Em fevereiro de 1970 , foi disputado em nosso país o torneio
internacional BUA de Fórmula Ford. Aproveitando a excelente temporada que
nossos pilotos fizeram na Europa em 1969 , com Emerson Fittipaldi que ganhou o
campeonato inglês de fórmula 3 , que foi uma verdadeira conquista , já que
JAMAIS um piloto brasileiro tinha conseguido tal feito. E de quebra Luiz
Pereira Bueno foi vice campeão do torneio inglês de fórmula Ford . Com esse
"BOOM" , o automobilismo brasileiro passou a ganhar as manchetes dos
principais meios de comunicação do país , e os dirigentes tiveram a coragem de
trazer a Fórmula Ford para o Brasil , com os principais pilotos estrangeiros da
categoria.
Interlagos,
prova final. Notem as arquibancadas "abarrotadas"... Na primeira fila
a partir da direita , Emerson Fittipaldi na pole. Ao seu lado o inglês Ray
Allen. Fechando a primeira fila , Wilson Fittipaldi. Na segunda fila com o 4º
tempo Luiz Pereira Bueno, Ian Ashley . Na terceira fila , Chico Lameirão,
Norman Casari, Peter Hull.
Ray Allen, Ian Ashley, Tom Walkinshaw, sim ele mesmo , alguns vão
lembrar dele como team manager do Silk Cult Jaguar , WEC onde Raul Boesel foi
campeão mundial em 1987, ou da equipe TWR de F1, Vern Schuppan, Tom Belso. Até
duas mulheres vieram representando o popular na época "sexo frágil",
Gabrielle Konig e Liane Engeman. Bom do lado brasileiro para enfrentar os
GRINGOS , tínhamos um time de respeito. A começar pelos campeão e vice da
fórmula 3 e Fórmula Ford, Emerson Fittipaldi e Luiz Pereira Bueno. Ricardo
Achcar que tb tinha feito temporada de F Ford e tinha até vencido corridas, era
outro nome bem cotado. Além deles , Wilson Fittipaldi , Marivaldo Fernandes,
Francisco Lameirão , Norman Casari e Milton Amaral.
Luizinho
Pereira Bueno , largando na pole na prova inaugural no Rio de Janeiro. Ganhou a
1ª bateria, com Emerson Fittipaldi em 2º. Depois quebrou na 2ª bateria e
Emerson venceu a bateria e a corrida.
Primeira fila da 3ª etapa no Rio de Janeiro. Luiz Pereira Bueno com o nº 11 é o pole. Emerson Fittipaldi com a Lotus nº 1 tem o 2º tempo. Ray Allen com o Merlyn 10 é o 3º. Luizinho Pereira Bueno e Emerson Fittipaldi fizeram 2 dobradinhas na temporada. Dá-lhe Brasillllll.
Luiz
Pereira Bueno dando entrevista após a vitória na penúltima prova no Rio de
Janeiro. Notem atrás do comissário com a bandeira quadriculada na mão, Luis
Antonio Greco , grande chefe de equipe que estava no comando da equipe de
Luizinho.
Grande
pega da 2ª bateria no Rio. Luizinho e Ray Allen, com vantagem para o
brasileiro.
Emerson Fittipaldi e sua Lotus .. Grandes campeões do
Torneio BUA.
O torneio teve um total de
5 provas, com o Rio de Janeiro inaugurando a temporada , e para satisfação
geral, Emerson Fittipaldi foi o vencedor. Ao final das 5 etapas , Emerson
Fittipaldi foi o grande campeão com 3 vitórias. O inglês Ian Ashley foi o vice
campeão com uma vitória na prova de Curitiba. De todas as provas os GRINGOS só
venceram a prova de Curitiba, a outra etapa que tb foi no Rio de Janeiro teve
outro brasileiro vencendo , Luizinho Pereira Bueno. Enfim 1970, prometia ser um
ano "daqueles" para o automobilismo brasileiro , e que iria se
confirmar amplamente no decorrer desse ano maravilhoso. Direto do túnel do
tempo , há 50 anos. Aqui o automobilismo brazuca não é esquecido... Foram esses
GRANDES pilotos que plantaram a "semente" para que viessem os Piquet,
Senna, Barrichello, Massa e afins.........a invasão seria grande no planeta....
Dá-lhe pilotos brasileiros.
Ronaldo Nazar
_______________________________________________________________
Cerca de uma hora atrás o Ronaldão postou no Facebook este texto me fotos, liguei na hora...
Rui- Ronaldão, tudo bem?
Ronaldo-Fala menino!
-Sõnia, Pandora e você estão bem?
( daí uns 10 minutos conversando da situação atual que nos encontramos)
Rui-Posso postar seu texto e fotos no Histórias?
Ronaldo-Masss claro!
Tá certo, o papo não foi só este, rolou como sempre muita bobagem.
Neste torneio alguns amigos correram e se destacaram, Luiz, Ricardo Achcar, Chico Lameirão.
Mas tomo aqui a liberdade para reverenciar dois seres incríveis, dois amigos queridos, Luiz Pereira Bueno e Ronaldão Nazar. Ronaldo foi muito próximo ao final da vida do Campeão, um dia se ele me permitir eu conto.
A vocês amigos queridos, Sônia, Pandora e Ronaldão um beijão no coração!
Valeu Mulekeeeeeeeeeee!
Rui Amaral Jr
Pandora tomando conta da poltrona! Só minha amiga Sônia para aguentar ela e Ronaldão!
Vc é uma figura Ruizão.... obrigado ... não mereço mas agradeço... Quem merece todas as "COMENDAS" são os fantásticos pilotos brasileiros que tão bem representaram o nosso país. Parabéns a todos...Vc tb que é PILOTO Grandalhão... abção e bjus meus e da Sônia e "lambidas" da Pandora...ahahahaha
ResponderExcluirGrande Ronaldão, figura ímpar e que tem um coração maior do que ele mesmo!
ResponderExcluirSaudades da turma dos malucos de Interlagos
Abraçalhões empoeirados
Abraçalhão Francis.
ExcluirEsse Torneio merecia um estudo: para onde foi cada qual dos participantes?
ResponderExcluirAlguns são conhecidos, outros nem tanto.
Para o bem, Emerson e Pace.
Para o mal, Tom Walkinshaw (como piloto...), Tom Belso, Ian Ashley.
Para o estudo histórico, Luiz Pereira Bueno, Ricardo Achcar e outros.
É pena que não haja mais informação sobre esse Torneio e obrigado ao Rui pelo espaço.
Oi Walter, Luiz esqueceu a Europa e montou a equipe Hollywood, Ricardo também deixou a Europa de lado e montou a Polar, e está sempre aqui. Os outros vou pesquisar com o Ronaldão.
ExcluirUm abraço.
caro amigo rui eu tinha uns dez anos e vi uma lotus verde identica numa oficina em frente ao juventus na mooca,ficou la uns meses e depois sumiu sera que alguns destes ff ficaram por aqui? um abraçao
ResponderExcluirOi João...sempre bom lembrar nosso Juventus na tão querida Moóca!
ExcluirNão lembro de ter visto este carro, mas alguns aqui ficara,, não se esqueça que a Ford e o Greco lançaram a categoria baseados nesses carros. Aqui um link >>> https://ruiamaraljr.blogspot.com/2011/02/formula-ford.html .
Sempre obrigado pelo prestigio e amizade, um abração.
Fui às duas etapas aqui no Rio, ducacête. Na segunda etapa variava e tinha holandês, Mas Fletcher, que entrava no miolo, depoi da Sul, em derrapagem controlada, a rapaziada que estava naquele local ficava aguardando o show do cara. Que terá levado este piloto. Abraço
ResponderExcluirVou tentar saber Barba, obrigado pelo depoimento.
ExcluirUm abraço
Rui,
ResponderExcluirApós ver meu comentário publicado, observei que ficou bem mal escrito, escrever no telefone é uma f...
Segue o texto revisado:
Na segunda etapa garoava e tinha um holandês, Max Fletcher, que entrava no miolo, depois da Sul, em derrapagem controlada, a rapaziada que estava naquele local ficava aguardando o show do cara. Que fim terá levado este piloto.
Com o falecimento do Stirling Moss anteontem me lembrei que em 1969 ele teve uma equipe (S.M.A.R.T. - Stirling Moss Automotive Racing Team) de Formula Ford no Campeonato Inglês e os pilotos eram o Luiz Pereira Bueno e o Ricardo Achcar. O Ricardo poderia nos brindar com histórias da época, do tipo como o Moss foi convencido pelos brasileiros a montar esta equipe, etc. Me lembro que foi feito um teste na Inglaterra com Achcar, Luizinho, Norman Casari e Milton Amaral, foram escolhidos os dois primeiros. A S.M.A.R.T. entrou no meio do campeonato e o Luizinho foi vice.
Abraço,
Barba