A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

quarta-feira, 6 de setembro de 2023

GUERRA ALL’ITÁLIA

 

O auto da discórdia...

 1983. Sandro Pertini, Presidente da Itália, tem uma visita programada para Maranello. E como tal, irá encontrar Enzo Ferrari. Os ferraristas, eufóricos, projetam que como se trata de dois homens na mesma faixa etária, deverá ser uma daquelas conversas longas e cordiais. O próprio commendatore parece entusiasmado, e no dia agendado, 29 de maio, era possível enxerga-lo esperando Pertini em uma das janelas do prédio da fábrica, meia hora antes do Presidente aparecer. Mas na hora da visita – ato falho do Presidente – Pertini apareceu a bordo de sua limusine, uma Maserati Quattroporte V8 blindada. Estaciona nos portões e fica aguardando para ser recebido pelo anfitrião. Enzo enquanto isso, mal colocou os olhos na Maserati, explode de raiva. Uma Maserati em Maranello? Porco zio! E a rivalidade histórica? A blasfêmia? Ninguém disse nada a Pertini que o velho preferia ver o capiroto na sua frente mas nunca uma Maserati? Impasse colocado, Enzo se recusou a descer para recepcionar o ilustre convidado, talvez com o receio de ser fotografado ao lado de um carro do Tridente. O Presidente, por outro lado, se negou a ir até o comendador, pois isso feria o protocolo. Os assessores de ambos devem ter enlouquecido nesse dia. Corre de um lado, corre de outro, até conseguirem um acordo: os dois iriam  se encontrar no pátio da fábrica. Ainda assim, Il Drake ficou a uns dez metros do carro maledetto, até Sandro Pertini se aproximar.



-“Enzo, caríssimo!”




-“Presidente, que surpresa...”

O tal encontro, que era para durar meia hora, ficou em apenas dez minutos. Dizem também que Enzo preferiu ficar longe de Pertini, porque ele tinha o costume de abraçar e beijar seus interlocutores e o Comendador  nunca gostou de intimidades a não ser quando ele permitia.

CARANGUEJO


terça-feira, 5 de setembro de 2023

Tadinho do Lewis...

 

Foto divulgação Willians.


 Mil textos abandonados pelo meio, vontade de dividir com vocês algo que fica parado neste mundo conturbado e sem nexo, são os tempos que vivemos!

Alertado por meu amigo Carlos Bonesso assisti um belo vídeo brasileiro sobre a Formula Um, não encontrei sua reprodução para dividir com vocês, infelizmente.
Grandes nomes falam, Stewart, Emerson, Nelson, Joe Ramirez...Todos os pilotos brasileiros que passaram pela categoria, e outros personagens que dela fazem parte.

Agora quinze anos depois vejo perplexo o imbróglio que Bernie causou com sua fala e a reação de Massa a ela.  

Se…

Ora; sobre as mazelas e manobras do automobilismo em todas as categorias eu precisaria escrever uma enciclopédia e mesmo assim muito ficaria de fora.

Enzo e Alberto "Ciccio" Ascari.


Na Formula Um desde 1952, quando Enzo, que não pedia, simplesmente mandava, sem um carro competitivo fez com que a FIA usasse na categoria os Formula Dois, quando coincidentemente sua Ferrari 500 era imbatível! Com ela Ciccio Ascari venceu os campeonatos de 1952/53.
Ou quando os dois franceses, o piloto e o dirigente. Tiraram covardemente a chance de Ayrton lutar pelo campeonato. Coisa que o brasileiro devolveu a eles magistralmente no ano seguinte.
Dirigentes que hoje querem reabilitar o italiano mau caráter que causou toda confusão quando mandou que Nelsinho batesse o carro naquele muro. Dirigentes que não puniram severamente o alemão quando era seu habito bater nos adversários para aliga-los da corrida e chegou ao seu sétimo titulo mundial, e que não aceitam um verdadeiro tri-campeão do mundo apenas porque fala muitas verdades.
Vejam bem a situação que o ex patrão da Formula Um e Massa se  meteram; Fora a premiação pelo campeonato, o campeão do ano anterior cada vez que larga em uma corrida além do prémio de largada que todos recebem, cada qual em sua posição, tem um premio extra, todos logicamente na casa dos milhares de dolars.
Não tenho a mínima ideia do que o ex chefão quis causar com sua fala, aos noventa e tantos anos continua lucido e é a mesma ave de rapina de sempre, o que imagino é que Massa pensando no ressarcimento monetário de todo esse imbróglio se colocou numa posição em que dificilmente os atuais donos da categoria vão aceitar, muito menos os atuais dirigentes da FIA.

Ele já começou a sentir a barra pesando para seu lado, até vencendo ele vai perder.

E como diz Tim Maia; "só  não vale dançar homem com homem, nem mulher com mulher..."

O resto é blá blá blá.

Rui Amaral Jr


sexta-feira, 1 de setembro de 2023

quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Mil Milhas Brasileiras

 

Momento máximo de glória, quando o sonho se realiza! Vitorio recebendo a bandeirada.   

 Mil Milhas Brasileiras de 1965 - Vitorio Azzalin e Justino de Maio os vencedores - Na foto meu amigo Vitorio recebe a bandeirada da épica vitória! 

Muitos anos depois - 1982 - chega em casa meu amigo Adolfo Cilento Neto, pelo barulho do motor sabia que era algo bom. Ela não era mais a mesma, mas o coração batia mais forte ao vê-la, afinal já havia ouvido mil histórias dela, meu amigo Expedito havia corrido as MM de 1966 com o Vitorio. No troféu das MM está escrito "Gloria Imortal aos Vencedores das Mil Milhas Brasileiras" gloria eterna ao amigo Vitorio e Justino.



Rui Amaral Jr