Há muito tempo quero escrever sobre Clay...apenas uma pequena homenagem de quem admirou muito a carreira deste tremendo bota!
Acompanhei sua carreira e desde que chegou à Formula Um e mesmo correndo por uma equipe sem grandes chances já mostrava ao que vinha. Em 1969 foi contratado pela Ferrari para F.Um onde faria dupla com Jacky Ickx e na Esporte Protótipos. Logo em sua quinta corrida pela equipe vence na icônica Monza depois de largar em terceiro atrás de seu companheiro Ickx e de Pedro Rodriguez.
Não vou falar de seu acidente muito menos de sua morte, apenas vou ilustrar com algumas fotos a carreira deste grande piloto.
Rui Amaral Jr
Estreando pela Ferrari com a 312B em Zanvoort - 1970
Vencendo em Monza com a 312B - 1970
1972 ponteando as feras em Daytona com a 312PB
1972 com a 312 PB em Brands Hacth
À frente de Ickx
1973 contratado pela BRM com a P160D faz pole e melhor volta em Buenos Aires.
1973 Monte Carlo com a P160E à frente de Stewart e Emerson
1973 Monte Carlo com a P160E à frente de Stewart e Emerson
1975 com a 312B3 à frente de Emerson em Interlagos
No Karroussel
Conversando com Niki nos EUA em foto de minha amiga Yara
Testando uma 312PB com algumas alterações...
Em Interlagos de F Dois com o March 722 em foto de meu amigo Rogério Da Luz
1976 Interlagos, ponteando Niki, Emerson, Brambilla
1975 Monza, à frente de Niki
Vencendo em Nurburgring com a 312B3 em 1974, ano em que perdeu o campeonato para Emerson Fittipaldi por três pontos.
Vencendo em Nurburgring com a 312B3 em 1974, ano em que perdeu o campeonato para Emerson Fittipaldi por três pontos.
1979 Silverstone levando a Willians FW07 à primeira vitória da equipe na F.Um, e sua última na categoria.
- 👏👏👏👏👏👏 Grande Clay pela bela carreira !!!
ResponderExcluir- E 👏👏👏👏👏👏 Rui pela grande lembrança e matéria super bacana !!!
Obrigado caro amigo, um abração!
ExcluirPostagem Sensacional, assim como a pilotagem do Rega, agressiva e espetacular. As datas de algumas fotos estão erradas, na foto em que ele é seguido pelo Emerson em Interlagos é de 75 (a McLaren do Rato já está com o número 1), a outra é de novo em Interlagos, ele com o número 2 a frente de Lauda e Hunt (com a McLaren número 11) é de 76.
ResponderExcluirObrigado Roberto, pelo prestigio e as correções, já vou faze-las, um abraço!
ExcluirO cara é do tempo do capacete aberto. Essa foto da Ferrari na Parabólica em Monza é linda.
ResponderExcluirClay era vencedor, abusado e divertido.
Tem a 'sina' dos campeões da F2: jamais ser campeão da F1 e encerrar a carreira tragicamente (como Peterson, Deppailer, Cevert e outros). Mas quando andou de F2 no Brasil não tinha carro à altura (na foto ali em cima se vêm o Peterson da Rondel Racing e o bico do Porsche da equipe Hollywood).
A foto do Rega à frente de Ferraris, Lola e Alfas, em Sebring, é linda.
Já a BRM era linda, mas como quebrava...
Mas a hisória mais linda e justa é a vitória dele, em Silverstone, 1979. A equipe era alan jones até debaixo d'água, mas foi Clay Regazzoni o primeiro vencedor com um carro Williams.
Vai Rega!
Walter ia escrever mais, dizendo que pilotos como ele sao a essência do automobilismo, mas veja pelos comentários, como o seu, que não foi preciso. Clay foi grande!
ExcluirEssa foto, publicada pelo "A Mil por hora" ilustra um momento bonito e consagrador da carreira do Regazzoni: http://rodrigomattar.grandepremio.com.br/wp-content/uploads/2018/09/1970-italy-rega-ferrari-2.jpg .
ResponderExcluirValeu, Rui!
Linda foto com Amon logo atrás, foi sexto ou sétimo uma volta atrás.
ExcluirClay foi uma figura marcante dos anos 70.
ResponderExcluirNão sendo um vencedor nato, as só 5 vitorias em F1 assim o demonstram, era um daqueles que todos queriam ver e tocar, carsimático.
O seu pouco profissionalismo levaram a que Enzo o despedi-se no final de 72. Noitadas, mulheres e boa vida a isso contribuiram. Para 73 recusou o convite de BEcclestone e assinou pela BRM onde consegue logo a PP no primeiro GP do ano.
Para 74 era o indiscutivel primeiro piloto da Ferrari, o seu palmarés justificava isso, mas ao longo do ano Lauda mostrou-se superior. Mesmo assim foi ele que quase foi campeão. Se isso tivesse acontecido teria se juntado a Mike Hawthorn a ser campeão só com uma vitória (mais tarde Rosberg).
Como curiosidade, Regazzoni estreou-se na F1 com 31 anos, a mesma idade com que Nico Rosberg a abandonou... outros tempos!!!
Paulo Alexandre Marques