Brauchitsch vencendo
Dia desses, alguém me perguntou se uma vez que sempre se encontrava
aspectos diferentes em histórias sobre automobilismo, se haveria alguma que
reunisse o esporte a motor e o ocultismo. Uma que lembrei é a de Erik Jan
Hanussen, um hipnotizador, mentalista, ocultista e astrólogo austríaco, que
viveu na Alemanha nos anos vinte do século passado. Homem importante no tempo
das bandeiras da cruz gamada, teria sido Hanussen quem ensinou a Adolf Hitler a
técnica do domínio das multidões, utilizando gestos grandiloquentes e pausas
dramáticas. Era o editor de um jornal ocultista, publicação que só tratava de
assuntos esotéricos e astrologia.
Excêntrico, morava em uma mansão, chamada "o Palácio do Oculto".
Erik Jan Hanussen
Circulando com desenvoltura entre a sociedade alemã e os oficiais nazistas, a
quem emprestava grandes
somas de dinheiro,
era natural que
se aproximasse do
famoso chefe da equipe
Mercedes-Benz, o volumoso Alfred Neubauer. Certa vez estavam reunidos em um bar
chamado "Roxy", Neubauer e os pilotos Hans Stuck von Villiez, Rudolf
Caracciola, Manfred von Brauchitsch, René Dreyfus, Malcolm Campbell e o
príncipe checo Georg Christian
Lobkowicz, um gentleman driver, além de Erik Hanussen. Conversavam sobre a corrida
a ser disputada em Avus no dia seguinte, especulando quem seria o ganhador.
Isso levou Neubauer num dado momento, a desafiar Hanussen, pois era ali entre
eles, aquele que tinha o poder de desvendar o desconhecido e enxergar o futuro.
Que ele previsse então, quem venceria a prova. Após alguns minutos de
concentração, Erik pediu papel e nele escreveu dois nomes, logo em seguida
fechando a previsão em um envelope, sem que ninguém a visse. Pediu então
silêncio e declarou: "Um de nós nesta mesa, vencerá amanhã, mas o outro
morrerá".
Brauchitsch treinando.
a largada...
Rudolf Caracciola
A Bugatti de Lobkowicz chegando ao autódromo.
No dia seguinte, disputou-se a Avusrennen de 1932. Brauchitsch
havia feito bons tempos com seu Mercedes SSKL Streamlinner, mas ficou com a
quinta posição devido ao sorteio;
Caracciola foi o
segundo com o Alfa-Romeo Monza; Dreyfus no Maserati V-5
ficou em sexto e Campbell com o Sunbeam Tiger, o oitavo. Stuck em outro
Mercedes SSKL, apenas o décimo e Lobkowicz no Bugatti T-54, o P-16 e último.
Louis Chiron e Achille Varzi da Bugatti estavam inscritos, mas não apareceram e
Tazio Nuvolari e sua Alfa-Romeo Monza também não. Apesar das ausências
sentidas, a prova em Avus despertava interesse no aficionado alemão, devido a
característica da pista ser a sua alta velocidade. Logo no começo, Dreyfus
liderou por uma
volta, mas atrasou-se;
Campbell abandonou depois
de duas voltas por um vazamento de óleo; o drama
porém ocorreu logo no primeiro giro. O príncipe checo Lobkowicz não treinara o
bastante com sua Bugatti T-54, carro manhoso, que superava facilmente os 240
km/h, graças ao seu motor de 8 cilindros e compressores Roots. Contudo pesava
950 kg e era bruto, pouco estável e de condução difícil. Lobkowicz saiu da
pista, voou uns vinte metros e bateu contra um aterro da estrada de ferro.
Levado ao hospital, ele morreu sem recobrar a consciência. Alheios a tudo isso,
Caracciola assumiu a ponta na sexta passagem mas logo von Brauchitsch juntou-se
a ele e duelaram até o final. A leve Alfa-Romeo Monza ia bem nas curvas, mas o
feioso SSKL disparava nas retas graças
ao seu aerodinamismo. Foi o
dia em que
von Brauchitsch demonstrou que seu azar tinha limites e venceu.
Georg Christian Lobkowicz...
...e o brasão de sua família.
Neubauer
procurou o envelope de Hanussen, que ficara sob a guarda do barman do Roxy e ao
abri-lo achou os nomes de Brauchitsch e do príncipe Lobkowicz . Mais tarde, ele
descobriu que Erik havia procurado o Automóvel Clube da Alemanha, o organizador
da prova, pedindo que o príncipe fosse impedido de correr, mas ninguém o
escutou. Espantado, Alfred Neubauer narrou essa história em sua autobiografia
"Speed Was My Life". Apesar de seus poderes paranormais, Erik Hanussen
não conseguiu evitar seu próprio destino. Ele foi assassinado em março de 1933,
muito possivelmente por sua grande influência junto a Hitler estar provocando a
inveja de integrantes do staff do ditador, ou simplesmente por um segredo que o
ocultista protegia: sua origem judaica.
CARANGUEJO
Histórias fascinantes de tempos obscuros.
ResponderExcluirO automobilismo era o campo de demostração das tecnologias dos países em guerra.