No dia 19 de agosto de 1973, portanto completando 50 anos, foi disputado o GP da Áustria de Fórmula 1 no circuito de Zeltweg. A corrida foi vencida pelo sueco Ronnie Peterson, após abandono de Emerson Fittipaldi a 5 voltas do término, devido a rompimento do duto de combustível. Assim o escocês Jackie Stewart praticamente selava a conquista do seu 3° título mundial ao conseguir a 2^ colocação.
Largaram!!! Ronnie Peterson pula na ponta. Atrás vem Emerson Fittipaldi que largou mal e está sendo ultrapassado pelo McLaren de Denny Hulme. Mais atrás Arturo Merzario fez uma excelente largada pulando de 6° para 4° lugar. Ao lado de Merzario o argentino Carlos Reutemann que largou mal e perdeu posições para Merzario e Stewart. Atrás de Stewart vem Pace que também fez boa largada.
Emerson Fittipaldi voltou aos melhores dias após o acidente em Zandvoort, qando luxou o tornozelo. Fez a pole position e liderou até 5 voltas do final abandonando com pane seca.
Após excelente largada Pace lidera o francês François Cevert, James Hunt, Beltoise,Jarier e Wilson Fittipaldi.
Wilson Fittipaldi liderando o francês Jean Pierre Beltoise. Wilsinho abandonou. Beltoise chegou em 5°.
Wilsinho levanta o braço. Após ir aos boxes abandono. Chegaria na 5^ colocação não fosse o problema na bomba de combustível.
O argentino Carlos Reutemann tenta segurar em vão José Carlos Pace que está fungando no cangote de El Lole. Reutemann largou na 5^ posição e chegou em 4°. Moco largou em 8° e chegou em 3°.
Emerson Fittipaldi deixa a Lótus 72 . Abandonou por pane seca. O sonho do BI praticamente acabou a 5 voltas do fim da corrida.
O escocês Jackie Stewart conseguiu um ótimo 2° lugar. Após uma fraca 7ª posição nos treinos Jackie correu dentro das possibilidades do Tyrrell que não se adaptou ao veloz circuito de Zeltweg e contando com os abandonos dos McLaren de Hulme e Revson que estavam velozes, e mais ao fim a desistência de Emerson Fittipaldi, o escocês carregou o Tyrrell no colo. Não fosse a quase pane seca de José Carlos Pace, Stewart teria perdido a 2ª colocação para o brasileiro. Muita sorte e competência do escocês voador.
A Ferrari retornou após ausentar-se no GP da Alemanha. O belga Jacky Ickx não quis correr. No seu lugar o italiano Arturo Merzario que conseguiu completar a prova na 7^ colocação a uma volta do vencedor. As modificações não surtiram efeito.
Ronnie Peterson cruzando a linha de chegada e vencendo pela 2ª vez na F1. O sueco largou na frente, liderou até a 16ª volta, quando sem ordem da equipe deu passagem para Emerson Fittipaldi . Emerson teria vencido , não fosse o duto de combustível rachado. Colin Chapman estava fritando o Rato...
O neozelandês Chris Amon durante os treinos pilotando o Tecno. Após diversos problemas nos motores Tecno , Amon abandonou a equipe e não correu. A Tecno perdeu o patrocínio da Martini e não correu mais na F1. Triste fim para os irmãos Pederzani.
Mas o grande nome da corrida foi o brasileiro José Carlos Pace o nosso querido Moco. Após a brilhante corrida na Alemanha em Nurburgring, Moco conquistou o seu 1° pódio ao chegar em 3° lugar praticamente sem gasolina no tanque do Surtees. E para fechar com chave de ouro Pace fez a volta mais rápida da corrida, bisando o feito de Nurburgring.
Moco nos boxes trocando informações para melhoria no carro.
Pace na corrida. Esse foi o melhor resultado da equipe Surtees no ano. Foi o 1° pódio do Moco na F1 e também o último pódio da Surtees.
Moco fazendo o curvão que antecede a reta de chegada já na frente de Carlos Reutemann. Notem o bico do Brabham do argentino na foto.
José Carlos Pace sentando a bota no Surtees TS14. Moco conquistou um brilhante 3º.
Há 50 anos.
GRANDE MOCO...
Ronaldo Nazar
Linda e saudoso recordação, Rui.
ResponderExcluirObgdo por nos previlegiar com ela.
Gde abraço.
Muito obrigado, outro abraço.
ExcluirMuito azar do Emerson. Se tivesse vencido o Chapman nao iria boicotar ele. Moco monstro.
ResponderExcluirEntão...Pace era daqueles pilotos que enchiam nossos olhos pilotando!
ExcluirQue bela reportagem, rica em fotos e fatos. E falando de um tempo muito bom.
ResponderExcluirPeterson e Chapmam tiveram uma relação turbulenta e os dois perderam m uito ao prejudicar ao Emerson.
No Gp do Brasil de 1976, Andretti, companheiro de equipe do Peterson, tirou aos dois da corrida. Peterson pegou o chapéu e foi para a March, a partir da Africa do Sul.
Em 1978 voltou pRa Chapmann, ajudou Andretti a vencer e... morreu, por um erro hospitalar em Milao.
Ronaldão é o máximo!
ExcluirRonnie era uma cria da March e Mosley, talvez este fato irritasse Colin. O Caranguejo escreveu um exelete texto sobre Peterson e na intimidade o chama de Sueco Marrento!rsrsr https://ruiamaraljr.blogspot.com/2011/06/entre-o-triunfo-e-o-desastre-19731978.html