A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

ERROS FEITOS, UM GRANDE APRENDIZADO....Conta Chico

Chico em foto de meu amigo Rogério Da Luz

  ........... , Caro amigo RUI ......, então, depois de um longo e tenebroso inverno porque passamos , estou aqui de volta a lhe mandar uma escrita que há muito tempo prometida estava, mas ainda não cumprida de minha parte .......!!!!!  Mil perdões pelo espaço de tempo, mas por falta deste, somente agora estou à fase-la.


Moco no F.3

                 Pois é, estávamos em 1970, quando COLIN CHAPMAN lançou a sua famosa criação, a LOTUS 72 , sempre mui bem pilotadas por RIND, EMERSON e PETERSON.  Como sempre com uma longa lista de inovações, tais como freios """ in board """" nos quatro cantos, diminuindo sensivelmente o peso não suspenso, as barras de torção no train dianteiro, enfim, mas para nós leigos o que chamava mais atenção era sua forma aerodinâmica em CUNHA, com  dois radiadores laterais e está claro seus SPOILERS dianteiros e AEROFÓLIO traseiro ........!!!!!  Até seu LOTUS F.3 , tinha essa aparência , mas neste ele não foi tão radical pois seu radiador continuou colocado em uma única peça na dianteira ......!!!!!!!


Chico x Clóvis Moraes, segunda perna da curva da Ferradura, Interlagos. 

                 A mais de 12 mil quilômetros de distância, sempre apaixonado pelas inovações aerodinâmicas, mas está claro sem entende-las em sua profundidade necessária, resolvi tentar copiar esse """ shape """......., ainda no fim do meu acerto com a EQUIPE HOLLYOOD, mas depois com mais afinco na EQUIPE MOTORADIO. Achei que o segredo era seu design externo, quando muito provavelmente era a sua parte mecânica em uma porcentagem muito maior do que esta. Cheguei a assistir uma corrida em BRANS HACHT em que JACK BRAHBAM em seu carro com uma aerodinâmica """" convencional """" andar na frente do LOTUS 72 de RIND , portanto .......!!!!!!!

                 Hoje, com outros olhos, vejo o quanto errei ......!!!!!


Lotus 25 x Lotus 72

              Os FÓRMULA FORD BINO tinham um desenho quase igual à também LOTUS  25 de 1963 F1 // 1.5 ........, com um radiador único na dianteira, linhas suaves, limpas sem grande volume externos ......!!!!! Originalmente esses carros eram os famosos MERLYN da FÓRMULA FORD inglesa lançado por volta de 1966, quando do início dessa fantástica categoria mundial, com vários construtores envolvidos nela até aos dias de hoje ......!!!!!


 
Chico x Clóvis no Tarumã.

                    No meu BINO MOTORADIO colocamos dois enormes radiadores laterais, SPOILER na dianteira e também não prestei a devida atenção ao tanque de óleo pois este em uma vista de planta tinha o """" shape """ de uma flecha no término do auto, o que além de arrasto devia abrir um vácuo bem avantajado para os carros que vinham atrás ........., sorte deles .....!!!!!!!




O Formula Junior de Chico em sua oficina.
O Vanwall com Moss #20, #18 Lewis-Evans e #22 com Tony Brooks 


                  Agora, no afan de fazer uma categoria escola (((( será que conseguiremos ......?????))))  tentei me redimir do erro de tempos atrás .......!!!!!  Com certas referências de carros feitos pelo famoso engenheiro aeronáutico inglês Frank COSTIN e com duas curiosas fotos de PINGUINS, me inspirei em um outro modo de desenho em um FÓRMULA JUNIOR 1.0  C.L.R. ....!!!!! Frank CONSTIN  foi que desenhou os VANWALL F1 dos anos 50//60 , autos bem arredondados até um tanto largos mas que tinham uma excelente velocidade linear, ganhando corridas nos famosos circuitos de SPA - FRACOMCHAP ((( sonho de qualquer piloto que se preze como tal de correr lá ))) em MONZA e em REIMS ......!!!!

                   Em conseguindo colocar esse FÓRMULA JUNIOR 1.0 CLR em """" pé """" , verei o quanto estava errado à época ........!!!!!!


       Desculpe o papiro, talvez um pouco longo demais.......!!!!!


      Abraço amigo a você e todos nossos leitores

                                                                                    CHICO LAMEIRÃO

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 O Vauwall Formula Um de Tony Vandervell teve como criadores os jovens engenheiros Frank Costin e Colin Chapman, em suas vinte e nove corridas na F.Um com Stirling Moss, Harry Schell, Stuart Lewis-Evans, Maurice Trintgnant e Tony Brooks obteve nove vitórias e o Mundial de Construtores de 1958.
 O Chico no texto se refere à "peso não suspenso" esta é relação muito importante na engenharia dos carros. Quanto maior for a relação "peso não suspenso x peso suspenso" maior é a possibilidade dos pneus manterem contato com o solo e transferirem à ele as mudanças de rotas.
O "peso não suspenso" é considerado a roda, pneus e outros como freios, sendo o "peso suspenso todo o resto do carro. Daí a necessidade de rodas de liga leve, pneus leves e na época citada dos freios in-board.

Desculpe caro Chico a intromissão em seu texto, considerei as explicações necessárias, mais tarde ao telefone peço a autorização formal! 

Abraços à todos,

Rui Amaral Jr      


      

4 comentários:

  1. Prá que serve o tal automobilismo?

    É prá isso! Experimentação e desenvolvimento tecnológico.

    Todos tinbam carros mais ou menos iguais. Alguns tinham os carros "mais iguais")

    A coragem de pensar e de por as idéias à prova é fascinante.

    Nem sempre esse empreendedorismo andava junto com a capacidade de pilotar.

    Diz a lenda que Ricardo Achcar andava tanto quanto L.P. Bueno ou Pace. E ele fez os incríveis Polar.

    Avallone era bravo, mas não era bom de braço e construiu muitos e muitos carros de corrida.

    Lameirão era campeão e "re-fazia" seus carros com maestria (vide os Polar SuperVê, com inúmeros lay out).

    Mas não acertou sempre e aqui está uma história de uma aposta errada. Naquele ano, eu não me conformava ckmo o gaúcho Clovis Moraes, usando aquela aerodinâmica "velha", superada pela "cunha" de Colin Chapmann, podia andar mais que o Lameirão.

    Hoje, quase 50 anos depois, eu entendi. Aerodinâmica é muito. É bem mais do que Enzo Ferrari podia supor. Mas não é tudo... e na aerodinâmixa, os pequenoa erros podem custar caro, ckm nesse episódio que aprendemos no Histórias.

    Muito obrigado!

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    1. Obrigado à vc Walter. Algumas considerações: O meu amigo Baixinho não era Alicatão,, o dia que o encontrar lá no alto vou contar o que vc disse prepare-se!!!!rssrssrss depois "todo mundo vê as pingas que bebo, mas ninguém vê os tombos que tomo!"...certa vez numa classificação eu queria a pole, mas o respiro do tanque de combustível encharcava o assoalho de meu carro e caía na roda de trás, foi um sufoco...ao parar no box veio um amigo e me diz "vc estava igual ao Gilles, bonito, o tempo todo de lado!!!!!""" fiquei quieto!
      Um abração

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  2. Essa para mim seria novidade: Avallone bom piloto. Uma história para contar.

    Mas por favor, não conta prá ele, porque se nao, quando eu morrer, vou levar um dura dele.lá em cima..

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Rui Amaral Jr