Luiz observa Anísio, ao lado Chico, e ainda na primeira fila Antonio Carlos Avallone em p´pe ao lado de sua Lola.
A equipe Z foi uma iniciativa ousada de Walter Uchoa, Anísio Campos e Luiz Pereira Bueno, compraram o Porsche 908/2, que pertencia ao piloto espanhol Jorge Bragation. Logo a seguir foi agregado à equipe o Porsche 910 de Lian Durte.
Meu irmão Paulo me contou certa vez que Walter Uchou contou-lhe que na largada da primeira corrida do 908/2, no Torneio União e Disciplina, que já narrei aqui, ao ver o grande Luiz largando no último pelotão e acelerando para tomar a ponta ele quase teve um ataque cardiaco! Eles haviam investido muito naquela iniciativa, e o medo era uma panca já na estréia! Essa eu assisti da mureta dos boxes, maravilhado com a soberba tocada do Luiz.
Como Equipe Z foram algumas corridas, inclusive na Argentina, que mais tarde vou mostrar, agora as Seis Horas de Interlagos, já com o 910 de Lian com o grande Chico como seu parceiro.
Seis Horas de Interlagos 1971
A pole foi da dupla Luiz/Anísio com o 908/2 com Lian/Chico ao seu lado, Avallone com a Lola T70 e alguns Divisão 4, como o belo Furia-BMW de Jaime Silva e o protótipo Alfa construido por Anésio Hernandes e pilotado por Nathanael Touwsend. Outro dia bati um longo papo com o Anesio sobre este carro que tinha tudo para dar certo, mas se não me engano agora fez apenas uma ou duas corridas.
Luiz se prepara para largar na primeira das três baterias.
Lian pulou à frente de Luiz, para logo a seguir ser ultrapassado, em terceiro chegou Jaime Silva com o Furia-BMW.
Anésio conversa com Nathanael antes da largfada.
Feliz 2022!
ResponderExcluirO tema desse post é mais sério do que parece. A história da equipe Z, com Luiz Pereira Bueno, crusa o caminho do Ricardo Achcar, fera que foi companheiro do Luiz Pereira Bueno na equipe do Stirling Moss.
Depois viria a equipe Hollywood e, lendo o Histórias, me dei conta de que LPBueno levou "um pau" do Berta LR-3 do Angel Monguzzi, nos 500 KM de Interlagos e isso deve ter sido decisivo para abrir mão do Porsche 908, a favor do Berta rebatizado Hollywood. É verdade que havia restrições às importações, mas o mago de Alta Gracia fez um carro mágico.
E tudo isso passou pela Equipe Z: vários Porsche, com Lameirão e LPBueno, além de outras feras e também gentleman deverá, que andavam no brasileiro Fúria, ou numa Lola T 70, ou numa Lola T 210, além de Algas P33: fantástico.
Eu não conhecia os dados destas 6 Horas de Interlagos: foram seis horas em baterias?
Valeu, Rui!
Oi Walter, em 73 os importados foram banidos dos campeonatos brasileiros, Luiz teve que abrir mão do 980/2 e correu com o belo Berta-Ford, com o 302 do Maverick. Vou escrever das corridas da Z na Argentina quando Di Palma venceu Luiz duas ou três vezes, aí explico o motivo. Abraço
Excluir