Jimmy na Lotus 25 Conventry Climax, de cada bancada de cilindros saía um coletor para uma saída de escape.
Tá certo, prometi escrever sobre os escapamentos 4x1 e cruzados da D3 e até liguei para o Jr e Ricardo que me deram algumas boas dicas, mas depois o papo como sempre descambou para outros assuntos. Com o texto na cabeça abri até o processador de texto para começar à escrever quando lembrei de outro amigão que conhece muito sobre o assunto e aguardo o telefonema dele para escrever! Enquanto isto, e esperando que os que cobraram entendam, vou mostrar uma série de coletores e escapamentos que procurei em meus arquivos, espero que gostem.
Rui Amaral Jr
PS: No exato momento em que postei as fotos toca o telefone, do outro lado da linha meu amigo Clelio"Bé"Moacyr Souza, de quem aguardava o telefonema, e depois de um papo gostoso peço à ele, que foi dono da fabrica de escapamentos Gran Prix, que me oriente sobre os 4x1 e cruzados...então aguardem!
Um abração Bé meu amigo!
A Maserati 250F que deu o 5º titulo à Fangio.
Surtees e a Ferrari 312/66 em Mônaco.
Ludovico Scarfiotti e a Ferrari 312/66 em Monza.
Black Jack e a Brabham BT19 Repco-Brabham-Olds em Reims -1966
Chris Amon e a McLaren-Sereníssima
Black Jack e a Brabham BT24
Clark olha desolado seu carro em Indianápolis, Chapman e Hill também!
Formula Super Ford, Chico Lameirão.
Lotus 25
Chris Amon Ferrari 312/66
Clark e a Lotus 49
Big John e a Cooper Maserati
Dan e o Eagle-Weslake
Fitti-Vê
Ferrari 312 B3
Ferrari 500 o carro que deu os títulos mundias de 1952/53 à Alberto "Ciccio" Ascari.
Costin e Chapman com a sua criação o Ford Cosworth DFV, Jimmy e Hill observam.
Hill e a Lotus 49, notem o belo emaranhado do coletor de escape!
Hill e a BRM P153 os escapes saem direto do cabeçote!
O belíssimo motor Weslake V12
O motor Maserati 3L
O motor Repco-Brabham-Olds
Richie Ginther na BRM P153
Jochen Rindt na Brabham BT24
Interessante isso.
ResponderExcluirGostei do Weslake V12.
Abraço.
Obrigado Adolf, como tudo que fazia Gurney o motor Weslake era muito caprichado, mas pegou pela frente o Ford Cosworth DFV!
ExcluirUm abraço
Rui, como torcedor de arquibancada dos autódromos te digo que o som dos escapamentos é uma das razões de tanta paixão pelo automobilismo, quem só vê corridas pela TV não sabe quantos sentidos são aguçados na pista. Lembro da primeira vez que fui a Interlagos no GP Brasil, o pipoco dos V12 da Ferrari ficaram na lembrança...Abração!!!
ResponderExcluirQuando bati os olhos no post, nao entendia a relacao entre o FFord do Lameirao e a Matra do Pescarolo.
ResponderExcluirAgora li. E adorei.
Nunca tinha lido nada sobre escapamentos: grande sacada!
Obrigado, Rui.
Obrigado Walter, o assunto não está esgotado ainda vou escrever outro ou outros posts sobre.
ExcluirUm abraço
Rui,
ResponderExcluirinteressante abordar esse assunto...
como são variados os formatos dos escapamentos para darem a solução apropriada a cada projeto de motor...
abs...