A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Monte Fuji, Don Nichols, S. Moss e Charley Moneypenny

Nelson e Niki

Aí temos Don Nichols, S. Moss e Charley Moneypenny além de sócios japoneses.


Talvez cause certa curiosidade que a pista de Fuji, que foi a sede do GP do Japão em algumas oportunidades, se chame oficialmente "Fuji Speedway". A razão do nome yanque tem motivo: quando o projeto teve início, no começo dos anos sessenta, a idéia seria construir um Oval. O homem que deu  o "sinal verde" para o projeto foi o norte-americano Don Nichols, ex-paraquedista do Dia D, ex-agente do OSS, que no momento atuava no Japão, com o comércio de rodas esportivas e trabalhando com consultoria de empresas emergentes japonesas. O "Mistery Man" convocou o engenheiro Charlie Moneypenny, construtor das pistas de Daytona e Talladega e mais o reforço do careca Stirling Moss, que ainda estava se recuperando de seu acidente em Goodwood. Contavam também com o aval do o aval do Sports Car Club do Japão e da indústria Marubeni-Ida. O local ficava na encosta leste do Monte Fuji.

Moneypenny aponta para o que deve ser feito...



Porém, deram com os burros n'água ao verem a inclinação do terreno, além da propensão para chuvas torrenciais na região. Provas de NASCAR? Com chuva? Hah! Ainda assim a obra foi começada, mas quando a grande reta estava concluída, acabou a verba. A Mitsubishi posteriormente assumiu a idéia, mas Fuji acabou tornando-se um circuito convencional. E suas duas curvas inclinadas (30º) acabaram sendo desativadas, pelo perigo que representavam...

Só temos que dizer que tudo isso se passou em 1964...

Moneypenny era unha e carne com Bill France. Aparentemente, ele projetou outros ovais nos Estados Unidos.


Carlos Henrique Mércio - Caranguejo

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Largada em Fuji 1976.


Bem... De um papo de quase duas horas ao celular, coisa comum, chegamos a uma foto em que o Candango e Niki se abraçam, pouco antes da morte dele. Nossa admiração por eles é grande, lembrei da corrida de Fuji quando numa atitude corajosa Niki abandonou a corrida dando a Hunt o mundial.
Daí para chegar este texto dele foi um pulinho!
Não conheci "Mistery Man", apenas vi algumas vezes em Interlagos, dizem que era fera! Tem até aquele caso do monocoque do Shadow que bateu na Argentina e sumiu aqui em Interlagos. Disso nada sei, não sei quem foi ou para que foi usado, só penso que quem cometeu tal ato deve ser muito corajoso! 


"Mistery Man" em seus tempos de caserna. Logo estaria na Inteligência...

Rui Amaral Jr



 

6 comentários:

  1. Bem interessante! A OSS era da pesada.

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  2. As curvas inclinadas de Fuji são nada menos do que fantásticas. A pista é larga, as curvas são velocíssimas e tem alguns videos no youtube, com Nissams em motores de 7 litros andando por ali. Pena que o circuito ficou "chato", plano, sem inclinações.

    O que eu não poderia imaginar é a preseça de Don Nichols na sua construção, essa é boa!

    Don nichols contruiu carros de CanAm simplesmente magistrais, deu um voltante para o Pace, teve uma bela trajetória como construtor.

    Mas não deve ser assim tão gênio-da-lâmpada m matéria de informações, pois teve que ver sua equipe inteira ir embora, levar o projeto do carro e largar com 'shadow' de Patrese, mas com a maca ... arrows....

    Diz o Jackie Oliver, numa entrevista no youtube, que, anos depois, Don Nchols teria feito as pazes com ele. Difícil acreditar...

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  4. Sua postagem irradia brilho! Esclarecedora, bem articulada e verdadeiramente cativante. Obrigado por compartilhar sua valiosa perspectiva conosco.

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Rui Amaral Jr