A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Ararê Novaes



Caros amigos/amigas... 
Continuando com a campanha "venda de pôsteres" pra arrecadar fundos ($) pra minha cirurgia de Catarata.
São cinco pôsteres (tamanho A3) com os F1 do Emerson/Piquet/Senna/Fittipaldi e Barrichello por R$ 250,00.
Unitário R$ 70,00.
Envio os arquivos em alta definição por e-mail.

Contatos in box ou pelo e-mail abaixo:
ararenovaes21@gmail.com

Ararê Novaes

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Divisão Três o regulamento CBA


 Emerson recebe a bandeirada, o Barão comemora enquanto Wilsinho é segurado pelo policial.
 Bird e Pace uma grande dupla no Corcel Bino de Luiz Antonio Greco.
Considero este o começo da Divisão Três.
Ainda no começo o carro de meu amigo Carlos "Caco" Mesa Fernandes com os pneus radiais Cinturatto...os slick não existiam!
 Dez anos depois os VW D3 já eram pequenos foguetes, os motores 1.600cc de ponta já passavam dos 150 HP, os pneus eram slick, freios à disco nas quatro rodas, amortecedores Koni...acima Jr Lara e seu "Pocket Rocket" um carro feito com todo capricho por meu amigo, abaixo Arturo Fernades, bi campeão brasileiro da categoria e Jr Lara com um carro anterior. 


Já escrevi sobre o Anexo "J" da FIA que regulamenta todas as categorias de competição regidos pela entidade, e os regulamentos específicos que regem cada categoria, todos baseados no Anexo.
 Meses atrás encontramos na casa do Duran o regulamento da CBA, baseado no anexo ""J" da entidade maior, que regia a Divisão 3 no ano de 1981, notem que as categorias "A" acima de 2.500cc onde corriam os Opalas e Mavevicks e a "B" onde corriam carros até 2.500cc já não existiam, restando a categoria até 1.600cc onde corriam Fuscas, Passats, Chevetes e Fiats, notem a relação de cilindrada dos carros com motores turbo comprimidos que era de 1,40 para 1, assim os Fiats turbocomprimidos corriam com 1.150cc mais o turbo, essa relação anos antes era igual à da Formula Um, que com o avanço dos turbos se mostrou inviável pois a diferença de potencia dos motores aspirados para os turbocomprimidos se tornou muito grande  então a relação mudou para que os mesmos tivessem 50% da cilindrada dos aspirados ou seja 3.000cc x 1.500cc mesmo assim no primeiro campeonato mundial de Formula Um os motores BMW da Brabham de Piquet tinham muito mais potencia que os Ford-Cosworth DFV.









 

Voltando ao nosso regulamento em 1982 quando corremos a TEP - Turismo Especial Paulista - era ele que nos regia com pequenas diferenças, entre elas o uso de amortecedores nacionais, em meu caso usava os Barchi reguláveis que apesar de bons não tinham a mesma eficiência dos Koni e outras grandes marcas que usávamos nas corridas do Brasileiro.    

Rui Amaral Jr

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Ruggero Peruzzo

O bravo Ruggero empurra sua Alfa, lá na frente a gloriosa carretera #50 de Vitório e Justino caminha para vitória, para glória!  

 Ontem meus amigos e eu comentávamos sobre um post que escrevi sobre os Mil KM de Buenos Aires de 1971 e o trágico acidente que envolveu Ignazio Giunti e Jean Pierre Beltoise. Alain Vignais deu um depoimento que corrobora com o que escrevi, logo vou escrever um novo post sobre o assunto, o depoimento do Alain vem de uma conversa dele com Beltoise.
 Daí Fabio Farias mostra a sequencia de fotos em que o piloto Ruggero Peruzzo empurra sua Alfa Romeo da equipe Jolly-Gancia até a linha de chegada, eram as Mil Milhas Brasileiras em sua  sétima edição , prova vencida pela carretera Chevrolet Corvette de Justino de Maio e meu amigo Vitório Azzalin.
 Sobre a corrida é bom esclarecer que na época uma briga entre a CBA - Confederação Brasileira de Automobilismo - e o ACB - Automóvel Clube do Brasil - pelo mando do automobilismo no Brasil, esta briga trouxe muitos prejuízos à todos que militavam no esporte e só foi resolvida por decreto assinado pelo Presidente Castello Branco no ano seguinte. Como sempre...a briga é dos cartolas e nós é que pagamos o pato! Um dia num desabafo Vitório me conta da mágoa de não ter seu nome e do Justino no troféu das Mil Milhas Brasileiras, culpa da cartolagem.

Ao bravo Ruggero e ao Vitório,  ídolo e amigo.

Obrigado Fabio e Alain.

Abraços

Rui Amaral Jr

NT: as fotos são reprodução da então ótima revista AutoEsporte.    


 Notem o estado do JK de Ugo Galina e Luciano Borguesi...







segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Ayrton Senna da Silva


 Pois bem...meus amigos e eu escrevemos aqui um blog sobre automobilismo de competição, sociais e fofocas deixamos de lado, até porque fofocas e "diz que me disse" são coisas que abundam no ambiente, e nós sabemos de miríades delas!
 Gostava da pilotagem do Ayrton, foi sem sombra de duvidas um grande campeão, então escrevo apenas sobre sua carreira. 
 Acontece que hoje vi alguns acessos no post, que mostro em fotos o casamento dele com a Lilian. Acontece que é do começo do Histórias, dez anos atrás, e as fotos postadas aqui recebi do Orlando Belmonte, hoje acredito que não postaria.


Rui Amaral Jr