A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

domingo, 18 de maio de 2014

R.I.P Black Jack

Jack Brabham e a Brabham BT33 e sua última vitória em Kyalami 1970
Descanse em paz grande campeão.

Caranguejo e Rui

sexta-feira, 16 de maio de 2014

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quinta-feira, 15 de maio de 2014

Fiat 147 na Divisão 3

Luiz Henrique Pankowski lidera o 147 de Giuseppe Marinelli na curva da Ferradura em Interlagos

Por volta de 1985 ou 86 a conversa constante nos boxes era a maravilha que a Renault estava fazendo com os turbo compressores em motores que viria à usar na Formula Um. Vejam bem que antes do sucesso do motor Renault com turbo compressor esse equipamento era pouco testado e nem de longe sabíamos de sua eficacia. Na Formula Um a relação de cilindrada dos motores que usavam o turbo era de 50% assim os motores aspirados usavam motores de 3.000cc e os turbos de 1.500cc, em outras categorias a relação era outra já que eles não eram ainda utilizados em sua plenitude.
O que escrevo agora é sem consultar nenhum  arquivo,  apenas o que me lembro da época então pode haver alguns equívocos de minha parte, mas o que descrevo é algo muito próximo à realidade.
Na Divisão 3 a relação era se não me engano de de 70% para os motores turbo comprimidos assim na classe C de motores até 1.600cc os turbos usavam motores de até 1.120cc e o motor do Fiat 147 era de 1.050cc e se enquadrava na categoria.
Este motor feito em Betim era parrudo pois exportado para Itália o bloco completo com girabrequim era usado com diesel.
Nossos melhores motores boxer VW 1.600cc rendiam à época cerca de 150hp coisa que logo o pequeno motor Fiat ultrapassou. 
Lembro de haver pilotado um por poucas voltas em Interlagos lá pelos anos 1987/88 e era um carro  dificílimo de pilotar, muito curto entre eixos o 147 nas curvas de alta como a Um, Dois e Sol balança muito ora saindo de dianteira ora de traseira, quando o turbo entrava nem os pneus slick de 10.5 polegadas na dianteira conseguiam dar tração, acredito que o carro não tivesse diferencial autoblocante, e quando entrava a pancada nas costas era forte e se não me falha a memoria seus freios não paravam à contento.
Acredito que nem Marcos Troncon nem Giuseppe Marinelli tiveram tempo suficiente para desenvolver o pequeno canhão e os 147 nunca tiveram resultados positivos na Divisão 3.

Rui Amaral Jr   
    
Giuseppe Marinelli
Marcos Troncon
Walter Soldan

quarta-feira, 14 de maio de 2014

Lontras 1718 de Maio de 2014



Converso com o Francis e sei do trabalho que ele teve para colocar seu novo carro na pista...às vezes ligo e lá está ele trabalhando com a ajuda de seu filho Gabriel, então desejo à ele uma ótima estreia e aproveito para desejar uma ótima corrida e um abração aos amigos Ike Nodari, Marcelo Pacheco, Adolf Schartner e ao Fabiani Gargioni que não sei se vai correr.
A seguir o depoimento do Alicatão e agradeço à patroa do Francis, Aglaís pela foto surrupiada do novo carro dele!

Rui Amaral Jr

"Na verdade não tenho muito o que dizer, pois como será a estreia do novo monobloco devemos enfrentar algumas dificuldades para acertar o carro, então o objetivo é finalizar as duas baterias e tentar ficar entre os 8 ou 10 primeiros, já que até o momento há 18 carros confirmados na TCC "A" (minha categoria) e mais 8 na "B", e creio que de última hora devam aparecer mais.
Além disso a pista de Lontras é extremamente técnica e bastante veloz, e não perdoa erros, então é fundamental manter a tranquilidade e estar 200% 'ligado' pra ser não ser vítima de um barranco.
Pra quem não tinha nada pra dizer, já falei paca !!! hahahahaha
Agradecer também ao genial BRUNO ROSSA e toda a rapaziada da "BRUNO RACING" pelo esforço e parceria.
É isso!
Obrigado pela força!

Abração

Francis"

LONTRAS