De um comentário do Barba no post sobre a T210/12, " O Wilson correu neste campeonato com um Abarth, acho que em 71. Lembro de ter lido a respeito na excelente revista argentina Parabrisas Corsa.", tentei encontrar algo a respeito, já que não me lembrava. Fui leitor assíduo da excelente Parabrisas Corsa, lembro bem que aos onze doze anos quando chegava em Montevideo ou Buenos Aires, logo ia a uma banca para compra-la.
Encontrei quatro participações do Wilson no Europeu de 2 litros, três com Chevron B19 Ford-Cosworth, que usava o mesmo motor da Lola T210/212 e uma com o Abarth 2.000 SP.
Meu post sobre a Abarth.
Em Hockenheim, com o Abarth, Wilson larga num excelente quinto lugar logo atrás de Merzario, piloto oficial da marca e de três Lolas T210.
Grid
Pole - Helmut Marko Lola T212 Ford Karl von Wendt Racing 2:07.300
2º - Vic Elford Lola T212 Ford Scuderia Filipinetti 2:07.300
3º - Jo Bonnier Lola T212 Ford Scuderia Filipinetti 2:07.400
4º - Arturo Merzario Abarth 2000 SP/71 Abarth & C. 2:07.400
5º Wilson Fittipaldi Abarth 2000 SP Abarth & Co 2:07.500
6º - Toine Hezemans Chevron B19 Ford 2:07.700
Como podemos ver a categoria era disputadíssima as diferenças medidas em milésimos de segundo, e só feras na pista.
A vitória depois de duas baterias foi de Helmut Marko, que vinha fazendo uma bela carreira, tanto na F.Um como nos EP de cinco litros, e que meses depois venceria as 24 Horas de Mans.
Resultado
1º - Helmut Marko Lola T212 Ford Karl von Wendt Racing
2º - Vic Elford Lola T212 Ford Scuderia Filipinetti
3º - Arturo Merzario Abarth 2000 SP/71 Abarth & C. 50
4º - Jo Bonnier Lola T212 Ford Scuderia Filipinetti
Assim como nas outras participações, com o Chevron, Wilson também quebrou em Hockenheim.
Sem encontrar fotos do Tigrão na Abarth mostro uma da guerreira Lella, quando pilotou uma nos 500 Km de Interlagos 1972. Além dela e Merzario grandes pilotos italianos correram com a Abarth 2.000 SP, os irmãos Brambilla, Giovanni Salvatti, entre outros.
Na foto do Chevron, estavam inscritos em Hockenheim Wilson e John Miles, então companheiro de Emerson na Lotus, e não sei qual deles está na foto.
Valeu Barba.
Rui Amaral Jr
Para a molecada de hoje entender, essas corridas eram como se fosse o campeonato de LMP2, mas com pilotos da F1. E tinha gentlemen driver também.
ResponderExcluirEram campeonatos muito bons esses dos protótipos de 2L e aconteciam campeonatos regionais também.
Eu não lembrava do Wilson andar de Abarth, mas sim com Chevron. E também de Lola T210, em Buenos Aires, junto com Tite Catapani e o Pace, que andou com um AMD (https://1.bp.blogspot.com/-j95MEz1ojKo/ToDwXnfyvrI/AAAAAAAAJnM/U-aPWmaYhb8/s640/PACE%252C+1.000+Km+DE+BALCARCE+-AMS+1972.jpg). Peço licença ao Rui para compartilhar esse 'link' da Motorsport: https://www.motorsportmagazine.com/archive/article/february-1972/20/1000-kms-of-buenos-aires-2/#:~:text=another%20Lola%20T212%20was%20entered%20for%20Wilson%20Fittipaldi/Renato%20Catapani%2C%20and%20Pace/Monguzzi%20gave%20the%20new%20Italian%20AMS%2DCosworth%20FVC .
Nos anos seguintes, Pedro Vitor Delamare e Antonio Castro Prado também correram nestes protótipos de 2 litros.
Bela reportagem esse post, valeu!
De uma época bonita em que pilotos da F.Um corriam em outras categorias, sim Castro e Pedro correram com March. Infelizmente a participação deles terminou quando em Silverstone o carro pilotado naquela corrida por Pedro, quebrou se não me engano na Woodcote, e lá parado foi colhido por outro carro, e seu piloto morreu no acidente, além disso a SPI - Sociedade Paulista de Investimentos - do Jayminho Levy, seu principal patrocinador quebrou.
ExcluirValeu, vou ao link.