Estourando a champagne ao lado de A.J no podium depois da vitória em Mans.
...depois da bandeirada com A.J no capô!
Pilotando o Mk IV, o ressalto na capota por conta de sua altura!
.......... , então
amigo RUI, me atrevo a escrever umas poucas linhas sobre esse grande piloto
americano tanto em seu tamanho como que
a pilotar era uma real fera. Seu passamento ocorreu na semana passada, mas só
agora é que tive um tempo para estas
palavras e alguns tópicos que depois de tantos anos no metier colhe- se
alguns momentos aqui e ali sobre DAN GURNEY.
Substituindo Bruce na McLaren.
Monza 1959 - Dan com a Ferrari Dino 246 #36, Black Jack ponteia seguido de Phill Hill e Dan...
Monza 1959 - Dan com a Ferrari Dino 246 #36, Black Jack ponteia seguido de Phill Hill e Dan...
Vencendo na F.Um com o Porsche.
Vencendo na F.Um com Brabham
Dan & Jimmy
Correu pela SCUDERIA FERRARI na
FÓRMULA UM ainda na época dos motores dianteiros, sendo que um de seus companheiros
era PHILL HILL outro americano. Na Equipe MASERATI, estreou nos 1000 KILOMETROS
de BUENOS AIRES a famosa MASERATI
BIRDCAGE um auto muito avançado para a época. Foi piloto da EQUIPE
PORSCHE na FÓRMULA UM 1500 sendo seu companheiro JÔ BONNIER. Ainda na FÓRMULA
UM 1500 seus serviços foram requisitados pela BRABHAM. Nessa época a nossa
EQUIPE WILLYS ofereceu uma viagem para seus pilotos verem as 24 HORAS de LE
MANS e uma corrida de FÓRMULA UM em CLEMONT FERRANT na FRANÇA. Para BIRD CLEMENTE
os dois pilotos que o mais impressionaram foram JIM CLARK e DAN GURNEY, pois na
curva em que ele estava posicionado, a de mais alta velocidade à direita eram
os únicos que a faziam FLAT... “pé em
baixo” com seus autos em reações rápidas de overstering .......!!!!!!
A vitória com sua criação!
O Weslake V12
Eagle-Weslake
Dan e Big John Surtees
Anos mais tarde já na FÓRMULA
UM 3 litros DAN GURNEY resolveu fazer seu próprio carro, o EAGLE WESLAKE um
dos autos mais bonitos da categoria e eventualmente até hoje. Como os recursos
eram poucos ele resolveu inovar, fundando a ALL AMERICAN RACING,
conclamando o público americano sempre
deveras patriótico para que cada cidadão depositasse em uma conta bancária dessa fundação UM
DOLLAR resultando com isso que em pouquíssimo tempo arregimentou quase 8 MILHÕES de DOLLARES , conseguindo aí
realizar esse seu sonho que culminou com uma vitória em SPA FRACONCHAMP.
Conseguiu assim fincar a bandeira americana no quintal das equipes européias.......!!!!!!!
Ainda em 1970 o vi correr em
uma McLAREN em BRANS HATCH substituindo BRUCE , que teve um acidente fatal
testando um auto da categoria CAN- AM em
GODWOOD.
Vencendo em Goodwood com Galaxy
Na mítica Birdcage-Maserati Mod61
CanAm Lola-Weslake
Uma ultima curiosidade, é que
era muito amigo do nosso campeoníssimo FRITZ D'OREY, que este quando GURNEY
queria fazer um giro pela Europa emprestava- lhe seu auto particular... uma
FERRARI está claro ......!!!!!!!
Aos 87 anos vai- se um dos
grandes da """"arte de pilotar um auto de
corrida""""" sem sombra de dúvida do nível de MARIO
ANDRETTI .........!!!!!!!!!
Que DEUS o receba em sua nova jornada.......
Abraço a todos nossos leitores.....
CHICO LAMEIRÃO
Belas palavras sobre Gurney Chico!
ResponderExcluirObrigado Fernando.
ExcluirUm texto de Chico Lameirão é para ser lido devagar; o estilo que reflete o pensar (reticências para um silêncio reflexivo, muitas aspas, para enfatizar coisas sérias) faz a gente viajar no tempo e nos pensamentos do campeão Lameirão.
ResponderExcluirEu sempre curti o Gurney construtor, mas se Lameirão diz que o cara era fera, então vou reconsiderar.
Esse tipo de depoimento, registrado aqui no 'Histórias' vale muito: imagina o cara, sendo piloto (no caso, o Bird), contando como via o outro piloto, de pé em baixo, em Clermont Ferrand: é um depoimento de alto valor.
E Lameirão ainda me provoca dizendo que Dan Gurney era "do nível de Mario Andretti": o que isso quer dizer?
É um deleite que o "Histórias" vá 'vazando' esses depoimentos do Lameirão. Como leitor 'pidão', eu ainda perguntaria: que tal era o Weslake 12 cilindros? Por que parou?
Muito obrigado, Rui!
Meu caro amigo Walter, palavras do Bird, Chico e Clark que o considerava seu mais rápido e completo adversário!!!!
ExcluirAcredito que o Weslake V12 parou quando chegou um certo Ford-Cosworth, mais leve, barato, menos beberrão.
Obrigado à vc, um abraço.