A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sexta-feira, 30 de julho de 2021

CULTURA DO AUTOMÓVEL - Agosto 2021

 

quinta-feira, 29 de julho de 2021

Ike e seu Fiat

 

Os Webber 40 dando  o tom da conversa...

 Sobre o layout do Uno #41, estava pensando em muda-lo há muito tempo.





Já tinha usado a pintura da Gulf nos tempos em que ainda corria nas pistas de terra, aqui em Santa Catarina.

Depois de algum tempo, tendo como base a cor branco com pequenas variações de faixas, decidi por uma mudança radical.

Como estou participando de um “campeonato” de clássicos, nada melhor que uma pintura clássica para dar um destaque maior ao bólido. Afinal de contas, ele todo branco passava desapercebido para o público da categoria GoldClassic, mais parecia o carro de serviços da empresa.

Pensei em vários layouts, quase sempre com as cores da Itália (como um bom “carcamano”), mas no final pesou a beleza e a presença marcante do Britsh Racing Green. E para isso nada melhor que o layout da Lotus dos anos 60.

Quanto ao carro, Fiat Uno, a preparação é a mais básica dentro do regulamento da GoldClassic. Divisão 1 Turismo.

Têm duas Weber 40, comando, taxa e câmbio livre (dentro das relações disponíveis da Fiat). Suspensão com molas de fórmula na dianteira e a traseira quase travada. Pneu radial (nacional), aro 14”.  Por utilizar duas Weber 40 tem o peso mínimo estabelecido em 870kg com o piloto. O peso é a forma de equalizar os vários tipos de carburação/injeção disponíveis para a subdivisão D1 Turismo.


Nas temporadas anteriores utilizei uma Weber 40 (com as cornetas para fora), mas optamos por duas para esta temporada no intuito de ganharmos alguns cavalinhos a mais. Na corrida realizada em São Paulo, no mês de maio, estreamos a nova carburação e enfrentamos alguns problemas, mas que foram totalmente sanados para a etapa de Curitiba (realizada no último fim de semana).

O efeito visual das cornetas para fora do capô dá um toque mais racer ao Uno. Agora não dá para dizer que é o carro da empresa.

Sobre a GoldClassic, é a categoria de clássicos com a maior quantidade de carros e diversidade de modelos atualmente no Brasil, só posso dizer que é pura diversão. Em Curitiba éramos 74 carros, divididos em dois grids, D1/D2 e D3/D4.

Esse ano já tivemos duas etapas em Interlagos, e ainda teremos uma etapa extra-campeonato em Rivera (Uruguais) e finalizaremos em outubro no circuito Zilmar Beux em Cascavel.

Sobre o layout do Uno #41, estava pensando em muda-lo há muito tempo.

Já tinha usado a pintura da Gulf nos tempos em que ainda corria nas pistas de terra, aqui em Santa Catarina.

Depois de algum tempo, tendo como base a cor branco com pequenas variações de faixas, decidi por uma mudança radical.

Como estou participando de um “campeonato” de clássicos, nada melhor que uma pintura clássica para dar um destaque maior ao bólido. Afinal de contas, ele todo branco passava desapercebido para o público da categoria GoldClassic, mais parecia o carro de serviços da empresa.

Pensei em vários layouts, quase sempre com as cores da Itália (como um bom “carcamano”), mas no final pesou a beleza e a presença marcante do Britsh Racing Green. E para isso nada melhor que o layout da Lotus dos anos 60.

Quanto ao carro, Fiat Uno, a preparação é a mais básica dentro do regulamento da GoldClassic. Divisão 1 Turismo.

Têm duas Weber 40, comando, taxa e câmbio livre (dentro das relações disponíveis da Fiat). Suspensão com molas de fórmula na dianteira e a traseira quase travada. Pneu radial (nacional), aro 14”.  Por utilizar duas Weber 40 tem o peso mínimo estabelecido em 870kg com o piloto. O peso é a forma de equalizar os vários tipos de carburação/injeção disponíveis para a subdivisão D1 Turismo.

Nas temporadas anteriores utilizei uma Weber 40 (com as cornetas para fora), mas optamos por duas para esta temporada no intuito de ganharmos alguns cavalinhos a mais. Na corrida realizada em São Paulo, no mês de maio, estreamos a nova carburação e enfrentamos alguns problemas, mas que foram totalmente sanados para a etapa de Curitiba (realizada no último fim de semana).

O efeito visual das cornetas para fora do capô dá um toque mais racer ao Uno. Agora não dá para dizer que é o carro da empresa.

O motor 1.600 cc tem cerca de 130 hps.

Sobre a GoldClassic, é a categoria de clássicos com a maior quantidade de carros e diversidade de modelos atualmente no Brasil, só posso dizer que é pura diversão. Em Curitiba éramos 74 carros, divididos em dois grids, D1/D2 e D3/D4.

Esse ano já tivemos duas etapas em Interlagos, e ainda teremos uma etapa extracampeonato em Rivera (Uruguai) e finalizaremos em outubro no circuito Zilmar Beux em Cascavel.

Carlos Henrique "Ike" Nodari


___________________________________________________________________

quarta-feira, 21 de julho de 2021

Silverstone 2021...Max x Lewis - Conta Chico.

Max & Lewis 



 Então Rui , o metiê da Motor Racing desde domingo que comenta o toque entre Verstapen e Hamilton .... !!! Como o “”” momento “”” e’ muito rápido , eles estavam viajando a perto dos 300 km/ h, as coisas acontecem mui rapidamente então fica fácil de se ter uma opinião errônea .... !!! Normal isso. Mas como me lembrei e prestei atenção suficiente para ver que Hamilton veio praticamente encostado a mureta na parte interna da pista, portanto sem tomada de curva o que acarretaria normalmente de o seu carro ter a tendência de ter uma saída “”” de frente “”” mas ele, se você notar sua mão na direção, em momento algum ele vira a direção para fora da sua tangencia .... Verstapen por seu lado, é notório que em estando no lado externo mas muito próximo de Hamilton , ele vira bem para o interno da tangencia .......então aí a sua roda T D “”” atropela “”” a roda D E de Hamilton  no que Verstapen perde totalmente o controle da macchina virando passageiro ...!!!! A bem da verdade, Verst vem fazendo esse movimento há várias corridas atrás e neste domingo voltou a fazer em algumas curvas antes .... então agora, no meu julgo, ele conheceu o outro lado da moeda, e pensará duas vezes {{ talvez }} antes de fazer qualquer situação semelhante ... mas foi um incidente de corrida que muitos de nós tivemos em nossa carreira ....!!!    Para mim até a punição de 10 segundos foi injusta ..... coisa para “”” Inglês ver “”””....!!!!

Mas , como estamos em uma democracia, cada um pode ter seu ponto de vista .....!!!! Veremos o G P da Hungria com bastante atenção .... !!!!


No link abaixo os comentários sobre o acidente com vários vídeos de diferentes posições.

 

Super abraço, Chico Lameirão.

------------------------------------------------------------------------------------------------------

 No sábado ao final da tarde enquanto tomávamos um café e papeávamos ainda provoquei o Chico dizendo; Max arrasou!. Depois no meio de tantos assuntos a conversa desviou de rumo. 

Ontem ao telefone, depois de ler meu post sobre o acidente, pediu que eu visse dez vezes este vídeo da Sky. Mais tarde me enviou o texto acima.

Então vejam e revejam...

Abração Chico

Rui Amaral Jr




 

segunda-feira, 19 de julho de 2021

Conheço esta história....

 


 No final da década de 1980 dois franceses estavam no topo da "cadeia alimentar" do automobilismo mundial. Um era o mais alto dirigente do automobilismo e o outro bicampeão do mundo da Formula Um e reinava absoluto numa equipe de ponta rumo ao seu terceiro titulo mundial. Mas eis que a equipe contrata um brasileiro rapidíssimo, super focado em sua carreira e que jamais cairia nas artimanhas fora das pistas do francês, e vence em 1988 o mundial que já era favas contadas para seu companheiro de equipe.


 1989, chega Suzuka, a penúltima prova do mundial, Alain, o francês,  com quatro vitórias no mundial está dezesseis pontos à frente de Ayrton, que apesar de haver vencido seis vezes, deixou de marcar pontos em seis provas. Mas vinha num crescendo, tendo vencido a corrida anterior.
Ayrton faz a pole, mas quem assume a ponta é Alain, depois da metade da corrida Ayrton sente que chegou a hora de ir para cima, e numa grande manobra cocola seu carro ao lado de Alain na chicane. É quando o francês descaradamente e mostrando dentro da pista o mesmo caráter que até então mostrava fora delas, vira o volante e acerta Ayton. Alain abandona, sabe-se lá porque e Ayrton segue para vitória. Uma vitória que não lhe garantiria o titulo na próxima corrida, a última da temporada pois Alain continuaria sete pontos à sua frente. Mas acredito, até porque Alain tinha uma certa experiência, esta com um Cadango, que tirou de suas mãos um titulo mais do que vencido, articula com o outro francês e a vitória na pista é tomada de Ayrton no tapetão.
 

 Chega 1990, Alain deixa ingrata McLaren e vai para Ferrari, disputa o campeonato par a par com Ayrton, e chega à mesma Suzuka com onze pontos a menos que Ayrton, com cinco vitórias na temporada e o brasileiro com seis.  
 Ayrton faz a pole, mas quem toma a ponta na largada é Alain, maasssssss...


 Não vou comparar o toque de Lewis em Max à nenhuma situação vivida trinta anos antes. E apesar de não gostar da atitude de Lewis trazendo a politica para dentro do esporte jamais o compararia a Alain. Mas em Silverstone os comissários técnicos foram condescendentes com Lewis ao darem apenas 10 segundos de punição, afinal ele e Max estão constantemente abrindo muito mais que esta vantagem sobre os outros, e uma punição deste tamanho certamente entregou a ele a vitória, já que Max não pode largar novamente.


No dia anterior Max tinha dado o tom do que seria corrida, um show!

  Não que eu pense que a história vai se repetir, mas decisões como estas dos comissários levam para a pista cenários que podem terminar em tragédias.

Rui Amaral Jr

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Saudades dos amigos

 Sábado de Sol em São Paulo, Chico, Celso Freitas e eu nos encontramos na Praça Panamericana para um café e um delicioso papo entre amigos que não se viam há tempos por conta da pandemia. 

Um abração Chico e Celso,

Rui