Tomada da "Um" cravado! O #8 um grande chassi acertado pelo Carlão, o motor um canhão feito pelo Chapa empurrando. Me segue o #144 de meu amigo Sueco - Carlos Aparecido Gonsalves . Para algum amigo que comentou sobre meu espelho direito, só usava pelo regulamento e corria com ele fechado.
Interlagos , anel externo velocidade pura , pé embaixo 95% do tempo , me lembra a primeira volta que dei no autódromo , a bordo do PORSCHE 550 SPIDER de meu irmão Paulo . Lembra ainda o grande Luiz Pereira Bueno dando um baita trabalho a Reinold Joest nos 500KM de 1972 , apesar de correr com um carro mais fraco . Lembra Celso Lara Barberis e suas três vitórias , uma em 1961 ano em que meu irmão e Luciano Mioso venceram na categoria até 2 litros . Também o grande Ciro Cayres vencedor em 1964 com o não menos grande José "Toco" Martins . Pois bem em 1982 ano em que corri na TEP( D 3 ) estava programada e corremos uma prova pelo anel externo de 3.208 m foram 25 voltas neste circuito fabuloso , parte da não menos fabulosa pista de 8.000m do Autódromo de Interlagos , pista que por vontade dos dirigentes da F.1 foi totalmente descaracterizada e que agora alguns grandes pilotos do passado , Bird , Chico Lameirão , Bob Sharp e outros tentam refazer . O anel externo é de altíssima velocidade , composto pelas curvas "Um " , "Dois" , "Três" uma reta torta em subida que vai até uma curva que antecede os antigos boxes , o "Café" .
Começamos a preparação do carro trocando a relação de marchas da 1ª e 2ª , já que não precisaríamos usa-las , optamos por uma "Caixa um" bem mais curta , com a 3ª marcha 0. 78 e 4ª 0.96 e diferencial 8/31 que eu já usava . Com este cambio eu poderia pular na largada junto com meus adversários , esquecendo o trauma de largar com aquela " Caixa 3 " que tanto me atrasava nas largadas . No meu caso usaria a 3ª marcha para fazer a curva "Três" e o resto do circuito seria todo em 4ª marcha . No primeiro treino na 5ª feira dois sustos , o primeiro ao chegar a curva "Três" haviam pintado o muro que circunda esta curva de branco , e como na temporada inteira ele estava sujo ao chegar e passar pela curva percebi como passávamos perto dele , ainda mais fazendo a saída da curva com o traçado que usaríamos para o "Anel externo" , o segundo na primeira volta que vim forte foi ver o contagiros chegar à tomada da curva "Um" a 7.200rpm bem mais rápido que chegava quando fazia o circuito completo . Passados os sustos era uma maravilha , pé embaixo o tempo todo , fazia a "Um " cravado e só ia tirar o pé e frear na "Três" uma freada fortíssima , contornada a curva engatava 4ª uns 200m depois e dai para frente pé embaixo de novo , a tomada e contorno da curva "Um " eram rapidíssimos , não sei precisar a velocidade que chegava mais fazer cravado dava um certo friozinho na barriga . Carro bem feito , chassi com um trabalho ótimo do Carlão e motor do sempre competente Chapa ia largar na primeira fila , não lembro a posição , mais pensava , "vou dar um susto neles , vou largar junto e se der ganho esta corrida " Os mais rápidos eram o Mogames com o carro em que havia sido vice campeão da D.3 em 1981 e que estava ganhando todas as corridas , o Laercio com o carro que havia sido campeão da D. 3 no ano anterior nas mãos do Amadeu Campos , Elcio Pelegrini multicampeão da F. Vê , José Antonio Bruno , Amadeu Rodrigues , Marcos de Sordi , Bé , Alvaro Guimarães , José Ferraz alem do Duran , Orlando , Artur da Cruz , Aristides , Sueco , e o amigão João Lindau . No domingo , antes da largada era só nela que me concentrava , pulando bem ia brigar lá na frente . Placa de um minuto , primeira engatada "é hoje" , placa de trinta segundos , motor a 7.000 rpm , farol vermelho , farol verde , o pulo foi perfeito , larguei na frente , a hora que fui engatar segunda ela não entrou , não sei se foi erro meu ou o cambio que nunca tínhamos usado e para não mostrar aos outros que tínhamos uma primeira mais curta eu não havia testado a arrancada suficientemente só sei que cai umas dez posições , não tanto quanto quando largávamos com a "Caixa três" pois estava no embalo , mais outra vez eu tinha de fazer uma corrida de recuperação . Passei a primeira volta já em quinto e na segunda já vinha em quarto perseguindo o Elcio , três ou quatro voltas depois estava embutido nele , só que ele era uma pedreira , estava difícil achar um espaço para ultrapassa-lo , vínhamos os dois de pé no fundo , na curva "Um" via sua luz de freio acender , só que seu carro não perdia velocidade ( depois ele me contou que dava um toque no freio com o pé esquerdo para abaixar a frente do carro ) , na curva "Três" a freada era no gargalo e alem disto nossos motores empurravam igual . Lá na frente o Mogames reinava absoluto , com o Laercio logo atrás mais sem condições de pressiona-lo , nesta altura virávamos cada volta no tempo de 1.04s o que era bem rápido . Lá pela sétima ou oitava volta eu embutido no Elcio chegamos à curva "Um" , cravados a tomamos e a hora que vi seu carro estava de frente com o meu e eu olhando em seus olhos , exageros à parte foi um baita susto , estávamos andando no limite e muito rápido , só lembro de ter tirado o pé e saído pelo lado , graças a DEUS sem toca-lo . Ai estava em terceiro , só que o Mogames e o Laercio tinham ido embora , na próxima volta quando vi eu estava saindo da "Dois" e eles quase na freada da "Três" , tentei andar o mais rápido possível e cheguei a descontar um pouco , mais lá pela décima quinta/sexta volta meus pneus começaram a dar sinais de fadiga e o contagiros já não chegava ao final de "Retão" aos 7500rpm do começo . Assim terminamos , Mogames ,Laercio e eu em terceiro .
Ao final da corrida quando os bandeirinhas vem nos saudar, uma coisa linda de arrepiar. Sai um "maluco" de um bandeirinha da "Um" acena para os dois primeiros e quando passo ele e os outros começam a acenar freneticamente as bandeiras para mim e ele ito me aponta e aplaude. Ainda bem que vinha lento pois as lágrimas teimaram em escorrer e foi assim até o box. Depois ele veio me cumprimentar, não lembro seu nome.
Ah!!! aquela errada de marcha , não digo que teria vencido , mais teria dado trabalho , lá de cima o Lindau deve estar dizendo " Alicatãooooooooooo "
Isso é apenas um pouco do que vivemos nas pistas.
Rui amaral Jr
Eu, Ricardo Mogames e Laércio dos Santos,
NT: A corrida vencida pela dupla Ciro/Tôco foi no circuito completo.
Virando à 1m04s pelos 3.208m do Anel Externo de Interlagos a média é de 180 km/h.
Agradeço as fotos a minha sobrinha Gabi.
Obrigado Mauricio Moraes! Um dia conto para todos por que!
Obrigado Mauricio Moraes! Um dia conto para todos por que!
Fotos Sydnei.
Rui, história maravilhosa, fiquei emocionado. Quanta adrenalina!
ResponderExcluirObrigado novamente Mauricio.
ResponderExcluirUm abraço
Rui
Foi uma corrida emocionante,fui obrigado a voltar no tempo pra lembrar que eu estava lá.
ResponderExcluirMuito bom Rui!
abs
Meu amigo Joel, estava vendo seu comentário no Mauricio, obrigado.
ResponderExcluirVc estava lá?
Um abração
Rui
Rui:
ResponderExcluirNa primeira foto, quem vem atrás não é o Ferraz? Momento histórico, acho que essa prova pode ter sido preliminar da F2 BR, que correu pelo anel externo pelo menos duas vezes em 1982.
O grande Tohmé postou belas fotos da largada dessa corrida de F2.
Gostei muito da foto em que tu e o Amadeu Rodrigues estão "discutindo" a posição.
Caranguejo
Vc apareceu Caranguejo!!!!
ResponderExcluirRealmente não é o Ferraz, ele sabe o nome do piloto, quando lembrar me\diz.
Aquela foto é do treino, "discuti" a posição com ele na "Três".
Um abraço
Rui
Grande Rui, que relato emocionante,será que não sai uma réplica do #8 pra realmente começar de vez o RETORNO da DIV-3?Seria muito legal rever os pinicos novamente em ação!!!
ResponderExcluirÈ Rui vc com esse cambio curto, se eu estivesse correndo nesse dia, dava um nabo em vc, o teu cambio no anel externo com 0,96 e 8,31...a 7600 RP estáva a 209Km, já o meu tinha 1,04 e com 9,31 estaria a 223Km, já que meu motor virava 7800.....mas vc era um caa de sorte....hahahh, o cara do carro amarelo que está atraz de vc, não me lembro mesmo do nome do cara..abraços.
ResponderExcluirÉ nessas horas que eu tenho certeza absoluta que temos alma: ela fica arrepiada com essas histórias!
ResponderExcluirParabéns ALICATÃO MOR!!!
As fotos são de babar...
Abraço
Obrigado Fabiani, Francis e Ferraz.
ResponderExcluirFerraz, na classificação meu carro que largou bem adiante do seu, chegava a absurdos 217/18 km/h na freada da 3 e quando faziamos o circuito completo chegava no mesmo ponto a 205/209, o Jr fala nesta mesma velocidade em seu carro. Alguns carros são mais velozes e outros mais rápidos, foi uma pena neste 1982 vc não ter chegado perto para podermos comparar.
Abraços
Rui
Estou me deliciando com as fotos e "viajando' nos empolgantes relatos de vocês.
ResponderExcluirViva a Divisão 3!
Continuem...
Um abraço pessoal e se preparem porque 2011 vai ser 10!!!
Feliz 2011 a todos!
Ah!
ResponderExcluirGostei do novo visual (ou layout) do blog pra 2011, legal.
Rui, o carro amarelo era do Sueco, ele fez duas ou três provas com essa cor. Ampliando a foto conseguimos ver no pára-brisas o adesivo característico da "marca" Sueco e o Metalpó no capô.
ResponderExcluirAbraço,
Fabiano.
Ô Fabiano, o que seria de mim sem seu profundo conhecimento! Obrigado vou colocar o nome dele.
ResponderExcluirUm abraço
Rui
rsrsrs, sem comentarios
ResponderExcluirQue pena Duran, gostaria que vc comentasse!
ResponderExcluirJá que foi um expectador privilegiado, pois a cada três ou quatro voltas passávamos por vc!!!Rsrsrs
Um abraço
Rui
kkkkkkkkkkk, impossivel isso, eu quebrei na 3 volta, baixei demais a trazeira do carro, e não lubrificou ponta de eixo, rsrsrs fiz nessa corrida uma lança de uma das pontas de eixo, kkkkk o engraçado é que o sintoma no carro é de pneu furado, kkkkkkkkkk parei no box e mandei trocar pneu e os caras me perguntavam qual??? e eu dizia o que está furado. kkkkkkkkkkk, não tinha pneu furado eu já não tinha ponta de eixo na caixa satelite. abraços (ps) quase aquela foto do cambio do portuga. kkkkkkkkk
ResponderExcluirEssa prova pelo anel externo para min foi algo especial,fiquei a prova toda disputando com o LINDAU que tambem estava com o carro amarelo foi lindo, um abraço a todos voçes e um um otimo 2011 a todos os MÉSTRES da grande D3.
ResponderExcluirA vc também meu amigo Sueco!
ResponderExcluirUm abraço
Rui
Rui,
ResponderExcluirEsta foto traduz muitas coisas.
Valeu a pena, vero?
Você faz a diferença quando os resultados significam algo à mais na vida.
Forte abraço meu amigo,
Elisa