A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

segunda-feira, 11 de março de 2019

Apenas um foguetinho!

A carretera Gordini de Bird & Wilsinho

A segunda colocada de José Carlos Pace & Carol Figueiredo

 "Chico, como era pilotar aqueles Gordinis?" 
 "Rui, alguns deles tinham o motor do R8, outro tinha um motor mil mas instalado no centro do carro com cambio de cinco marchas, um pequeno foguete!"
 Pois bem, venho querendo escrever sobre eles faz algum tempo, apenas não encontrava nada à respeito. 
Outro dia num daqueles grupos do Facebook um piloto que pilotou para a equipe Greco, comentou que estes carros com motores do R8 não existiram, não comentei nada.
Pois bem na I Seis Horas de Curitiba a carretera Gordini #46 vencedora tinha, como diz o Chico,  "pendurado na traseira", ou seja no lugar original, um motor 1.400cc do R8, o mesmo dos Bino MKI, com um cambio Collotti de quatro marchas (COLLOTTI). Posso estar chutando mas provavelmente também usavam um diferencial autoblocante! Não sabemos a potencia exata destes motores, algo entre 120/140 hps.
Acredito que a outra, a #47, pilotada por Pace e Carol seja aquela com motor mil instalado por obra do mestre Nelson Enzo Brizzi, no centro do carro com o cambio na traseira, que apesar de ter o motor menor também era um foguete!
E...os "carrinhos" largaram entre as carreteras Ford e Chevrolet, com seus motores Corrvette e Edelbrock alguns com "uns" 350 hps...daí choveu!

  Largada... 

    

Uma coisa que notei foram os pneus dos Gordinis, pareciam Cinturattos, mas não posso precisar...
A carretera de Altair Barranco & José Grocoski que liderou no começo da corrida...leia o delicioso texto de meu amigo Ari Moro em "Seis Horas de Curitiba por Ari Moro" 


As fotos e texto do Ari recebi dele mesmo, as outras da AutoEsporte recebi de um amigo, que sinceramente não lembro o nome, minhas desculpas e um abração aos dois.
Caro Chico, obrigado pelas milhares de horas de papo, um abração.

Um abraço à todos 

Rui Amaral Jr

2 comentários:

  1. Fantástico post, como sempre. Checando as fotos com mais atenção, vi o nome de Paulo Buso, que acredito chegou a dividir a pilotagem com o Barranco na carreteira que chegou em quarto lugar. Me lembrei que meu avô, David Florentino, foi por muito tempo o mecânico do Buso, talvez não neste carro, mas em outro que tinha um leão desenhado na porta.
    Acredito que alguém da minha família ainda tenha algumas fotos. Sei que meu pai tem algumas medalhas que meu avô recebeu nessa época.

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  2. Obrigado Rubens, vou colocar um link, é antigo com artigos que recebi do meu amigo Ari Moro >>>>> https://ruiamaraljr.blogspot.com/search?q=Paulo+Buso na barra de busca do Histórias vc encontra centenas de posts sobre as lendárias carreteras, Paulo Buso, Vitório Andreatta e centenas de outros de nossos heróis, quem sabe vc não encontra o nome do Sr David.

    Obrigado pelo prestigio, um abraço.

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Rui Amaral Jr