No
final de 1974, o Expedito já sabia que o Wilsinho Fittipaldi iria montar uma
equipe brasileira para disputar o Mundial de Formula 1 com o seu próprio carro.
Marazzi, foi uns do primeiros entusiastas do projeto. Dizia-me ele, que com um
bom chassis, um motor Cosworth e pneus Goodyear, a equipe poderia ter sucesso.
E ele não estava errado, pois era a época dos kit-cars, só não contava com que
os ingleses, fariam tudo para o Copersucar-Fittipaldi não andar na frente dos
carros deles. E fizeram. Mas esse é assunto para outro texto.
O Expedito, escreveu diversas matérias,
sempre defendendo o projeto, enquanto os "especialistas", só o
detonavam. Porem, o Wilsinho, que adorava as matérias dele, o chamou, e disse
que o Marazzi, era muito importante para divulgar positivamente a equipe, e
que, ele era o único jornalista automobilismo, que tinha habilidades para
testar o FD01. O Expedito ficou muito orgulhoso, e, a bem da verdade, muito
entusiasmado com o convite. Ele foi até a minha casa para conversar com meu pai
sobre o convite, afinal, não era para qualquer um ser convidado para testar um
F1 de um grande projeto brasileiro. Na época do convite, o carro ainda estava na
prancheta de desenhos. Passaram-se meses até o carro ficar pronto e o Wilsinho
ligar para o Marazzi e dar a triste noticia. Infelizmente, a Copersucar vetou o
teste pois achavam que o Expedito poderia destruir o carro, o que na minha
opinião, até faz sentido, mas, quem conheceu o Expedito, sabia que ele jamais
andaria acima do seu limite e responsabilidade. Como premio de "consolação",
o Wilsinho ofereceu o Brabham BT34 para ele testar, triste e contrariado, mas
vendo a possibilidade de pilotar um F1 pela primeira vez, ele aceitou.
Dias depois, o teste da Brabham foi
realizado. Marazzi, foi para a oficina da Copersucar, e estava conversando com
o Wilsinho, quando chegou o Emerson com o Porsche 917, o doido do usava
o carro como carro de rua. Expedito então, perguntou se ele não poderia testar
o 917 também. Wilsinho disse que sim, mas em outro dia.
Naquele dia, eu estava esperando o
Marazzi na casa dele para saber como foi pilotar um F1? Resposta dele:
-Nada
demais, nada assustador. tem acelerador, cambio freio, mas achei que seria
muito mais rápido...
Aqui, vale uma adendo: com certeza o
Brabham não estava com a potencia máxima. Nem sei se este teste foi publicado
na revista Manchete. Mas com o Porsche, a coisa foi diferente.
Algumas semanas depois, foi marcado o
teste com o Porsche, e esse saiu na
revista Manchete. Pouco depois, perguntei como andava o Porsche?
Respostas
dele:
-Eu
nunca vi o retão acabar tão rápido, foi impressionante...
-Vocês
que estão acostumados a entrar na curva do Sol de pé em baixo, é porque nunca
pilotaram um 917. Você chega tão rápido no final da reta oposta, que você tem
que frear, reduzir uma marcha e entrar acelerando...
-Foi
o carro mais rápido que dirigi na minha vida...
Esta no texto da matéria da Manchete,
que ele pediu para o fotografo ir para a curva do laranja, para fazer umas
fotos mais emocionantes, pois ele ia "entortar" o carro... Duas ou
três voltas depois, o fotografo começa a abrir os braços reclamando... Marazzi
para depois do Laranja, desce e diz para o fotografo:
-Não
adianta, o carro é muito bom, toda vez que eu tento jogar a traseira, ele me
responde malcriadamente e coloca a traseira no lugar...
Sempre que tentei conversar com o
Marazzi sobre teste do F1, ele sempre
falava que era um carro comum, mas que o Porsche 917 do Wilsinho era absurdo. E
eu acredito nele.
Lembro-me, do primeiro GP oficial de F1
no Brasil. Fui aos treinos do primeiro dia com meu irmão Marco Souto Maior.
Quando voltamos, o Expedito estava chegando do autódromo também na porta da sua
casa (éramos vizinhos)... Paramos o carro ao seu lado, e descemos para
conversar:
-E
ai Expedito, o que achou?
-Nada
demais, não são o super heróis que eu imaginava. Se me derem um carro daquele,
e um tempo para treinar, ando junto com eles. Não digo na frente, pelo amor de
Deus, mas, ficar próximo deles, eu fico. O único que me impressionou realmente.
foi o tal do Tom Price. Aquele tira leite da pedra do carro...
Engraçado,
eu achei a mesma coisa...
Mario Souto Maior