Outro dia escrevi um texto sobre a situação de nosso automobilismo, não me referia às categorias que hoje são tão bem geridas por seus organizadores como a Porsche Cup, Formula Truck, GT3, Stock Car junto com a Copa Montana e parece que agora o Brasileiro de Turismo. Todas super bem organizadas e geridas pelos responsáveis, trazendo aos participantes grande retorno de mídia e possibilitando a eles a busca do combustível financeiro para suas atividades.
Lembro bem quando comecei, a situação era bem diferente, a Federação e os Clubes cobravam sim as inscrições, mas divulgavam os eventos, trazendo algum publico ao autódromo e o retorno publicitário que tanto precisávamos.
Hoje as Federações e a CBA dispõe de assessores de imprensa mas a eles só interessa divulgar o que já é bem divulgado e tratam os pilotos que se aventuram a competir os torneios regionais como meros coadjuvantes, nem sabendo que é daquelas categorias que saem pilotos que poderão um dia se destacar em qualquer categoria do mundo.
Os clubes então nem se fala, como escrevi antes são meros vendedores de carteirinhas e inscrições, sendo os detentores de todas datas do calendário automobilístico fazem delas o que bem entendem. Não divulgam as corridas nem antes e nem depois e esse é um dos motivos de autódromos vazios e pilotos que sem divulgação não tem como conseguir patrocínio.
Ilustro este texto com alguma reportagens de minha primeira corrida, organizada por Expedito Marazzi e apesar de ser de Estreantes e Novatos foi noticia nos grandes jornais de São Paulo, como era bem comum na época.
Falta e esses senhores humildade e o reconhecimento que a grana que entra em seus bolsos vem também dessa gente abnegada que gosta simplesmente de correr de automóveis, como aconteceu com Emerson, Nelson e tantos outros grandes pilotos.
Fotos e matéria da revista Auto Esporte, Abril de 1971.
Matérias de dois jornais de grande circulação, fora Estado de São Paulo e Jornal da Tarde que também cobriram.
Que beleza hein!Muitos carros e muita festa.Bons tempos de Interlagos!
ResponderExcluirCheguei andar em um fusca da estreantes e novatos (na rua.
Belo Post Rui,parabéns.
Você não tem mais fotos do Dodge?
abs
Oi Joel, tinha umas bem bonitas mas acho que perdi.
ResponderExcluirUm abraço
Rui
Concordo em 99%, Rui. Só discordo da parte em que você inclui a Stock Car como "super bem organizadas e geridas pelos responsáveis, trazendo aos participantes grande retorno de mídia e possibilitando a eles a busca do combustível financeiro para suas atividades".
ResponderExcluirA Stock está ladeira abaixo e os pilotos e equipes assinando voluptuosos cheques para manter as coisas em um nível razoável.
O Carlos Col tem um mérito imenso, mas ao mesmo tempo está contribuindo e muito para levar a categoria pro fundo do poço...
Abraço e bom final de semana!
Boa noite Ruy,
ResponderExcluirPô que maldade. Voltei 43 anos no tempo. Vi que não era só eu que corria com o carro da mamãe, o Berg também.
O negócio na época era este mesmo; pegar o carro do papai ou daa mamãe, tirar os parachoques, por fita isolante em "X" nos farois para não quebrarem, alguns xaropes até invertiam o cubo das rodas traseiras para ficar com uma bitola maior e pau na máquina.
Estive esta semana mesmo com o Jacob, mas evito de falar nos velhos tempos para os olhos não se encherem de lágrimas.
Valeu, belo "post".
Abs,
Fernando
Grande Rui,o Francis tem razão no que diz respeito a stock,mas eu acho que o que aconteceu,foi que quiseram fazer carros que fogem da realidade da maioria das equipes brasileiras então a coisa não fluiu.Mas vc tem razão qdo diz que somos tratados como meros coadjuvantes,o cenário realmente é desolador!!!Abraços...
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