Ao ler o texto de meu amigo Ari Moro outro amigo o Sergio me enviou a reportagem da então ótima revista Auto Esporte sobre a corrida e a vitória da dupla Bird e Wilsinho com um pequeno Gordini sobre as carreteras com três vezes mais potencia fazendo dobradinha na corrida o outro Gordini da dupla Carlos "Moco" Pace e Carol Figueiredo chegou em segundo.
Qual a mágica?
Na época eu tinha apenas 12 anos mas já acompanhava o automobilismo, impressionado com aqueles pequenos Gordinis que conhecia bem, um dia conto, o que eu não imaginava era o quanto andavam aqueles pequenos foguetes, isto só vim à saber anos mais tarde em conversas com meus amigos Bird e Chico Lameirão. Eram Gordinis sim mas impulsionados pelo fabuloso motor do Renault R8 de 1.108cc câmaras de combustão hemisféricas que alimentado por dois carburadores Solex duplos C40 PHH produziam cerca de 95 hps tudo isto com a caixa do R8 de quatro marchas.
Obrigado Sergio um abraço.
Rui Amaral Jr
LINK
Ruy, essa foto e do motor do R8, e nao dos Gordinis que andaram em Curitiba....
ResponderExcluirEntão Antonio Carlos, as carreteras Gordini usavam o motor e cambio dos R8 de competição como me atestaram o Chico e Bird e como está na reportagem da Auto Esporte, esse um dos motivos de andarem tanto, os outros eram Bird, Pace, Wilsinho, Carol!!!!
ExcluirNa foto o motor está num R8.
Abraço