahan Hill.
1966 Grahan Hill e a Lola Ford os vencedores, com Clark em segundo e Jim MacElreath em terceiro.
Jimmy corrige uma derrapada em 66, foi sua a pole virando perto de 8 km/h mais rápido que o segundo.
O STP Turbina de Parnelli Jones com o patrão Andy Granatelli e o Lotus com Chapman e Jimmy.
1952 Alberto "Ciccio" Ascari e a Ferrari 375 nos treinos da Indy 500.
1963 após o segundo lugar na Indy 500 Clark e a equipe Lotus foram par Milwakee no oval de uma milha e conquistaram um vitória absoluta.
Vitória de Parnelli Jones, 2º Clark e 3º A.J. Foyt.
1964 Clark fez a pole e uma quebra da suspensão traseira o tirou da corrida.
Vitória de A.J. Foyt, 2º Rodger Ward, 3º Lloyd Ruby.
1965
Pit 1965 vitória de Clark tendo ponteado 190 das 200 voltas da corrida, 2º Parnelli Jones e 3º Mario Andretti.
1966 Grahan Hill.
Dizem que certa vez treinando em Indy, Hill sofreu um pequeno acidente e a zelosa equipe médica correu para socorrê-lo. Aproximando-se do carro, um ainda novato médico, o dr. Steve Olvey, não conseguiu evitar um tombo. Bateu com o rosto, sangrou o nariz, mas foi cumprir o seu dever. Ao dirigir-se a Graham perguntou: "Mister Hill, o senhor está bem?" O galhofeiro inglês olhou bem para aquele jovem sangrando e retrucou: "Comigo tudo OK, mas e você?"
1966 Grahan Hill e a Lola Ford os vencedores, com Clark em segundo e Jim MacElreath em terceiro.
Jimmy corrige uma derrapada em 66, foi sua a pole virando perto de 8 km/h mais rápido que o segundo.
O STP Turbina de Parnelli Jones com o patrão Andy Granatelli e o Lotus com Chapman e Jimmy.
1967 STP Turbine de Parnelli Jones.
1952 Alberto "Ciccio" Ascari e a Ferrari 375 nos treinos da Indy 500.
Grande Rui,não poderíamos ter uma homenagem mais bem construida do que essa maravilha das 500 milhas,eu como um admirador do automobilismo dos Yankes fiquei muito lisongeado com a homenagem,mais uma vez obrigado!!!
ResponderExcluirRui, Caranguejo,
ResponderExcluirSensacional, texto e fotos impecáveis. Não sabia que as turbinas já haviam sido usadas em Indianápolis antes dos anos 70, quando o Emerson pilotou um na F1.
Parabéns.
Queremos mais.
Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa - PR
Beleza !!!
ResponderExcluirFabio Farias