A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Escapamentos...

Jimmy na Lotus 25 Conventry Climax, de cada bancada de cilindros saía um coletor para uma saída de escape.  

Tá certo, prometi escrever sobre os escapamentos 4x1 e cruzados da D3 e até liguei para o Jr e Ricardo que me deram algumas boas dicas, mas depois o papo como sempre descambou para outros assuntos. Com o texto na cabeça abri até  o processador de texto para começar à escrever quando lembrei de outro amigão que conhece muito sobre o assunto e aguardo o telefonema dele para escrever! Enquanto isto, e esperando que os que cobraram entendam, vou mostrar uma série de coletores e escapamentos que procurei em meus arquivos, espero que gostem.

Rui Amaral Jr  

PS: No exato momento em que postei as fotos toca o telefone, do outro lado da linha meu amigo Clelio"Bé"Moacyr Souza, de quem aguardava o telefonema,  e depois de um papo gostoso peço à ele, que foi dono da fabrica de escapamentos Gran Prix, que me oriente sobre os 4x1 e cruzados...então aguardem!

Um abração Bé meu amigo!       




 A Maserati 250F que deu o 5º titulo à Fangio.
 Surtees e a Ferrari 312/66 em Mônaco.
 Ludovico Scarfiotti e a Ferrari 312/66 em Monza.
 Black Jack e a Brabham BT19 Repco-Brabham-Olds em Reims -1966
 Chris Amon e a McLaren-Sereníssima  
 Black Jack e a Brabham BT24  
  Clark olha desolado seu carro em Indianápolis, Chapman e Hill também! 
 Formula Super Ford, Chico Lameirão. 
 Lotus 25
 Chris Amon Ferrari 312/66
 Clark e a Lotus 49
 Big John e a Cooper Maserati
 Dan e o Eagle-Weslake 
Fitti-Vê 
 Ferrari 312 B3 
 Ferrari 500 o carro que deu os títulos mundias de 1952/53 à Alberto "Ciccio" Ascari.
 Costin e Chapman com a sua criação o  Ford Cosworth DFV, Jimmy e Hill observam. 
 Hill e a Lotus 49, notem o belo emaranhado do coletor de escape!
 Hill e a BRM P153 os escapes saem direto do cabeçote!
 O belíssimo motor Weslake V12
 O motor Maserati 3L
  
 O motor Repco-Brabham-Olds
 Richie Ginther na BRM P153
 Jochen Rindt na Brabham BT24 


6 comentários:

  1. Interessante isso.
    Gostei do Weslake V12.

    Abraço.

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    1. Obrigado Adolf, como tudo que fazia Gurney o motor Weslake era muito caprichado, mas pegou pela frente o Ford Cosworth DFV!

      Um abraço

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  2. Rui, como torcedor de arquibancada dos autódromos te digo que o som dos escapamentos é uma das razões de tanta paixão pelo automobilismo, quem só vê corridas pela TV não sabe quantos sentidos são aguçados na pista. Lembro da primeira vez que fui a Interlagos no GP Brasil, o pipoco dos V12 da Ferrari ficaram na lembrança...Abração!!!

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  3. Quando bati os olhos no post, nao entendia a relacao entre o FFord do Lameirao e a Matra do Pescarolo.
    Agora li. E adorei.
    Nunca tinha lido nada sobre escapamentos: grande sacada!
    Obrigado, Rui.

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    1. Obrigado Walter, o assunto não está esgotado ainda vou escrever outro ou outros posts sobre.
      Um abraço

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  4. Rui,

    interessante abordar esse assunto...

    como são variados os formatos dos escapamentos para darem a solução apropriada a cada projeto de motor...

    abs...

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Rui Amaral Jr