A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quinta-feira, 25 de abril de 2019

12 Horas de Sebring 1970

Escrevi sobre esta corrida em 2013, foi quando a Ferrari 512S bateu os 917, mas mais que isto foi a corrida de um Piloto, ou melhor dizendo dois, pois Mario e Peter fizeram a diferença, sendo que Mario dividiu a 512S com os grandes Ignazio Giunt e Nino Vacarella, e Peter que em parceria com o ator teve que pilotar 11.39h. 
Acima de tudo escrevi este post principalmente para mostrar que grandes pilotos fazem a diferença!
Então meu amigo Ze Carlinhos me chamou atenção para participação de uma dupla mais que curiosa pilotando uma Matra, os grandes Dan Gurney & Fraçois Cevert. Abaixo mostro a foto que o Ze Carlinhos encontrou no Face e a foto do excelente site Racing Sports Cars, sempre uma fonte de pesquisa confiável.   

Valeu Ze.

Abaixo o texto que postei em 2013 com mais algumas fotos.


link

Rui Amaral Jr   

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Mario e Peter
Foto Louis Galanos- Dan Gurney pilota a Matra-Simca MS659 na foto encontrada pelo Zé Carlinhos.
 Foto Dave Kutz - Racing Sports Cars
Notem que Dan bem mais alto que a grande maioria dos pilotos fica com o capacete bem acima do Sto Antonio.

#48 Porschge 908/2 Peter Revson ao lado da Ferrari 312P da NART  #22 de Mike Parkes/Chuck Parson, #23 outra 312P de Tony Adamowicz/Luigi Chinetti Jr, e outro Porsche 908/2 de Hans Laine e Gijs van Lennep.

Era a segunda etapa do Campeonato Mundial de Esportes Protótipos, na primeira os Porsches 917K haviam dominado sendo os primeiros Pedro Rodriguez/Leo Kinnunen/Brian Redman e o segundo de Jo Siffert e Brian Redman que conduziu os dois carros. A Ferrari com sua 512S chegou em terceiro com  Mario Andretti, Arturo Mesário e Jackie Ickx, apesar deste carro ter feito a pole. Na categoria até 3 litros a Ferrari venceu com o quarto lugar na geral de San Posey e Mike Parkes que pilotaram uma 312P coupe da NART - North American Racing Tean.
Chega Sebring e a nata do automobilismo mundial estava presente, na categoria Sport até 5.000 eram várias Ferrari, Porsches, os favoritos, Lola, Ford GT40. Na Protótipos até 3 litros, a briga era maior ainda com as Ferrari 312P, Matra-Simca MS650, Alfa Romeo 33/3, Porsche 908/2.
Eram 83 inscritos, desses treinaram 73 carros e 68 se classificaram para a largada, além dos citados acima eram vários carros das outras categorias, como Abarth, Chevron, Lotus na categoria Protótipos e os inúmeros carros de Turismo como Camaro, Corvette, MG, Porsche, Alfa Romeo, Lancia, Mustang, Javelin, Austin Healey, BMW, Fiat, Volvo...


Na largada Mario Andretti, Ferrari 512S, faz valer a pole e pega a ponta, como se vê no vídeo, seguido de perto por Jo Siffert, Porsche 917K, numa briga feroz entre dois gigantes. Apesar de estarem pilotando os outros carros vários outros gigantes, entre eles Black Jack de Matra, Pedro Rodriguez de Porsche, Piers Courage de Alfa Romeo, Gurney & Cevert de Matra, numa lista incrível de grandes nomes, Jo e Mario lutam ferozmente pela ponta. 
Na primeira parada (aos 3 minutos do vídeo) vê-se o desespero de Mauro Forghieri para levar novamente a Ferrari para pista, quando Mario é substituído por Merzario. A noite cai e a 512S de Mario/Arturo, que vinha brigando pela ponta, apresenta problemas de cambio, abandonando. Logo a seguir Mario assume o lugar de Giunti, na 512S #21 de Vacarella/Ignazio Giunti.
Muitos carros de ponta quebram e para surpresa geral o Porsche 908/2 de Peter Ravson/Steve McQueem, está na ponta e Revson depois de pilotar por mais de 11 horas entrega o carro ao ator, que depois de uma curta permanecia devolve o carro a Revson. À 12 minutos do final o 917K de Siffert/Rodriguez/Kinnunen tem problemas e Mario parte para uma vitória emocionante, disputada desde o inicio da corrida!

 Foto Louis Galanos - Racing Sports Cars - Alfa Romeo Giulia Spider 1.750cc de Paul Spruel/Wilbur Pickett, largou em 68º lugar e não terminou por problemas elétricos. 
 Foto Dave Kutz - AMC/AMX - motor Rambler V8 6.380cc, de Bruce Morehead/Milo Vega largou em 58º não terminou.

 Foto Dave Kutz - Chevrolet Camaro V8 4.997cc de John Tremblay/Bill McDill , largou em 32º e chegou na 18ª posição.
Foto Louis Galanos - Chevrolet Corvette, V8 7.000cc - #1 de Tony DeLorenzo/Dick Lang largou em 25º e chegou em 10º. #2 de Jerry Thompson /John Mahler largou em 23º e chegou em 20º.

Li muito tempo atrás um depoimento de Mario em que ele conta sobre esta corrida e toda emoção que teve durante as 12 horas. A certa altura comenta a corrida de Revson/McQueen e elogiando a grande tocada de Revson se mostra chateado, pois os alto falantes do autódromo falavam apenas do ator, quando a total  responsabilidade pela tocada era de Revson. Conta ainda que quando foi passar pelo 908/2 pilotado pelo ator estava com um pouco de raiva, mas passou tão rápido por ele que nem notou. Vou transcrever parte deste depoimento que achei em inglês: Mario Andretti wasn’t very happy about McQueen getting so much attention, “I remember they kept announcing, ‘Steven McQueen! Steve McQueen! Steve McQueen!” Andretti said in a phone interview, “They never mentioned Revson, and Revson drove the lion’s share of that race because Steve had a broken foot. Revson was doing a phenomenal job, obviously, but he never got mentioned. So that sort of motivated me somewhat.”


"Mario Andretti não ficou muito feliz com o fato de McQueen ter recebido tanta atenção: “Eu lembro que eles continuaram anunciando: 'Steven McQueen! Steve McQueen! Steve McQueen! ”Andretti disse em uma entrevista por telefone:“ Eles nunca mencionaram Revson, e Revson liderou a maior parte da corrida porque Steve tinha um pé quebrado. Revson estava fazendo um trabalho fenomenal, obviamente, mas ele nunca foi mencionado. Então isso meio que me motivou um pouco. ”

NT: Traduzi através do tradutor do Google.


Para Ronaldo, Paulo, Ararê, André e Walter e  Zé Carlinho.

Rui Amaral Jr.



3 comentários:

  1. Eu assisto a um video dessa corrida e curto, torço, como se fosse hoje. Não tem gerador de caracteres, não tem camera 'on board', não tem cronometragem e ainda assim é genial e eletrizante.

    Atores de cinema pilotando eram um grande chamariz mediático. Mas é uma distorção clara... O mundo é das celebridades, porque a gente aceita que seja assim. Tá errado. Só olhar para celebridades fez com que figuras luminosas, como Lameirão Achcar e LP Bueno tivessem menos atenção do que merecem.

    Por isso é bem legal "rever esse filme", aqui no Histórias, lembrando que a fera no volante era Revson.

    Para quem se interessar, pedindo licença ao Rui, tem material sobre esse protagonismo do Revson em Sebring, nesses 'links':

    https://www.telegraph.co.uk/cars/features/steve-mcqueen-vs-paul-newman-better-racer/

    https://selvedgeyard.com/2009/05/12/the-legendary-1970-sebring-12-hour-race-steve-mcqueens-brush-with-victory/

    https://wheels.blogs.nytimes.com/2008/05/29/mcqueens-porsche-but-memories-of-another-driver/

    https://www.motorsportmagazine.com/history/sports-cars/andrettis-memories-sebring

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  2. ...então Walter, ver o desespero de Forghieri, depois....bem vc comentou tudo que eu gostaria de dizer!

    Um abração

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Rui Amaral Jr