sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

CORRENDO



Outro dia escrevi um texto sobre a situação de nosso automobilismo, não me referia às categorias que hoje são tão bem geridas por seus organizadores como a Porsche Cup, Formula Truck, GT3, Stock Car junto com a Copa Montana e parece que agora o Brasileiro de Turismo. Todas super bem organizadas e geridas pelos responsáveis, trazendo aos participantes grande retorno de mídia e possibilitando a eles a busca do combustível financeiro para suas atividades.
Lembro bem quando comecei, a situação era bem diferente, a Federação e os Clubes cobravam sim as inscrições, mas divulgavam os eventos, trazendo algum publico ao autódromo e o retorno publicitário que tanto precisávamos.
Hoje as Federações e a CBA dispõe de assessores de imprensa mas a eles só interessa divulgar o que já é bem divulgado e tratam os pilotos que se aventuram a competir os torneios regionais como meros coadjuvantes, nem sabendo que é daquelas categorias que saem pilotos que poderão um dia se destacar em qualquer categoria do mundo.
Os clubes então nem se fala, como escrevi antes são meros vendedores de carteirinhas e inscrições, sendo os detentores de todas datas do calendário automobilístico fazem delas o que bem entendem. Não divulgam as corridas nem antes e nem depois e esse é um dos motivos de autódromos vazios e pilotos que sem divulgação não tem como conseguir patrocínio.
Ilustro este texto com alguma reportagens de minha primeira corrida, organizada por  Expedito Marazzi e apesar de ser de Estreantes e Novatos foi noticia nos grandes jornais de São Paulo, como era bem comum na época. 
Falta e esses senhores humildade e o reconhecimento  que a grana que entra em seus bolsos vem também dessa gente abnegada que gosta simplesmente de correr de automóveis, como aconteceu com Emerson, Nelson e tantos outros grandes pilotos.   


Fotos e matéria da revista Auto Esporte, Abril de 1971.


Matérias de dois jornais de grande circulação, fora Estado de São Paulo e Jornal da Tarde que também cobriram.   



5 comentários:

  1. Que beleza hein!Muitos carros e muita festa.Bons tempos de Interlagos!
    Cheguei andar em um fusca da estreantes e novatos (na rua.
    Belo Post Rui,parabéns.
    Você não tem mais fotos do Dodge?

    abs

    ResponderExcluir
  2. Oi Joel, tinha umas bem bonitas mas acho que perdi.

    Um abraço

    Rui

    ResponderExcluir
  3. Concordo em 99%, Rui. Só discordo da parte em que você inclui a Stock Car como "super bem organizadas e geridas pelos responsáveis, trazendo aos participantes grande retorno de mídia e possibilitando a eles a busca do combustível financeiro para suas atividades".
    A Stock está ladeira abaixo e os pilotos e equipes assinando voluptuosos cheques para manter as coisas em um nível razoável.
    O Carlos Col tem um mérito imenso, mas ao mesmo tempo está contribuindo e muito para levar a categoria pro fundo do poço...
    Abraço e bom final de semana!

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Ruy,

    Pô que maldade. Voltei 43 anos no tempo. Vi que não era só eu que corria com o carro da mamãe, o Berg também.
    O negócio na época era este mesmo; pegar o carro do papai ou daa mamãe, tirar os parachoques, por fita isolante em "X" nos farois para não quebrarem, alguns xaropes até invertiam o cubo das rodas traseiras para ficar com uma bitola maior e pau na máquina.
    Estive esta semana mesmo com o Jacob, mas evito de falar nos velhos tempos para os olhos não se encherem de lágrimas.
    Valeu, belo "post".

    Abs,

    Fernando

    ResponderExcluir
  5. Fabiani C Gargioni #2611 de fevereiro de 2011 às 21:41

    Grande Rui,o Francis tem razão no que diz respeito a stock,mas eu acho que o que aconteceu,foi que quiseram fazer carros que fogem da realidade da maioria das equipes brasileiras então a coisa não fluiu.Mas vc tem razão qdo diz que somos tratados como meros coadjuvantes,o cenário realmente é desolador!!!Abraços...

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr