A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

sábado, 21 de fevereiro de 2009

GLORIA IMORTAL AOS VENCEDORES DAS MIL MILHAS BRASILEIRAS

Direto da casa do Victorio e seu filho Marcelo Azzalin depois de uma hora de papo , não poderia deixar de escrever alguma coisa , antes de chegar aqui atrasado , foram três horas de papo com o Carlos de Paula , que a esta hora deve estar voando para Miami . Ouvir o Victorio é voltar no tempo , é relembrar uma época saudosa de nossa vida . Ele me falou de de seu irmão Rubens Azzalin , que correu com uma CISITÁLIA 1300 cc , do Justino de Maio vencedor com ele das MIL MILHAS de 1965 , seu grande amigo e segundo ele um ótimo piloto tão rápido quanto ele . Das MIL MILHAS que correu com o Expedito Marazzi e de um monte de amigos , Ayres Bueno Vidal , Nelson Marcilio , filho do Totó , segundo ele todos grandes pilotos aqui do Tatuapé e todos segundo ele "grandes xaropes" . Estou aqui escrevendo e o Victorio me contando suas histórias , agora é do Ayres , que foi correr em Araraquara com um STUDBAKER e o Victório foi com um DKW , como o Ayres tinha que marcar pontos , começou a andar muito forte e acabou batendo numa estátua na frente do estádio que tinha acabado de ser inaugurada , ele ri muito e diz que que o motivo da batida foi uma suspensão quebrada . Ele já me contou como tomou a ponta nas MIL MILHAS de 65 , do gaúcho Victorio Andreatta , que naquela prova fazia dupla com seu pai Catarino , dois grandes pilotos gaúchos sendo o Catarino vencedor das M.M de 57 , junto com Breno Fornari . A ultrapassagem foi na curva Ferradura , na entrada da segunda perna tendo Victorio Andreata batido na traseira de seu carro . Ouvindo aqui ele contando , seus olhos brilhando parece que foi ontem . Aguardem que ai vem com fotos e tudo toda história daquelas MIL MILHAS .
O Marcelo e eu assinamos em baixo . Só faltou o Fabio , para completar .

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

CARRETERA FIAT

CARRETERA FIAT foto Julio Carone

Esta carretera FIAT correu na década de 50/60 a seguir sua descrição feita pelo Victorio Azzalin.

" Ela era muito rápida , foi feita pelo Luciano Bonini depois vendida ao Emilio Zambelo e Rugero Peruzzi que correram com ela . O Bonnini a construiu num chassi de FIAT Millecento e sua carroceria era de um FIAT Topolino , seu motor um FIAT com cabeçote STANGUELINI 1.300cc 4 cilindros com duplo comando no cabeçote , rapidíssimo , em 64 ou 63 ela chegou a liderar uma MIL MILHAS , e sempre nos deu muito trabalho nas corridas , já que era pequena , ágil e andava muito bem , mesmo entre as carreteras de maior potencia .O Bonini foi um otimo construtor , só que não tinha condições de competir com seus carros , então construía e vendia ."

Grande Victório , obrigado mais uma vez.E de novo obrigado Manoel Diegues . E para o pessoal da PAPERSLOTCAR , quero ver uma réplica dela .

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

FITTIPALDI

Emerson , Wilson , Chico Rosa e os FITTI Vê
Em poucos anos ele seria Campeão do Mundo de F 1

Transportando o F Vê e o KG PORSCHE
Roger Rezny, Emerson , Darcy , Chico Rosa
Agradeço aos amigos Manoel Diegues e Julio Carone , por estas fotos .
Escrever sobre o Emerson é um pouco difícil ou muito fácil , seria chover no molhado contar sua carreira e suas vitórias . Assim sendo escrevo como fã . Vemos nestas fotos seu inicio de carreira junto a seu irmão Wilsinho quando eles corriam de Formula Vê junto a eles sempre Chico Rosa . Poucos anos depois ele já estaria na Europa correndo de F. FORD e pouquíssimos anos após sua estreia na F.F ele já estaria na F 1 . Bi-campeão do mundo em F1 montou com seu irmão a COOPERSUCAR-FITTIPALDI , um sonho dos dois , uma equipe brasileira de F1 . Depois do fracasso desta equipe , muita gente dizia " o Emerson acabou " , motivo de gozação para alguns seres mal intencionados e que na vida nada fizeram , pegou seu boné e recomeçou sua carreira nos E.U.A correndo na F INDY . Lá virou ídolo ganhou outro monte de corridas e duas vezes INDIANAPOLIS . Este é o Emerson ídolo de todos nós .

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PAPELÃO



A 50 de Justino e Vitório , a 18 do Camilo e a BMW spider da CEBEM que foi pilotada pelo grande Ciro Cayres












Parece impossível mais o pessoal da Paperslotcar , consegue fazer essas réplicas de papelão , o Fábio seu pai Nelson e outros "malucos" fazem Fuscas , formulas , caminhões e principalmente carreteras , todos recortados de papelão e o melhor é que andam em pistas de Autorama e andam forte , eles promovem corridas só de replicas ,à noite com faróis ligados é uma maravilha .

Tenho outros amigos que correm ou lidam com slot car , o Homero seu filho Chico , o Jacob Kourozan e outros , só que para mim é AUTORAMA mesmo , escrevendo deles lembrei de um fato .

No começo dos anos 1960 eu tinha uma pista de quatro fendas , feita toda de madeira como estas de agora , em 64/65 entrei no Colégio Paes Leme , na esquina da Augusta com a Paulista e lá conheci o Júlio Caio de Azevedo Marques que também tinha uma pista igual a minha , só que a reta da dele era maior . E começamos a realizar competições . O grande problema é que elas sempre terminavam em briga , invariavelmente .

Certa vez na casa do Júlio , ele morava na R Banibas perto da praça Panamericana e eu na R Morro Verde no Pacaembu , fizemos uma competição com carreteras , eu tinha uma DKW feita num chassi COX de GT 40 , parecia a MICKEY MOUSE . A corrida transcorria em certa harmonia , até que não sei o motivo mais minha carretera foi parar na testa do Júlio , ai começou a confusão , não sei por que , no desenho MIKEY MOUSE também voava . Terminamos esta corrida , o Carlos Alberto meu amigo e eu indo embora para casa a pé , não deu nem para ligar para D. Arinda ir nos buscar . No caminho , que era longo , tivemos de ir até a Rebouças para pegar um taxi , e já era noite , o Carlos reclamava "tinha que acertar a testa dele " e nós andando com todas nossas tralhas na mão .

O Júlio é meu amigo até hoje , embora não o veja a muito tempo . Lembro que no meu ultimo pódio no automobilismo , recebi de suas mãos meu troféu .