A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Castellotti...


Caro Rui,

Segue a foto do quadro. É um quadro de Eucatex pintado com tinta a óleo. A cena foi inspirada numa foto recente da Supersqualo de 1955 num museu, coloquei o Castelotti dentro e “botei pra correr”. Em 1955 ele era piloto da Lancia, mas esta abandonou devido à morte do Alberto Ascari. Seu último GP pela Lancia foi na Bélgica. A partir daí ele foi contratado pela Ferrari ecorreu com a 555 supersqualo para os GPs da Holanda, Inglaterra e Italia.

Na Holanda, 19 de junho de 1955, era o número 6 e foi daí que me inspirei para numerar esse carro. As cores da pista foram uma “liberdade poética” que tomei. Ele foi o quinto nessa corrida.
Na Inglaterra, 16 de julho de 1955, carro número 16, foi o sexto em dupla com Mike Hawthorn
Na Itália, sétima e última corrida do ano válida pelo campeonato, no dia 11 de setembro, ele foi o terceiro. Isso permitiu a ele finalizar o ano como o terceiro no campeonato atrás somente das Mercedes de Fangio e Moss. Bela empreitada!
Pode utilizar na tua matéria.

Grande abraço

Antonio Falchetto


segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Tazio...

"Nuvolari, além de ser sempre meu maior rival, é o melhor corredor de todos os tempos. Não pode ser definido como um mestre mas sim como um artista do volante. Um mestre pode ensinar. A arte não se ensina. 
Achille Varzi"

1946 GP de Marsielles - Tazio e Raymond Sommer, ambos de Maserati 4CL.

Talvez o Caranguejo e eu tenhamos escrito algo em torno de vinte posts sobre Tazio. Soberbo na arte de pilotar vejam como um de seus grandes adversários o definia.
Encontrei esta foto postada por nosso amigo Luiz Carlos Dias. 

Tazio vive cada vez que um grande piloto chega ao seu  ápice... 

link

Rui Amaral Jr 

quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Projeto Passo Fundo


Espalha pedra e retranca apelidos de Orlando Menegaz
1958 1º 500 KM de Porto Alegre - Orlando Menegaz ao lado de sua Carretera com motor Chevrolet Corvette. 

Espalha pedra e retranca apelidos de Orlando Menegaz, nascido no interior de Caxias do Sul e acolhido por Passo Fundo cidade lembrada demais, nas vitórias conseguidas, na região, estado, Brasil e Uruguai, por onde seguidamente, competiu e venceu.

Iniciou a carreira como acompanhante de Alcídio Schroeder, o Leão da Serra, pioneiro do Automobilismo de competição da região, na prova “Copa Festa da Uva” -  em 5/março/1950, quando chegaram em 3° lugar, na carretera Ford V/8 do Alcídio.

Pelo jeito, Orlando gostou, pois adquiriu uma Barata Ford 40, preparou-a, geralmente na fábrica de implementos Agrícolas, da família a MenegazS.A.I.C

Disputou várias provas, seguidamente quebrou. O melhor resultado conseguido foi no 1° Circuito Automobilístico de Lages/SC quando entrou em 2° lugar, outros bons resultados foram 4° lugar na II Prova Antoninho Burwamaque em 21/06/54 e no VI Circuito da Pedra Redonda em 20/06/55. Em 20/11/55 entrou em 6° lugar na V Encosta da Serra .

Em 23/nov/57, em parceria com Aristides Bertol, na  Chevrolet Corvette, deste, ganharam as mil milhas Brasileiras no Interlagos, prova máxima do calendário Brasileiro. Orlando que sempre correra de Ford, sentiui a diferença gritante.

Adquiriu uma Barata Chevrolet 1938 e por notícia do Armando Burwamaque da concessionária Chevrolet de Passo Fundo, comprou motor e caixa Corvette, do colega Argemiro Pretto, da concessionária Chevrolet de Encantado/RS que havia importado 3 motores com caixa, levou meses para encaixar a mecânica e acertar o diferencial que aguentasse o tranco. Resolveu com o de uma Picape Chevrolet – Tração Positiva.

Daqui para a frente o papo seria diferente. Pois repentinamente de coadjuvante O.M. passou a Protagonista.

Vencedor com a mecânica Corvette, na Chevi 38.

Venceu as provas Força Livre:

Circuito Centenário de Passo Fundo em 22/Fev/1958, com o n°24.

Circuito Automobilístico de Melo-Uruguai, em 30/Mar/1958 com o n°24V/Mil Milhas – Interlagos em 25/26/Nov/1961 – com Bertão e o n°9 II 500Km de Porto Alegre – Pedra redonda em 23/Set/1962 – com o n°1, pela vitória das mil milhas Brasileiras em Interlagos, no ano anterior.

Outros Resultados:

Sempre com a Corvette.

Circuito internacional de Automobilísmo-Uruguai em 23/Março de 1958 – 3°L, no I Circuito Cavalhana/Vila Nova em 14/Dezembro/1958 – 3° lugar – com n°4 Orlando foi vice campeão gaúcho de 1958 foi o primeiro volante gaúcho a usar cinto de segurança, foi o único Piloto do interior, a ganhar duas mil milhas Brasileiras em Interlagos.



 Nelson Marques da Rocha

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Nelson e sua filha Graziela são nossos dois especialistas. e bota especialistas nisso, em matérias de Carreteras, ele sobrinho do grande Orlando Menegaz acompanhou de perto a carreira do tio nas pistas e circuitos deste nosso grande mundo do automobilismo, no link à seguir muitas das matérias deles aqui >>>>> " Carreteras "
Agora Nelson está envolvido com todo seu conhecimento no Projeto Passo Fundo, que visa resgatar histórias, contadas por quem as conhece, do automobilismo de uma época de ouro.
Obrigado meus amigos Nelson e Graziela por dividir todo seu conhecimento.

Um abraço

Rui Amaral Jr

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

WALTER ........ SUPER V ........& OUTROS .........Conta Chico

 Foto: ALFREDO MASLOSKI - SUPER V em GOIÂNIA , na entrada do miolo , temos : NELSON PIQUET de POLAR , eu de POLAR , TITE CATAPANI de SUPER NOVA AVALLONE , JULIO CAIO de HEVE , CHATEUBRIAN de ASTRO KAIMAN e MAURÍCIO CHULAN de POLAR ....

........... , Então amigo  RUI , qualquer resposta a WALTER tem que ser dada com cuidado pois ele é um exímio  historiador e deve ter uma vasta cultura ......., como você vê, todo o cuidado é pouco ......!!!!!

              Redigindo uma redação (((( não sei se hoje ainda tem esse item nas escolas )))) sobre a fantástica foto da SUPER V em GOIÂNIA , na entrada do miolo , temos : NELSON PIQUET de POLAR , eu de POLAR , TITE CATAPANI de SUPER NOVA AVALLONE , JULIO CAIO de HEVE , CHATEUBRIAN de ASTRO KAIMAN e MAURÍCIO CHULAN de POLAR ......., e estamos nesse momento  realizando a última bateria das três existentes. Na primeira bateria, CHULAN chegou em primeiro com o NELSON  segundando-o e eu em terceiro a 08 segundos do CHULAN .

             Na segunda bateria, estávamos já com os motores em alta para a largada e quando esta foi dada caiu o maior """" toro """"......!!!!! , todos nós de SLICK, amortecedores regulados para seco e """" fomos que fomos """"......, quando fechei a primeira volta, eu já tinha uma vantagem de 09 segundos para o segundo colocado, então, já estava ponteando a corrida com uma vantagem de 01 segundo e fui abrindo de maneira paulatina e firme ........, sendo que ao que me lembre a bandeirada da chagada foi dada no meio da bateria, pois na grande reta os autos já estavam a demonstrar um """ aquaplaining """", por tanto , ao receber a bandeirada, eu tinha a meu credito , 45 /// 47 segundos de vantagem .........., dai  para a redação da foto , foi só administrar a corrida, da qual a venci ......!!!!!!

              Houve, nessa demonstração, uma parte técnica importante: os chassis POLAR nasciam com um ENTRE EIXOS de 2150 mm e como 'a época usávamos um pneu GOOD YEAR G40, com uma excelente aderência, resolvi diminuir o ENTRE EIXOS para 2090 mm ........, nesta modificação há  um """" mito """ de que o ENTRE EIXOS curto, principalmente na chuva, é uma """ faca """" , o que demonstrei ser isso uma falácia, mas a explico : com um longo entre eixos , os pneus da frente """" abrem um sulco """" para os traseiros somente a uma velocidade bem maior do que em um entre eixos curto ........., e na chuva , muitas vezes é impossível de chegar a essa velocidade , então , quando os outros ainda estavam  """" temperando """"em seus aceleradores , eu já estava usando uma % bem maior  ......., dai fui abrindo regularmente  ......!!!!!

                 Não que eu fosse melhor do que ninguém, mas chamo a isso """" hora de vôo """"" , tão e apenas .......!!!!!!

                  WALTER, comenta também da época que o marketing se chamava """" propaganda """" e do título de """" G P """"......., interessante que grandes firmas colocavam prêmios em dinheiro a quem primeiro atravessa- se o ATLÂNTICO de avião  e depois de bater esse recorde estabelecido , e talvez essa foi uma grande """" mola """" para o desenvolvimento aeronáutico ou de velocidade em terra e depois na água , está no meu julgo a mais perigosa das três ....

Por água tivemos o feito de dois pilotos portugueses, GAGO COUTINHO e SACADURA CABRAL que fizeram a primeira travessia de PORTUGAL  ao BRASIL em um monomotor ........, quem for ao museu da marinha portuguesa em LISBOA o verá  ......, acho que ao chegar aqui ganharam alguns terrenos em que ao que sei um deles fica na rua GROENLADIA com a Av. EUROPA ......!!!!!





                  A conclusão a que se chega, é  que tem que haver competição , não tem outro jeito ....., um dos motivos que em absoluto não concordo com as MONOMARCAS , servem estas somente para se ver qual pintura dos autos 'é a mais bonita ......., muito pouco , convenhamos .


                  Demonstra-se a competição, até nessa bela foto de ALFREDO MASLOSKI da SUPER V em GOIÂNIA, onde estão quatro marcas de autos disputando a frente ......!!!!! Melhor exemplo não tem......


        Abraço amigo, CHICO LAMEIRÃO