A FERA! |
1983 o Campeonato Paulista de Divisão 3, que havia começado no ano anterior, e tinha a denominação de TEP -Turismo Especial Paulista- passava por momentos difíceis Em 82 fora bem disputado com mais de 20 carros no grid, e alguns nomes de peso de nosso automobilismo, com Elcio Pelegrini, Ricardo Mogames, Álvaro Guimarães, José Antonio Bruno, Clelio Moacyr Sousa o Bé, Marco de Sordi, Luiz Henrique Pankowski e outros. Corridas disputadas e com bons pegas por posições, o campeonato foi vencido por Ricardo Mogames com o carro que havia disputado Campeonato Brasileiro da Divisão 3 no ano anterior, não lembro minha posição, mas cheguei em terceiro em três corridas, nas outras quebrei.
Pois bem, vocês vão me perguntar por que “Coisas do Duran”?
Acontece que meu amigo, esperto como sempre, ao fazer sua inscrição na FPA junto com o Ricardo, ouviu lamurias sobre a categoria do presidente da entidade. Aqui abro um parênteses para mandar um forte abraço ao meu amigo Rubens Carpinelli, então presidente da FPA, posso não concordar com a sua atuação como dirigente, mas sempre mantendo o respeito e carinho como amigo!
Os grids então eram fracos e muitos carros quebravam eram as reclamações, aí...da imaginação sempre fértil do Duran, veio a bela idéia de nas primeiras seis voltas todos os carros andarem embolados, num regime máximo de 7.000rpm. E apesar de apenas 9 carros estarem na pista é o que se vê no vídeo, lá estavam Amadeo Campos, campeão da D3, Ricardo Mogames, Elcio Pelegrini campeão da F. Vê, José Antonio Bruno, pilotos que sempre disputaram a ponta e os demais amigos, Ferraz, Manzeti, Conde, Sueco... é esse é o grupo que vem embolado, levando os espectadores ao delírio! Mesmo assim, andando com as rotações reduzidas, tem um carro que não consegue chegar no grupo!
Duran não correu, e assistia à corrida no barracão de cronometragem junto aos dirigentes, que até a segunda ou terceira volta estavam entusiasmados, massss aí um deles de cronômetro à mão, notou que os tempos estavam muito abaixo dos habituais!
Neste momento ouvir o Duran contando e rindo é hilário! Ele notando que ia sobrar para ele sai de mansinho e vai para os boxes, quando na quinta ou sexta volta cai um baita toró e a corrida é interrompida pela bandeira vermelha, pois todos estavam com pneus slick.
Como todos nós sabemos em caso de Bandeira Vermelha, segundo a regra da FIA, a corrida é interrompida e valem as posições da volta anterior.O certo é que depois do toró o Duran foi embora, assim como Ricardo Mogames e outros pilotos e se a corrida reiniciou ou não ele não sabe.
Depois dessa corrida a TEP se juntou à Hot Cars apenas para fazer numero nos grids, pois nomes como o Mogames, Pelegrini e outros não viam com bons olhos correrem contra Passats com 50/60hps a mais apenas para fazer numero.
Mesmo assim em uma corrida em Interlagos na chuva, Tide Dalécio, pilotando o carro que Laercio dos Santos correra o ano anterior e que fora do Amadeo Campos, venceu os Passats numa clara demonstração que os valentes Fusquinhas, no aguaceiro ainda eram bravos competidores!
Jamais vou esquecer a perplexidade do amigo Fabiano Guimarães, a voz que se ouve no vídeo, quando soube do ocorrido, todo gravado por seu pai Luiz Guimarães!
Ao Fabiano e seu pai Luiz Guimarães
Rui Amaral Jr
1982
OS GRIDS
Manzeti, Mogames, Bruno, Ferraz, Dalécio e Duran... e abaixo o vídeo
A voz ao fundo é do Fabiano.
Bruno
Marco de Sordi, Alvaro Guimarães, Tide Dalécio, Duran, Amadeu Rodrigues, Clelio Moacyr Sousa e eu
Ferraz e Manzeti
Alvaro, eu, Mogames, Laercio dos Santos, Pelegrini e Ferraz
Pankowski, Tide e Durazzo
Eu e Sueco-Carlos Aparecido Gonçalves, na tomada da curva Um.
Eu e Elcio no S
Rui, isso é HISTÓRIA com "H" amigo. Preciosa matéria, que nos leva diretamente, pelo túnel do tempo. Parabéns a você e a todos os que lá estavam.
ResponderExcluirValeu Rui ficou muito legal,é parte das nossas histórias...abraços.
ResponderExcluirUm pouco da história que fizemos com os amigos Ferraz.
ResponderExcluirUm abração João e Ferraz.
Belo post, Rui.
ResponderExcluirO "comentarista" Fabiano fazia, também o mapa da corrida. O pessoal que estava à nossa volta sempre o consultava para saber "quem era quem"...
Obrigado pelos créditos.
Abração,
Guima
Grande Rui com mais uma grande história, muito legal esses "causos" do nosso automobilismo!!!
ResponderExcluirDepois de 30 anos me sinto um trouxa em ter acreditado nesta corrida, kkkkk.
ResponderExcluirImagina o esforço do Mogames e do Élcio para não abrirem vantagem dos demais.
Abraço,
Fabiano.
Caro Rui, independente de qualquer coisa sou apaixonado por automobilismo , e sou seguidor do seu blog, a Historia daquela corrida na chuva , não foi encerrada antes , teve as 9 voltas completas e teve umm final.
ResponderExcluirabs
Orlando, vc pode ser apaixonado por automobilismo, mas pouco entende e fica muito longe de falar verdades ou encarar a história com seriedade. Vide algumas afirmações suas em meu próprio blog. Como pode uma corrida em que na quinta ou sexta volta ser continuada se àquela altura apenas 6 carros estavam na pista e como soubemos no minimo dois não continuaram? Falsear a verdade aqui nunca mais!
ResponderExcluirPode até ter continuado, mas como a continuação da brincadeira, nunca como algo sério, já que não havia numero minimo de carros!