Curva da Ferradura, Interlagos.
Em uma visita à oficina do Vinicius Lossaco, me mostrou um VW Divisão 3 que ia fazer para ele, mas desistiu.
Não sei bem, mas me interessei no carro. Vinicius falou que ficasse com ele, mas, alem de eu ter desistido das corridas, não tinha dinheiro.
Acabei comprando em dez prestações, sem nenhum papel, só na palavra, como hoje em dia.
O Divisão 3 estava totalmente desmontado, porem quase completo.
Apesar da pintura laranja típica da equipe “AUTOZOOM” - Guaraná Menezes e Teleco - a origem mais provável era de uma carro da “RASTRO”, pilotado por Josil Garcia.
A reconstrução começou pela carroceria, com alivio de peso até mesmo na pintura com uso de muita lixadeira.
Os para lamas foram trocados, e um defletor aerodinâmico saindo da porta até o arco da roda traseira foi colocado.
As calhas do teto foram retiradas, e os vigias laterais em acrílico foram rebitados na superfície da carroceria.
Coloquei no contorno do chassi até a frente, sob o radiador de óleo, uma cinta de borracha reforçada que faria uma grande depressão no assoalho.
A carroceria foi preparada na oficina BIANCHI.
O motor foi montado pelo cuidadoso Paulo Gierun a transmissão pelo Guilherme - hoje GUICHACO -.
A montagem completa foi concluída em casa mesmo. Ricardo Bock
Dois amortecedores na traseira.
O painel.
Sto Antonio e banco.
Os Weber 48.
Bomba de combustível elétrica.
Andando na Av. dos Bandeirantes.
Na garagem da casa de D Isabel e seu João.
Acima e abaixo no box em Interlagos, com meu #14 ainda na carreta.
Humberto fuça na roda e acho que a Vera segura o capacete, na porta do box.
O Ricardo e eu estamos em um projeto que logo contarei a vocês, enquanto isso vou mostrando alguns textos seus junto com os carros. Recebi os textos em um Domingo quando fui almoçar em sua casa. Recebido como um verdadeiro príncipe como sempre pelos meus queridos amigos Vera, Rafa e Ricardo, tive a oportunidade de comer um verdadeiro Talhalin preparado por eles, fizeram a massa e o molho, de ficar na lembrança por gerações, foi uma pena o Francisco não ter ido.
Apenas um senãozinho em tudo, meu amigo, conceituado professor de Engenharia Automotiva e fera em tudo que diz respeito a automóveis me entregou seus textos escritos em um caderno!!!!! Que eu apesar de digitar com apenas dois dedos estou transferindo para meus arquivo. Pode?!
A Vera, Ricardo e Rafa um baita abraço e um beijo meu e do Francisco. Rui Amaral
Raridade essas fotos !!!!
ResponderExcluironde veio essas tem mais
show
abraço
Um montão!!
ResponderExcluirAbs
Rui
Car..., como me delicio com esses relatos e essas fotos de época, vocês não imaginam as recordações (ótimas)que elas me trazem...me emocionam pra caramba!!!
ResponderExcluirDeixa eu parar senão...snif, snif.
Rui, Orlando, vocês tem fotos do Passat laranja da D3 do Edson Yoshikuma?
Um abração pro cêis!
Obrigado Arearê.
ResponderExcluirVou procurar p/ vc.
Um abração
Rui
Belo post! Dá mais vontade de reacender o projeto D3.
ResponderExcluirAs fotos, com a sua permissão já estão devidamente guardadas e tratadas junto com outras centenas de imagens dos D3.
Fotos E S P E T A C U L A R E S ! ! !
ResponderExcluirVale a pena apreciar sem moderação...
Abraço
Que Fusca bem feito. Maravilha. E o projeto dos Pinicos Aatômicos, está parado Rui?
ResponderExcluirOs Alicatões todos presentes!!!!
ResponderExcluirDaqui a pouco o Ferraz entra e diz que não é da época dele! Depois o Orlando pede p/ que escreve no blog da Divisão 3 colocando as fotos, e por aí vai!
Obrigado meus amigos Francis, Ararê, Joel, Orlando, Mauricio por tudo.
Um abração.
PS:Vou enviar fotos para todos.Ah! Esqueci, o Ferraz vai dizer que não era na época dele pois ele já estava aposentando!!!!Ahahahah.
Não era da minha época não, nesse ano eu nem sabia onde ficava interlagos e muito menos falava, eu ainda mamava, batia com a testa no peito da minha mãe, por isso que perdi o cabelo.....agora tem uma coisa, foi com esses carros que eu vim aprender a fazer os meus de corrida, temos que começar pelos ant-passados, os de idade avançada...hahahahah..abraços.
ResponderExcluirFerraz quer dizer que o Duran vai aí com o Mogames e vc não fala nada? Podia ter ligado!
ResponderExcluirUm abraço
Rui
Além do texto ser muito bacana, é rico em fotos detalhadas. Hj com a facilidade de cameras e celulares, registra-se de tudo o tempo todo. Quem diria que fotos como essa seriam tão preciosas como estão sendo hj. Basta ver no youtube, vc pode encontrar imagens do que a Lady Gaga almoçou, mas não se acha quase nada de fusca D3. Essas fotos são um pequeno legado, graças a esse blog.
ResponderExcluirFernando Claro
Obrigado Fernando.
ResponderExcluirAbs
Rui
Na 1 foto na curva da ferradura na entrada tem um carro todo atravessado, acho que era um dos carros do Amador Gledson/Amador...
ResponderExcluirboa postagem.
Viva a Dilma
Oi Jr, é o ano de 1979, me parece o Adolfo ou o Fabinho Levorinm, me liga e para de fazer campanha.
ResponderExcluirAbs
Rui
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ResponderExcluirRui, teu blog está um assombro de tão bom. Eu vim lendo a sequencia de post, amarradão. Não sei qual comentar, salvei muitas fotos da sequencia dos campeões mundiais, do Jag, aprendi sobre o Ascari e tu falou tudo: A formula 1 era tão mais bonita...ou a gente que olha pro passado e não vê tanta blza nas coisas de hoje.
ResponderExcluirFalando em coisas de hoje, comentei no que mais prendeu a minha atencao. Nesse post deu para ver mais detalhes da preparacao dos divisao 3,em um modelo muito parecido com o meu.
Caixas de roda traseira cortadas, dois amortecedores, chapas nas portas, capela de 1200, um luxo. Queria saber se era feito algum reforço do cabeçote, onde é fixada a barra dianteira da suspensao.
Grande abraço, parabens!
Obrigado Rafa.
ResponderExcluirNão era feito nenhum reforço, apenas alguns carros usavam outro sistema para regular a altura. Esse usava catraca.
Vou escrever algo a respeito.
Um abraço
Rui
A minha dúvida maior vai no cabecote pq na minha cabeça aquele é o ponto fraco do projeto de assoalho do carro. O meu veio todo rachado, tive que comprar um, mandar para soldarem no gabarito, essa coisa toda. Eu sei que as pistas de corrida castigam menos, mas mesmo assim o esforço ali na regiao do chapeu de napoleao deve ser grande. Apenas dúvidas mesmo, pensava que ganhasse um bom reforço.
ResponderExcluirAbracao, fui dormir que me perdi no horario!
Rui,foi muito bom descobrir o seu blogg,uma viagem ao passado,surpresa maior foi ver a historia do D3 do Ricardo Bock,aquele cara com a chave de roda no box sou eu, 35 anos atras...Nós estudavamos na FEI,nas ferias eu ia trabalhar em oficinas que preparavam motores,o Amador Pedro me deu uma oportunidade,aprendi muito com ele,sobre motores VW ar.Algum tempo depois o Jean Dufaux(nº9 patrocinio Curso Universitario)me convidou para preparar os motores dele,experiencia incrivel,eramos muito jovens, metidos no meio das feras do automobilismo brasileiro! Um Abraço Paulo Gierun www. tagracing.com.br
ResponderExcluirOi Paulo, o Ricardone sempre fala em vc, caso queira me enviar alguma foto ou contar algo daquela época estou a sua disposição.
ResponderExcluirUm abraço
Rui