A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 29 de julho de 2014

CHAPARRAL

Vic Elford e o 2J.

Texano, Jim Hall da Chaparral era um engenheiro muito criativo (ele ainda está vivo) e um piloto muito talentoso. De sua prancheta vieram algumas das idéias vencedoras mais impensáveis, a maioria delas foram copiados por toda a concorrência.  Jim Hall era um líder na inovação e design de spoilers, asas e efeito solo.

Em 1962, Jim Hall e Hap Sharp se uniram e fundaram a Chaparral Cars, Inc. e começaram imediatamente a concepção e construção do Chaparral 2, um carro de motor central com chassi semi-monocoque de fibra de vidro com nítida inspiração em projetos aeroespaciais. Em sua primeira corrida em Riverside, perto do final da temporada de 1963, Hall qualificou o Chaparral 2 na pole position com um novo recorde de pista e após as primeiras voltas da corrida e já bem à frente um problema elétrico colocou-o fora da corrida. Pilotando o Chaparral 2, Jim Hall venceu nos Estados o USRRC em 1964. Com 25 partidas em 15 eventos Chaparral 2 marcou sete vitórias gerais, seis segundos, e dois terceiros. Em 1965 Chaparral 2J ainda dominou as corridas nos Estados Unidos com 16 vitórias em 21 corridas, e sua maior vitória até à data foi nas Sebring 12 contra top competição internacional.

Em 1966 o Chaparral 2E foi construído para a Can-Am. Com a sua asa alta foi o carro que mudou a competição para sempre. Ele marcou um primeiro-segundo em Laguna Seca com Phil Hill e Jim Hall na condução. 1966 também viu o Chaparral 2D no Campeonato Mundial de Endurance, em Nurburgring os 1000 KM pilotado por Phil Hill e Jo Bonnier.

Em 1967 introduziu o Chaparral 2F, um cupê de asa alta para o Campeonato Mundial de Endurance. Ele estabeleceu a volta mais rápida em cinco das oito corridas em que participou a venceu sua última corrida em Brands Hatch.

Em 1970 Chaparral construiu seu carro mais polêmico, o Chaparral 2J. Este carro tinha um motor separado para dirigir dois ventiladores que esgotaram ar debaixo do carro para criar sucção para baixo. O carro foi rapidamente banido depois de fazer três  pole em suas quatro corridas.

Em 1978 a Chaparral correu na  Indy 500 com um carro feito pela Lola pilotado por Al Unser. Para 1979 a Chaparral decidiu construir seu próprio carro para Indy, o Chaparral 2K. Al Unser liderou a corrida até que a transmissão da 2K quebrou. Em 1980 Johnny Rutherford venceu a Indy 500 e com o 2K.

O desenvolvimento do Chaparral vem com as principais mudanças em carros de corridas nos anos 1960 e 1970, a aerodinâmica e os pneus. O treinamento de Jim Hall como engenheiro lhe ensinou a abordar os problemas de forma metódica e seu acesso à equipe da engenharia da  Chevrolet, bem como da  Firestone  mudou o conceito dos carros de corridas de uma arte para a ciência. Os sistemas de aquisição de dados embrionárias criadas pela  GM  em seu grupo de pesquisa e desenvolvimento auxiliando esses esforços. A Chaparral era uma equipe/fabricante privada com o apoio secreto da GM.



Chaparral 2, 2D, 2E, 2F 2H, 2J e 2K, estão agora em exposição permanente na Galeria Chaparral da Bacia Peroleum Museu Permiano em Midland Texas.

1965 - O vencedor das 12 Horas de Sebring, Chaparral 2B  com Hap Sharp o primeiro carro de corridas com uma caixa de velocidades automática.


1965 Chaparral 2C com asa traseira ajustável a partir do cockpit ganha tudo na Série CanAm com Hap Sharp e Jim Hall. 

1967 Chaparral 2D foi correr na Europa o Campeonato Mundial de Carros Esporte e venceu os 1000 km de Nürburgring com Phil Hill e Jo Bonnier, contra Ferrari, Ford e Porsche.


1966 Chaparral 2E primeiro carro a ostentar uma asa traseira completa de alumínio e componentes de fibra de vidro no chassi, foi o carro favorito de Jim Hall.

1967 o Chaparral 2F era um cupê criado a partir do 2E, porem mais avançado aerodinamicamente, aqui em Monza atrás da Ferrari 330 P4 de Lorenzo Bandini e Chris Amon a vencedora.

Depois do 2F o automobilismo nunca mais foi o mesmo, aqui o ele em Le Mans em 1967 pilotado por Mike Spence e Phil Hill, atrás o Alpine-Renault de Phillipe Vidal e Leo Cella. 

Jim Hall terminou a sua carreira de piloto depois de um enorme acidente em Las Vegas com o Chaparral 2G em corrida da série CanAm em 1968. 

Agora ele tinha mais tempo livre para inventar, mas outros tiveram que dirigir para testar seus experimentos. A taxa de progresso foi parado poise não podia corrigi-los como quando ele estava dirigindo.


Com a Chaparral 2H Jim Hall, provavelmente queria acrescentar outra asa ao carro para produzir o máximo de downforce. 


O Chaparral 2H aqui dirigido por John Surtees na curva Corkscrew em Laguna Seca.


 Jackie Srewart
 Vic Elford

O Chaparral 2J foi a resposta de Jim Hall para a proibição de asas escandalosamente altas na CanAm.
Dois motores Biggs Stratton movem dois ventiladores que sugam o ar debaixo do carro. Em virtude das minissaias que esfregam na superfície da pista o carro criou um vacuo na parte traseira que praticamente sugam o carro para baixo, criando enorme tração dos motores cada vez mais potentes GM. As minissaias foram feitas com um dos primeiros materiais compósitos já produzidos: Lexan produzido pela GE.






Quando Jim Hall mudou-se para Indianápolis para participar da Indy 500 ele se associou com o ingles John Barnard e produziu o primeiro monocoque composto para carros de formula da história.
O carro que usou o efeito de solo desenvolvido na F1 passou a ganhar 1980 Indy 500, bem como a CART Indycar Championship com o colega texano Johnny Rutherford. 
John Barnard, ao voltar para a Europa projetou a McLaren ao olhar da mesma forma mas ligeiramente reduzido o Chaparral 2K, a McLaren, que correu com Ayrton Senna e Alan Prost.


Obrigado Jim Hall, você nos fez aprender à pensar de outra maneira.

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Outro dia recebi um e-mail do Ludovino Perez com as fotos e o texto acima, admirador do talento de Hall tratei de traduzir o texto e mostrar para vocês...ainda não conversei com o Ludovino para saber a origem, tão logo saiba anexo ao texto.

Obrigado Ludovino pela consideração e carinho.

Um abraço 

Rui Amaral Jr 




8 comentários:

  1. Sensacional a história do Chaparral, com suas inovações geniais. Me remete ao início dos anos 1970, quando comecei a gostar de corridas, justamente pela beleza de protótipos como o Chaparral.
    Abração Rui!!!

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    1. Danilo, lembro quando escreviam sobre o 2J e eu com 14/15 anos não entendia, logo depois quando foi proibido de correr li uma reportagem completa sobre o carro e achei sensacional!

      Um abração

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  2. Este Chaparral 2H está "foto-shoppado". Inventaram um carro fechado e um para-brisas. O com as duas asa OK, mas este desenho está muito grosseiro. Basta procurar por "Chaparral 2H" no "santo" Google.

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    1. Sei que está horroroso mas recebi a matéria assim apenas traduzi e reproduzi!

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  3. Ainda na década de sessenta,eu era um garotote mas convivia com as revistas "Auto Esporte" e "Quatro Rodas" que eram do meu pai. Eu vi os carros Chaparral e o seu sucesso mas recentemente (via you tube) fui surpreendido ao ver aquele imenso e alto aerofólio que mudava de posição para neutra quando entrava nos trechos de retas. Até comentei com meu pai à respeito.
    Pelo que tenho visto e concluído, o Sr.Jim Hall era e é um gênio criativo e conhecedor.
    Me parece também que é êle o precursor de criações que são atribuídas a outro gênio, o Sr.Colin Chapman.
    Ahh ! Como é linda a Ferrari 330 ( foto na matéria).
    Bom Rui, parabéns bela belíssima matéria !

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  4. Eu tinha um Chapahall de autorama era lindo o carrinho mas nao sabia dessa historia maravilhosa do genio Jim Hall,entao nao era so Collin Chapman o genio da época.

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    1. Sim...época de ouro, de descobertas, um automobilismo de verdade, obrigado pelo comentário!

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Rui Amaral Jr