A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 28 de junho de 2024

Zilmar Beux e sua carretera Simca-Ford

 

As réplicas...

Toca o telefone, é o Miguel; “Ruizão...” estava preocupado alguma coisa que escrevi para ele no Facebook e ele não respondeu, não lembramos o que era, mas em compensação batemos um longo papo, muito bom!

Conversamos sobre seu Avallone, Cascavel e muitas outras coisas, pedi que me enviasse as fotos, pois devo há muito uma matéria com meu amigo e seu incrível pai, o criador do autódromo que hoje leva seu nome .

Chega uma enxurrada de fotos que logo vou postar para vocês com comentários dele. Uma me saltou aos olhos, um carro vermelho entre as réplicas do Maverick-Berta e de seu Avallone.

Ligo novamente e ele conta que é a carretera Simca com motor V8 do Ford F600 e envia as fotos da carretera feita e pilotada por seu pai.

Zilmar e a carretera.

“Simca Chambord recortado com motor Ford 289 de F600 com dois platinados desenvolvido pelo próprio Zilmar e 4 carburadores Solex, devia ter entre 250 e 350 HP” Miguel Beux  


Zilmar na largada, a pista ainda de terra, hoje um grande autódromo que leva seu nome.


A RÉPLICA 



Miguel trabalhando!



Opa! Aqui é Miguel e o Avallone de verdade...
Nas fotos com o motor Ford 302 V8, hoje oestá com um Chevrolet de seis cilindros em linha, como era na época com P. V. De Lamare. Logo mostramos mais e contamos.

Logo Miguel e eu vamos contar muitas a vocês, inclusive sobre seu Avallone.

 

Abração Miguel meu irmão.

 

Rui Amaral Jr     


quinta-feira, 27 de junho de 2024

Luís nas 24 Heures du Mans 1935

 


 Quem tem padrinho não morre pagão!

 

Ontem quando escrevi sobre a participação vitoriosa dele na corrida, nas parcas pesquisas sobre, nas conversas com o Caranguejo – Carlos Henrique Mércio – um detalhe me intrigava, o sobrenome “Goncielvis”.

E, como sei que quem nos segue e prestigia, conhece e sabe tanto quanto nós, iria nos ajudar, deixei uma pergunta no ar.

Da página do Histórias no Facebook veio do amigo Kogw Mello a resposta, em dois links que deixo aqui para vocês.

LINK

Luís, nascido em Londres era filho de pai brasileiro, o empresário Antônio Gonçalves Fontes e da inglesa Marie Fairer, e assim como sua irmã Ruth eram cidadãos britânicos. Ambos aficionados por esportes velozes, como aviação de competição, motonáutica, automobilismo e motociclismo.

A carreira de Luís no automobilismo não se limitou às quatro ou cinco corridas citadas, mas consistente nas várias categorias em que participou, como vocês verão nos links.

 LINK

Agradeço, junto com o Caranguejo, ao Gokw pela valiosa colaboração.


Rui Amaral Jr


 




quarta-feira, 26 de junho de 2024

24 Heures du Mans 1935

 

Lagonda M45 Rapide de  Luis e Johnny.

 Em mais um daqueles papos que duram horas o Caranguejo – Carlos Henrique Mércio – joga no ar com uma voz de provocação: “você sabe do brasileiro que venceu as 24 Horas de Le Mans em 1935?”. Bem, pensei com meus botões; chove muito em Bagé e ele deve estar muito preocupado, como eu, com a situação catastrófica que atinge nosso amado Rio Grande do Sul, terra de meu avô materno, ou... querendo aprontar alguma!

Ontem em um novo papo fomos buscar mais informações, que ele já colhe há tempos, e juntos, ele em Bagé e eu cá, fomos à luta.

Luis Goncelvis Fontés segundo a Wikipedia - https://en.wikipedia.org/wiki/Luis_Font%C3%A9s – era britânico, nascido na Inglaterra de pai brasileiro, à 26 de dezembro de 1912 perdeu a vida em desastre aéreo em 12 de outubro de 1940.

Já segundo o excelente Racing Sports Cars - https://www.racingsportscars.com/driver/Luis-Font%c3%a9s-E.html – ele é espanhol, sem especificar mais nada.

24 Heures du Mans 1935 – Luis e seu parceiro inglês Johnny Hindmarsch levaram seu Lagonda M45 Rapide ao topo do podium, vencendo  aquela que é a mais icônica das corridas de longa duração.

O belo Lagonda.


Também na prova o brasileiro Bernardo Souza Dantas, correndo com o francês Roger Taillac no Bugatti Type 57 de propriedade de Bernardo, a quebra de cambio os tirou da corrida.

O Bugatti de Souza Dantas.



Brasileiro, inglês ou espanhol? Seguiremos pesquisando e certamente com a ajuda de vocês chegaremos a uma conclusão, ou não.


Rui Amaral Jr


PS: Falando em corridas longas e vitórias, aproveito para destacar a excelente atuação de pilotos brasileiros nas diversas categorias em que correm. Parabéns, rapaziada!

No link abaixo vou deixar a ótima entrevista que meus amigos Rodrigo e Zé Carlinhos fizeram com o incrível Águia. Parabéns aos três.

                          https://www.youtube.com/live/QuK-SnjdzN8


sexta-feira, 21 de junho de 2024

CULTURA DO AUTOMÓVEL - Abri 2021 - REPETECO

 


 Há cerca de dez dias recebo do Gabriel o link para esta edição que já mostrei aqui, ele devia estar saudoso. Como sempre o trabalho manual foi meu, deve cansar muito para ele vir aqui e fazer o post, aturo pois gostava muito do Velho e até pode ser que goste dele!

Outra coisinha, o Lorena dourado ficou feiozo pois ele não soube pintar, que fique bem claro.

Conheci o Expedito no longínquo 1971, e da amizade com ele veio o Gabriel, então com 10/12 anos, e nada melhor que homenagear o Velho e ele pelos cinquenta e tantos anos de amizade.



FESTIVAL DE RECORDES

 Os mais novos não podem imaginar, a Marginal Pinheiros estava sendo construída, tentando lembrar, acredito que acabava um pouco depois do Jockey Club.
Muitos iam lá tirar "rachas", na época deste festival eu ainda não tinha CNH, não lembro o carro que tinha e não pude participar, ficou o gosto da lembrança!

Rui Amaral Jr