A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 14 de dezembro de 2014

Ah se aquele avião não tivesse caído... ‏

E aheee,, Grandalhão? Tudo bem???
Sabe, tem um assunto que é pouco tratado e não sei se no seu blog vc já mencionou ....
Em todo caso lá vai...
Se resolver , gostar ou achar interessante publica pra moçada..Se não fica entre nós mesmo que está tudo bem.

Pace e Marivaldo vencendo em Brasilia.
No museu Chico ao lado do carro do amigo e parceiro em muitas corridas.

E se o avião do Moco junto com o Marivaldo não tivesse caído????

Kyalami

A temporada de 1977 ( que é muito pouco falada e comentada por sinal) seria muito diferente com certeza.
O Lauda poderia ter continuado campeão, mas não ia ter a molezinha que o Andretti , Hunt e cia , deixaram pra ele. 
O Moco com certeza iria vender muuiiitttto caro esse campeonato e quicá não seria o vencedor da temporada , já que depois de ficar pastando todo o ano de 76 em cima do novo projeto da Brabham com o motor Alfa , depois do abandono de Carlos Reutemann no projeto, Gordon Murray passou a respeita-lo e admira-lo como poucos. Sem falar no Tio Bernnie que tinha o Moco como um filho.
O Watson chegou , era rápido  pacas, mas nos treinos da pre temporada tomou um caminhão do Moco. Tb pudera né.. Não tinha como . O homem que fez o carro pô.
Depois do começo pra lá de NERVOSO no GP da Argentina qdo só perdeu a corrida para um fulgurante Scheckter e a estreante Wolf , por causa do calor , Moco e a Brabham estavam com o moral lá em cima.

GP Brasil em Interlagos hoje autódromo José Carlos Pace à frente de Hunt, Lolle...
Já com a frente batida à frente de Reutmann, Mass, Andretti e Regazzoni.
Emerson, Watson e Lauda.
Hunt, Reutmann e Mario na curva da Ferradura.
O passeio no muro da curva Três!


No Brasil depois de uma largada fulminante ( pra muitos ele queimou) , ficou na fatídica curva 3 onde tantos ficaram. E na África que foi a sua despedida o carro deu problema e ele foi um discreto 13º....
Aí veio o intervalo entre um GP e outro , o Moco no Brasil , e ele foi junto com o Marivaldo naquele fatídico voo para acho que comprar um fazenda ou algo do tipo ....E ficamos privados do nosso campeão , no auge da forma. Uma pena.

Agora fazendo um exercício de memória e futurologia ( não sou Nostra Damus , mas dou minhas cacetadas,,,,rsrsrs), e revirando os arquivos aqui da ABPC, vi que SE sempre o SE né, o Moco não morresse, a história tinha sido outra.
A temporada teve um total de 17 GPS.

Kyalami, Pace, Mass, Watson e Mario.
Stuck o substituto.
Hunt.
Gunnar.
Laffite.
Jones.
Jody, Watson, Reutmann, Stuck em Mônaco. 


A Brabham largou na 1ª fila em 10 GPs  com 2 poles do John Watson.A diferença vc vai ver está nos carros da equipe já que Pace largou na 1ª fila na África e Stuck substituto de Pace  largou na 1ª fila nos EUA Leste Watkins Glen.Os 3 pilotos da equipe conseguiram largar na 1ª fila.

A seguir vem a Mclaren que tb largou em 10 GPS na 1ª fila com 6 poles ...Todo o resultado com James Hunt.
A Lotus é a seguinte com 9 vezes na 1ª fila todas com Andretti. E ele foi o piloto que mais vezes fez a pole  7.
Só depois vem a Ferrari com 4 primeiras filas 2 com Reutemann e 2 com Lauda sendo essas duas tb as poles que a Ferrari conseguiu com o austríaco.
Os únicos outros 2 pilotos que se "intrometeram" nesse quesito foram o Jody Scheckter que fez a pole Hockenheim e Laffite que fez o 2º tempo na Espanha.

No outro quesito , volta mais rápida a liderança foi da Lotus com 4 de Andretti. Hunt e Lauda fizeram 3 . Com 2 Watson e Scheckter e com uma Lafitte,Brambilla e Peterson.

Nos GPs ganhos vitória da Lotus  - 5 GPs  4 com Andretti e um com Gunnar Nilson.
A seguir vem a Ferrari com 4 - 3 do Lauda e 1 com Reutemann
Depois a Mclaren com 3 todas com Hunt.
Com 3 tb a Wolf  com Scheckter .
E com 1 vitória cada a Ligier com Jacques Laffite e a Shadow com Alan Jones.

Vc nota aí que a Brabham não ganhou um GP sequer.....Eles estiveram muito próximos de ganhar na Argentina,quando Moco perdeu para o calor e na França quando Watson perdeu na última volta para Andretti.

Gilles x Peterson.
Colin e Mario. 
 Lauda e Mario.
Gunnar no Japão.
Hunt x Mario.



Watson e a bela ultrapassagem sobre Hunt.
Gunnar.

Agora se vc pegar os mapas de corrida vai ver que a Brabham liderou muitos deles. Na Argentina  com Watson e Pace. No Brasil com Pace.Na França com Watson, na Inglaterra com Watson, nos EUA com Stuck.E ainda um porção de vezes entre o 2º e 3º posto.

Largada na Alemanha, Jody foge de Watson, Lauda, Hunt...
Lauda o campeão.

Em cima desses nºs e nºs são frios , a conclusão que se chega é que se aquele fatidico avião não tivesse caído o nosso queridíssimo José Carlos Pace, que sempre andava na frente do Watson , teria no mínimo disputado o título com vitórias e colocações estatégicas. Vc vê por si só que o campeonato foi disputadíssimo e o Lauda foi campeão na regularidade , junto com o Scheckter que tb foi chegador. Hunt e Andretti deixaram escapar entre os dedos a chance de título.

Tite, Pace e Sergio Mattos em Interlagos, hoje autódromo José Carlos Pace.

O Moco com certeza estaria nesse meio ... Uma pena não acha ??????

GRANDALHÃO.....

Abçssss

Ronaldo Nazar. 

Pura coincidência hoje o André mostra a largada do GP da Áustria.

8 comentários:

  1. Rui,

    ao Ronaldo um grande abraço... fez uma ótima análise da temporada de 1977 analisando os dados de cada prova...

    e para nós ficou a tristeza da perda do Moco... mas...

    e mais uma vez eu agradeço a você Rui pela gentileza e citação do meu blog...

    abs...

    ResponderExcluir
  2. A temporada de 1977 é mais conhecida pelo fatídico acidente em Kyalami, no qual o Tom Pryce veio a falecer por causa de uma imprudência de um fiscal de pista, que também morreu, mutilado pelo impacto com o carro do Pryce.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mario aquele foi um triste acidente, pena que até hoje acontecem acidentes semelhantes, veja Jules Bianchi.

      Um abraço

      Excluir
  3. Veja Ronaldão, só agora ao tel ele ficou sabendo que o texto é seu, manda um baita abração! Estou postando por ele!
    "........... , pois 'e amigo RUI , duas pequenas histórias ....!!! 1/ hoje vi na capa do ESTADO de S. PAULO , a vila olímpica (((( com letra minúscula mesmo de propósito )))) onde 'a pouco tempo atrás nos ROUBARAM o nosso melhor AUTODROMO , isto considerado depois de desvirtuarem o nosso INTERLAGOS ....... duas LÁSTIMAS IRREFUTÁVEIS , que pelo andar da CARRUAGEM não teremos nenhum dos dois MAIS....... , e esta claro que após as olimpíadas (((( com minúsculo mesmo )))) vai se ter uma corrida l'a , mas não a que estamos acostumados de ver , mas IMOBILIÁRIA , alguém vai ficar com a conta bem GORDA.....!!!!!!!! , quem será ??????
    2/ Li em seu blog , que alguém com conhecimento ((( sou ruim sobre NOMES)))) descreveu muito bem sobre a possível trajetória do nosso MOCO se o avião não tivesse caído....... , bem isso com certeza ia mudar todo o panorama daquele ano , pois ele me tinha confidenciado que naquela temporada ia """""" morder o volante"""" e eu sei o quanto ele PILOTAVA...... , e realmente tinha convicção que não iria dar outra , mas, mas , ALGUEM o CHAMOU....... , 'e a vida....!!!!!! , até para mim a f'ora de perder um companheiro e grande amigo , houve uma mudança no meu """" itinerário """" pois tinha sua autorização para a captação de patrocínio para montarmos uma equipe de F 2 em que claro esta que ele seria o primeiro piloto eu o segundaria e ao mesmo tempo faria o """ dia a dia """" da equipe....... , imagina só .....!!!!!!!

    Abraco amigo de CHICO LAMEIRÃO"

    ResponderExcluir
  4. Caramba: O Lameirão estava 'grudado' no Brasil. Sorte nossa. Mas uma equipe de F2 bem patrocinada seria opção para fazer melhor do que fizeram Ingo, Alex, Chico Serra.

    ResponderExcluir
  5. Sobre o Moco, fiquei sempre mal impressionado pelo fato de o Lole ter sido mais rápido que Pace, sistematicamente.
    Mas lendo o Histórias, vejo que ele era o cara. Mais um valor importante naquele 'grid' celeste formado pelos 'e-se-ele-não-morresse'.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walter sobre a F2 o Chico ainda vai encontrar a carta e vamos mostrar e certamente vai ser um belo capitulo de seu livro já que ele, aliás assim como eu, preserva com carinho a memoria dos amigos. Quanto à Lole x Pace foram dois botas e Pace além de chegar depois quando os BT44 já vinham sendo pilotados pelo argentino ele ficou quase sozinho desenvolvendo o BT45-Alfa.

      Um abraço

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr