A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 15 de novembro de 2009

MIL MILHAS BRASILEIRAS 1984- II por Fabiano Guimarães

"A expectativa para estas Mil Milhas era enorme. Desde que a prova voltou a ser disputada em 1982 eu e meu pai seguíamos sempre o mesmo ritual: Assistíamos a largada, ficávamos até umas duas da manhã voltávamos para casa e retornávamos ao autódromo por volta das 10:00 hs para assistir ao final da prova e fotografar os "sobreviventes". Em 84, na época com 14 anos respirava o mês todo apenas Mil Milhas, aguardando ansioso para assistir aquele que era o maior espectáculo do automobilismo brasileiro.
Camilinho/Bel/Bertini

Ferraz/Miglioli

Dalecio/Santos
Naquela época havia grande interação entre o público e os veículos que corriam, pois eram carros como os que utilizávamos na rua, Passats contra Escort, Fusca ultrapassando Voyage na reta, muitos não acreditavam como isso poderia acontecer, Opalas rugindo na reta e muitos pegas interessantes, bem diferente de hoje, com protótipos contra Porsches, Lister, Viper, ou seja carros que dificilmente teremos em nossas garagens.
Com 66 carros alinhados e muita chuva a adrenalina para a largada era enorme, um espectáculo magnífico para os olhos e ouvidos, na primeira fila o pole acho que era o Opala do trio Ingo/Affonso/"Pequepê", não me lembro e tenho certeza que algum blogueiro irá ajudar, na 2ª posição o Opala do trio Yoshikuma / Aliperti / Beto Nogueira. Não sei por qual motivo o Yoshikuma, proprietário do veículo optou em deixar o Beto largar. Pelo que me lembro sua experiência resumia-se em algumas provas de Turismo Opala e Marcas com um Escort, ou seja, muito pouco para tocar um Stock naquelas condições. Ao acender a luz verde, todos saíram exceto o Opalão do Beto. Chegou a dar um "pulinho" mas apagou ali mesmo. Claro que os primeiros que vinham atrás desviaram mas outros 8 veículos não tiveram a mesma sorte: o primeiro a atingir foi o Fiat da equipe Galileo, provavelmente passando de 3ª para 4ª marcha, pé embaixo, pilotado pelo Marcelo Toldi, que inclusive sofreu um princípio de incêndio, muito bem lembrado pelo blogueiro Romeu em seu comentário. O Marcelo foi removido pelo pára-brisa e levado ao hospital. Lembro ainda do Voyage do Josué, o Fiat do Nelson Silva e o Chevette do Marechal envolvidos no acidente. O barulho da pancada nas arquibancadas foi apavorante e os anjos da guarda dos pilotos envolvidos estavam mesmo de plantão, pois as consequencias poderiam ser piores. Dos 8 carros envolvidos, 2 tiveram condições de relargar inclusive o Chevette do trio Marechal / Magra / Dal Pont chegando até o final da prova.

A segunda largada foi normal e no final o trio Zeca Giaffone / Reinaldo Campello / Maurizio Sala com Opala sagrou-se campeão, com Leonel / Alencar em 2º e Camilo / Bel / Bertinni em 3º, todos com Opala. Quem quiser o resultado dos 10 primeiros é só consultar o excelente blog do Carlos de Paula. Estou enviando junto com o texto 4 fotos da prova, uma delas o Escort do trio Tucano / Louzão / Florenzo com o primeiro empurrando seu veículo na linha de chegada após uma possível pane seca. Até hoje esta pane é contestada com alguns afirmando que não passou de jogada de marketing para o patrocinador aparecer em revistas especializadas. Na outra foto, o Opala 3º colocado com o patrocínio da Ford!!?? na porta, algo impensável nos dias de hoje, por se tratar de um veículo Chevrolet. Em mais uma foto o Chevette do trio Marechal / Magra / Dal Pont, que apesar de bastante avariado com o acidente na largada foi até o final da prova.


E em outra o Passat nº 9 do trio Adalberto Ayres / Adalberto Ayres Jr. / José Versa . O Ayres Jr. é o "Chupeta" falecido ano passado com problemas cardíacos e gostaria de publicar esta foto para prestar uma homenagem afinal foi meu parceiro na tocada do Gol nº 17 no Paulista de Marcas em 1992. A história era sempre a mesma, eu largava na 1ª bateria e ele quebrava na 2ª, porém aprendi bastante com ele, era um grande cara e aonde estava era diversão garantida, mas isto é assunto para outra ocasião."
Tucano recebe a bandeirada empurrando o carro do trio com Florenzo/Louzão .

Ferraz/Miglioli recebem a bandeirada com Tucano empurrando seu carro .

Fotos Luiz Guimarães Jr e Fabiano Guimarães .

7 comentários:

  1. Obrigado Fabiano por ter nos lembrado desta mil milhas,afinal são estas coisas que nos fazem engrandecer ao saber que ainda tem gente que pensa como nós e gosta das mesmas coisas.....eu te agradeço de coração e qualquer coisa que eu poder te ajudar a respeito de automobilismo, conta comigo....um grande abraço e espéro te encontrar junto com os de mais pilotos da época para conversar e dár boas gargalhadas.

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  2. Parabéns Fabiano , vc tem uma memória incrivel , gostei muito de seu texto . Esperamos mais !
    Abraços a vc e seu pai .

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  3. Parabens Fabiano, por nos colocar de volta na arquibancada das MM de 84.
    Seu texto rico em detalhes, descreve muito bem o que foi aquela prova.
    Belas (e inéditas)fotos.
    Merecida homenagem ao saudoso e impagável Chupeta.
    Conta mais...conta mais.
    Romeu

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  4. Eu que tenho que agradecer em participar deste blog e poder compartilhar as histórias com aqueles que foram meus ídolos na adolescência. Ferraz, você pode me ajudar sim: em minha coleção de fotos falta uma foto sua no fusca azul com faixas amarelas e vermelhas que você correu em 81. Você teria alguma para me enviar?
    Abraços,

    Fabiano.

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  5. Ferraz , Fabiano e Romeu , vou postar minha parte amanhã e de novo as de vcs , ficou muito bom .
    Abraços

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  6. Ferraz , Fabiano e Romeu , vou postar minha parte amanhã e de novo as de vcs , ficou muito bom .
    Abraços

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  7. As imagens do Tucano empurrando o Escort está demais. Ainda mais que no trio tem um cabra que muito meu chegado o Louzão...

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Rui Amaral Jr