A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 21 de agosto de 2023

Há 50 anos - Zeltweeg 1973 - Por Ronald Nazar

 



No dia 19 de agosto de 1973, portanto completando 50 anos, foi disputado o GP da Áustria de Fórmula 1 no circuito de Zeltweg. A corrida foi vencida pelo sueco Ronnie Peterson, após abandono de Emerson Fittipaldi a 5 voltas do término, devido a rompimento do duto de combustível. Assim o escocês Jackie Stewart praticamente selava a conquista do seu 3° título mundial ao conseguir a 2^ colocação. 

Largaram!!! Ronnie Peterson pula na ponta. Atrás vem Emerson Fittipaldi que largou mal e está sendo ultrapassado pelo McLaren de Denny Hulme. Mais atrás Arturo Merzario fez uma excelente largada pulando de 6° para 4° lugar. Ao lado de Merzario o argentino Carlos Reutemann que largou mal e perdeu posições para Merzario e Stewart. Atrás de Stewart vem Pace que também fez boa largada.

Início da corrida. Emerson Fittipaldi após má largada lidera Arturo Merzario e Jackie Stewart.


Emerson Fittipaldi voltou aos melhores dias após o acidente em Zandvoort, qando luxou o tornozelo. Fez a pole position e liderou até 5 voltas do final abandonando com pane seca.

Após excelente largada Pace lidera o francês François Cevert, James Hunt, Beltoise,Jarier e Wilson Fittipaldi.

Wilson Fittipaldi liderando o francês Jean Pierre Beltoise. Wilsinho abandonou. Beltoise chegou em 5°.

Wilsinho levanta o braço. Após ir aos boxes abandono. Chegaria na 5^ colocação não fosse o problema na bomba de combustível.

O argentino Carlos Reutemann tenta segurar em vão José Carlos Pace que está fungando no cangote de El Lole. Reutemann largou na 5^ posição e chegou em 4°. Moco largou em 8° e chegou em 3°. 

Emerson Fittipaldi deixa a Lótus 72 . Abandonou por pane seca. O sonho do BI praticamente acabou a 5 voltas do fim da corrida.

O escocês Jackie Stewart conseguiu um ótimo 2° lugar. Após uma fraca 7ª posição nos treinos Jackie correu dentro das possibilidades do Tyrrell que não se adaptou ao veloz circuito de Zeltweg e contando com os abandonos dos McLaren de Hulme e Revson que estavam velozes, e mais ao fim a desistência de Emerson Fittipaldi, o escocês carregou o Tyrrell no colo. Não fosse a quase pane seca de José Carlos Pace, Stewart teria perdido a 2ª colocação para o brasileiro. Muita sorte e competência do escocês voador.

A Ferrari retornou após ausentar-se no GP da Alemanha. O belga Jacky Ickx não quis correr. No seu lugar o italiano Arturo Merzario que conseguiu completar a prova na 7^ colocação a uma volta do vencedor. As modificações não surtiram efeito.

Ronnie Peterson cruzando a linha de chegada e vencendo pela 2ª vez na F1. O sueco largou na frente, liderou até a 16ª volta, quando sem ordem da equipe deu passagem para Emerson Fittipaldi . Emerson teria vencido , não fosse o duto de combustível rachado. Colin Chapman estava fritando o Rato... 

Durante os treinos, pela 1ª vez a Fórmula 1 adotou esquema do pace car. Tudo por causa do fatídico acidente de Roger Williamson em Zandvoort. Na foto a simulação com o Opel liderando a Emerson Fittipaldi e Jackie Stewart. Lembra o nosso Opala. 

O neozelandês Chris Amon durante os treinos pilotando o Tecno. Após diversos problemas nos motores Tecno , Amon abandonou a equipe e não correu. A Tecno perdeu o patrocínio da Martini e não correu mais na F1. Triste fim para os irmãos Pederzani.


O ídolo local Niki Lauda só participou dos treinos. Com o pulso lesionado devido à batida no GP da Alemanha, Niki não conseguia guiar e não participou da corrida.



Mas o grande nome da corrida foi o brasileiro José Carlos Pace o nosso querido Moco. Após a brilhante corrida na Alemanha em Nurburgring, Moco conquistou o seu 1° pódio ao chegar em 3° lugar praticamente sem gasolina no tanque do Surtees. E para fechar com chave de ouro Pace fez a volta mais rápida da corrida, bisando o feito de Nurburgring.

Moco nos boxes trocando informações para melhoria no carro.

Pace na corrida. Esse foi o melhor resultado da equipe Surtees no ano. Foi o 1° pódio do Moco na F1 e também o último pódio da Surtees.

Moco fazendo o curvão que antecede a reta de chegada já na frente de Carlos Reutemann. Notem o bico do Brabham do argentino na foto.

José Carlos Pace sentando a bota no Surtees TS14. Moco conquistou um brilhante 3º.

Moco recebendo a quadriculada cruzando praticamente sem gasolina. Atrás vem Howden Ganley com o Iso Marlboro uma volta atrás e o argentino Carlos Reutemann na 4ª colocação. Foi apertado mas valeu Mocooo...



Há 50 anos.

GRANDE MOCO...

Ronaldo Nazar


6 comentários:

  1. Linda e saudoso recordação, Rui.

    Obgdo por nos previlegiar com ela.

    Gde abraço.

    ResponderExcluir
  2. Muito azar do Emerson. Se tivesse vencido o Chapman nao iria boicotar ele. Moco monstro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então...Pace era daqueles pilotos que enchiam nossos olhos pilotando!

      Excluir
  3. Que bela reportagem, rica em fotos e fatos. E falando de um tempo muito bom.

    Peterson e Chapmam tiveram uma relação turbulenta e os dois perderam m uito ao prejudicar ao Emerson.

    No Gp do Brasil de 1976, Andretti, companheiro de equipe do Peterson, tirou aos dois da corrida. Peterson pegou o chapéu e foi para a March, a partir da Africa do Sul.

    Em 1978 voltou pRa Chapmann, ajudou Andretti a vencer e... morreu, por um erro hospitalar em Milao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ronaldão é o máximo!
      Ronnie era uma cria da March e Mosley, talvez este fato irritasse Colin. O Caranguejo escreveu um exelete texto sobre Peterson e na intimidade o chama de Sueco Marrento!rsrsr https://ruiamaraljr.blogspot.com/2011/06/entre-o-triunfo-e-o-desastre-19731978.html

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr