A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 28 de janeiro de 2024

Lola T210/212

A T210 com Bonnier


 Uma pequena joia!


Na Europa a categoria Esporte/Protótipos até dois litros sempre foi muito disputada, nomes de respeito como Chevron, Porsche, Abarth, Alfa Romeo, Alpine, Ligier, e outros compunham um grid disputadíssimo.
Em 1970 foi disputado o primeiro Campeonato Europeu da categoria, e Erick Broadlei projetou e fabricou mais um pequeno foguete, a Lola T210, que nas mãos de Jô Bonnier venceu o campeonato.
O chassi semi-monocoque, na parte dianteira monocoque - honeycomb - até a antepara traseira do habitáculo, na traseira uma estrutura tubular que abrigava motor, cambio e suspensão. Cambio Hewland,  motor Ford-Cosworth de 1.800cc, gerava 245hp, por volta de 135hps/litro, um absurdo para época. 
O motor Ford-Cosworth não era exclusivo da Lola, outras marcas o usavam, como a Chevron. Em uma publicação encontrei uma referência a este motor como sendo metade de um Ford-Cosworth DFV da F. Um, nada mais errado, era um bloco de ferro fundido do Ford Kent, tinha sua cilindrada aumentada para 1.790cc, curso de 74.5mm e diâmetro 85,725mm, cabeçote de fluxo cruzado  da Cosworth com dois comandos  e quatro válvulas por cilindro, injeção de combustivél Lucas e outras modificações, girava 9.000 rpm,  era denominado Ford-Cosworth FVC.

Comprimento - 3.450 mm 
Largura - 1.670 mm 
Bitola 
Dianteira - 1.320 mm 
Traseira - 1.320 mm 
Entre eixos - 2.155 mm 
Peso - 550 kg

European Sportscar Championship

1ª etapa - Françça, Paul Ricard
Pole - Jo Bonnier, Lola T210
Vitória - Brian Redman, Chevron B16 Ford

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2ª etapa - Finlandia, Ahvenisto
Pole - Bonnier
1ª bateria - John Burton Chevron B16 Ford
2ª bateria - Jo Bonnier
Final - John Burton, Chevron B16 Ford

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3ª etapa - Salzburgring
Pole - Jo Bonnier
1ª bateria - Dieter Quester, Abarth 2000 SP
2ª bateria - Jo Bonnier
Final - Jo Bonnier

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4ª etapa - Anderstorp
Pole - Jo Bonnier
1º bateria - Jo Bonnier
2ª bateria - Jo Bonnier
Final - Jo Bonnier

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5ª etapa - Hockenheim
Pole - Kurt Ahrens, Jr. Abarth 2000 SP
1ª bateria - Jo Bonnier
2ª bateria - Jo Bonnier
Final - Jo Bonnier

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6ª etapa - Mugello - valeu também para o Campeonato Italiano.
Jo Bonnier não participou.
Pole - 
Final - Arturo Merzario, Abarth 2000 SP SE019

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7ª etapa - Pergusa - valeu também para o Campeonato Italiano.
Pole - Jo Bonnier
1ª bateria - Jo Bonnier
2ª bateria - Jo Bonnier
Final - Jo Bonnier

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8ª etapa - Nürburgring,  500 Km
Bonnier não participou
Pole - Brian Redman, Chevron-Ford B16 Spyder 
Final - Brian Redman, Chevron-Ford B16 Spyder 

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9ª etapa - Spa, 500 Km
Pole - Brian Redman, Chevron-Ford  B16 Spyder 
Final - Brian Redman, Chevron-Ford B16 Spyder 

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O 1º European Sportscar Championship terminou com Jo Bonnier entre os pilotos e a Chevron campeã de marcas.

Alguns dos protagonistas
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Chevron B16 BMW - Dieter Quester

Chevron-Ford B16 Spyder

Abarth 2.000 SP , Arturo Merzario
Abarth 2000 SP , Nino Vacarella
Porsche 907, 2.000.
1971 - Peterson tocando a Lola T212 que dividiu com Bonnier na vitória em Montjuich.
Tite Flexa Catapanni no Mineirão.



  


Fotos do chassi

o Ford-Cosworth FVC
O cabeçote 


Rui Amaral Jr

 










 



 











 

6 comentários:

  1. Excelente post! E que motor!

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  2. O Wilson correu neste campeonato com um Abarth, acho que em 71. Lembro de ter lido a respeito na excelente revista argentina Parabrisas Corsa.
    Abraço

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    1. Vou procurar Barba, li muito a Parabrisas Corsa. Abraço

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  3. "Potência é tudo" (https://ruiamaraljr.blogspot.com/2024/01/potencia-e-tudo.html), essa manchete ainda está na minha mente.

    Depois que eu me dei conta de que os Porsche 917 e as Ferrari 512 tinham levado um cacete dos carros da CanAm, em Watkins Glen, tanto em 1970, quanto em 1971, comecei a pensar melhor sobre carros diferentes, correndo juntos.

    Cheguei a achar que a Copa do Brasil tinha sido meio marmelada, com um acerto entre o monarca georgeano de Bagration e nossos irmãos Fittipaldi, pois não seria possível uma Lola T210, com seu 'motorzinho' de 1,6L, bater um Porsche 908 (3L) ou uma Lola T70 (5L). Se a gente olha o grid das 9 Horas de Kyalami (https://www.racingsportscars.com/grid/Kyalami-1970-11-07.html), ou as ¨Horas de Jarama (https://www.racingsportscars.com/grid/Jarama-1970-11-01.html) pensa que a Lola T210 não poderia bater os carros maiores.

    Mas agora vejo que não é bem assim... A Lola T210 é mesmo um carro velocíssimo, mesmo que seu motor seja pequeno. Por exemplo, na corrida de Interserie em Thruxton, As Lolas T210 deixaram Porsches 908 para trás (um deles com Niki Lauda ao volante).

    Esses carros de 2 litros eram muito mais interessantes do que indicava a minha memória e havia pilotos que corriam de F1 e de 2L ao mesmo tempo, o que mostra que eram mesmo outros tempos.

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    1. Vamos lá Walter. Tanto Bragation quanto Soler Roig estavam habituados com seus carros, não vamos esquecer que Soler Roig correu os 1.000 Km de Buenos Aires com um 908/2 com ninguém menos que Rindt - https://ruiamaraljr.blogspot.com/2011/11/antologicas_28.html - Emerson e Wilsinho ainda pegavam mão das Lolas. O motor da T210 era 1.8cc, e nas últimas etapas, vencidas pelo Rato, ele já andou bem mais rápido.
      Estou escrevendo sobre a participação do Tigrão correndo na categoria, foram três provas, uma delas com uma Abarth!
      Sem muitas referências vou mostrar o que encontrei, mas o "bicho papão" era um certo Helmut Marko com a T210.
      Me aguarde...

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Rui Amaral Jr