A VERDADE NÃO SERIA BASTANTE PLAUSÍVEL SE FOSSE FICÇÃO - Richard Bach

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Convite


Campeonato Paulista de Automobilismo é evento oficial da cidade



Na terça-feira (13/08), a Câmara Municipal de São Paulo homenageia grandes pilotos e organizadores que fazem parte da história do Campeonato Paulista de Automobilismo. A iniciativa é do vereador Floriano Pesaro, autor da lei (nº 15.780) que incluiu a competição no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo.

A partir das 20 horas, em uma sessão solene no auditório Prestes Maia, serão homenageados pilotos como Emerson e Wilson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Chico Serra, Jan Balder, Bird Clemente, Luís Pereira Bueno, Camilo Cristófaro e José Carlos Pace, estes três últimos in memorian; além de representantes da Federação Paulista de Automobilismo, da Associação Paulista de Pilotos de Marcas e da Formula Vee Brasil, demais categorias do automobilismo paulista; e o conceituado designer de carros e marcas, Anísio Campos.

O evento também contará com pilotos que atualmente participam do Campeonato Paulista de Automobilismo, como William Ayer e Marcelo Chamma (ambos da Formula Vee Brasil); Pedro Pimenta, da equipe Crossfox/Engebras Racing (Marcas e Pilotos); além dos organizadores Alexandre Nascimento, presidente da Associação Paulista de Pilotos de Marcas e Roberto da Silva Zullino, Fórmula Vee, que vão falar sobre suas experiências nas pistas.

História

Em 1954, foi realizada a primeira edição do Campeonato Paulista de Automobilismo, que não passou de duas provas, sem proclamar vencedor. Em 1957, foi organizado um campeonato regular. Eram três categorias que variavam de acordo com os carros disponíveis na época: Turismo, Mecânica Nacional e Esporte; divididas em carros de até 2000 cilindradas e Força Livre.

A partir desse ano, o campeonato paulista foi disputado regularmente sem interrupção. Transformou-se em uma das corridas mais tradicionais e significativas do País.



Lista de homenageados



1 - Emerson Fittipaldi

2- Wilson Fittipaldi

3 - Jan Balder

4 - Alfredo Guaraná Menezes

5 - Bird Clemente

6 - Luís Pereira Bueno (In Memoriam)

7 - Camilo Cristófaro (In Memoriam)

8 - Francisco Lameirão

9 - Emílio Zambello

10 - Ingo Hoffmmann

11 - José Carlos Pace (In Memoriam)

12 - Elísio Casado Baudavira

13 - Anísio Campos

14 - Arthuro Fernandes – Divisão 3

15 - Nilson Clemente

16 - Pedro Victor de Lamare

17 – Roberto da Silva Zullino – Organizador da Fórmula Vee

18 – Chico Serra

19 - APPM – Associação Paulista de Pilotos de Marcas – Marcas SP

20 – Fasp - Federação Paulista de Automobilismo

SERVIÇO

Homenagem ao Campeonato Paulista de Automobilismo

Data – 13/08/2013

Horário – 20 horas

Local – Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100, 1º andar, auditório Prestes Maia).

----------------------------------------------

Prezado Sr Rui Amaral,

O Presidente da Câmara Municipal de São Paulo, Vereador José Américo, por iniciativa do Vereador Floriano Pesaro e a FASP - Federação Paulista de Automobilismo, tem a honra de convidar para a Sessão Solene em Homenagem ao Automobilismo Paulista em Comemoração a Lei nº 15.780/2013, que inclui no Calendário Oficial de Eventos da Cidade de São Paulo, o Campeonato Paulista de Automobilismo.

Convidamos o senhor a receber a homenagem nesta data, representando a categoria Divisão 3.

Contamos com vossa honrosa presença

-----------------------------------------------------------

Desde já agradeço a honra de receber a homenagem em nome da categoria, lá estarei com meus amigos Arturo Fernandes e Roberto Zullino. A homenagem é para cada um de nós que nela competiu.

Rui Amaral Jr

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

BESOUROS NO ASFALTO – V



Metade do campeonato vencida, entrava a Divisão 3 em sua reta final, fase onde quebras e maus resultados poderiam ser fatais nas pretensões dos favoritos. Na quinta etapa, assim como no início da temporada, brilhou a estrela de Luis Lara Campos. Mas nos treinos...Ricardo Mogames foi o cara e dominou a prática, com seu companheiro de equipe Amadeo Campos compondo com ele a primeira fila. Depois, vinham Fernando Moser, Lara Campos, Yoshikuma, Arturo Fernandes, Amadeu Rodrigues, José Antonio Bruno e os demais. Na largada, Rick Mogames saiu na frente, mas uma rodada na primeira volta o deixou em terceiro, assistindo a um bom duelo entre Edson Yoshikuma e Lara Campos, este estreando um novo VW. A quarta posição era disputada por dois Passats, o de Vicente Correa e o de João Franco. Mas o pega melhor era o de Yoshikuma vs. Lara, com muita alternância de posições. 


Uma tentativa de ultrapassagem na freada da Curva do Esse, porém foi mal sucedida e Lara Campos acabou chocando-se com o Passat da Equipe Marshall Lester. Apesar do tranco, ambos continuaram. Yoshikuma permaneceu na frente e Lara só perdeu uma posição, para Mogames, recuperando-a depois e alcançando o primeiro lugar na última volta, quando Edson Yoshikuma abandonou na Ferradura por quebra da junta homocinética. No intervalo entre as baterias, tempo quente. Yoshikuma acusava Lara de haver provocado sua quebra devido à batida. Iria dar o troco, garantia. Felizmente, não houve continuidade. Lara largou disputando a liderança com Mogames, mas o então líder do campeonato teve o motor fundido logo em seguida, o que tornou as coisas mais fáceis para o piloto do Pocket-rocket #5. Assim os protagonistas dessa bateria acabaram sendo Edson Yoshikuma, João Franco e Fernando Moser. Lara Campos foi o quarto e venceu na Geral, com Amadeo Campos em segundo e Vicente Correa em terceiro e numa distante quinta colocação (mas importantíssima para a definição do campeonato), Arturo Fernandes num final de semana em que não conseguiu encontrar um bom motor. Contudo, assumiu a liderança da tabela. Turito passou então à ponta com 60 pontos; 1- Arturo Fernandes 60 pontos, 2- Luiz Lara Campos, 59 pontos, 3- Ricardo Mogames 57 pontos, 4- Amadeo Campos 45 pontos, 5- Amadeo Rodrigues 32 pontos, Jose Antonio Bruno 25 pontos, Edson Yoshikuma 18 pontos.

Melhor volta e novo recorde oficial em corrida foi na 2 volta da 1 bateria do carro 5 com 3 min 24,69 seg media 138,481 km/h 

Caranguejo



João Franco
Edson Yoshikuma 




----------------------------------------------------------------------------------------------

HISTORIA BOA, INTERLAGOS CURVA BICO DE PATO

Depois da largada na reta apontava Mogames, Amadeo Campos,  Lara, Fernando Moser e Yoshikuma, com a troca de posições  na freada da curva 3 entre Lara e  Amadeo Campos. A partir da 3 Lara ultrapassa Mogames  e Mogames ultrapassa Lara no inicio da curva do Café, me lembro que contornava em 2 marcha colocando a 3 marcha no inicio da curva do café a 8300  RPM e vi o Mogames  me ultrapassar na minha  trocar marcha pois ele trocou um pouco mais a  frente, chegamos na curva um  colados, quando na curva 2  o Mogames estoura seu motor, ai  disputa pelo 1 lugar  ficou entre Lara e  Yoshikuma.
Nova disputa pelo 1 lugar pois o Passat de Yoshikuma  ultrapassava os VW  nas retas com seus motores AP em torno de 180 HP ainda não faziam curva, proporcionando uma disputa emocionante pois os VW no miolo principalmente nas curvas de media e baixa eram bem mais rápidos e foi o que ocorreu  na curva do  Pinheirinho, o VW de Lara saia  ao lado de Yoshikuma  indo para indo cruzar para o lado de dentro na curva do Bico de Pato quando por 2 vezes havia toque de minha roda dianteira esquerda com roda dianteira direita do Yoshikuma para tomar a ponta na curva do mergulho que era para esquerda, procurava não cometer erro na curva da junção encarava a subida em 3 marcha indo por a 4 marcha a 8.300 RPM ja no final da subida( por sinal é um dos lugares de Interlagos que o cronometro fala, fez bem vira tempo bom, errou perde muito tempo) passava na reta dos box em 4 marcha  a frente do Edson, contornávamos as curvas 1 e 2, outro ponto forte de meu carro, só ia perder a posição do meio pro final do retão, aí iniciava tudo de novo, que corrida disputada, até que na ultima volta o carro do Edson quebrou, para meu alivio, fui receber a bandeira quadriculada.


Depois da corrida , o Yoschikuma reclamou muito, pois alegava que só quebrou sua suspensão dianteira por causa dos toques que o Junior Lara dava com sua roda dianteira esquerda em minha roda dianteira direita na saída da curva do bico de pato.

Jr Lara

Interlagos-Sábado 7 de Agosto 2013

Mais um dia na pista com os amigos, assistimos algumas belas corridas, o público que gosta de automobilismo mais uma vez não compareceu, perdeu belo pegas em todas categorias. A certa altura na Vee seis carros brigavam pela ponta e outros seis ou sete por outras posições, todos andando junto, um belo espetáculo. Para nós foi algo frustante pois depois de largar na pole e abrir mais de um segundo nas duas  primeiras voltas o carro do Heitor superaqueceu e teve que abandonar, mais tarde conto sobre a corrida.

Rui Amaral Jr

Primeira volta Heitor dispara...
Junior Lara foi torcer pelo sobrinho Heitor na foto nós fofocávamos com Zullino, Duran e Fabinho Poppi.
  Os amigos Alvaro e Della Barba...
Pelo jeito do Duran o Fabinho e Zullino estavam falando mal de mim!rs
 Explicava ao Ferraz que a culpa não era minha!!! O Duran só ri!
Marcelo acabou a corrida extenuado, o Omega deu trabalho! 
Don Vittullo explica ao Duran que foi rapidíssimo no Velo Park, Ana Paula e Milton parecem não acreditar, afinal eles também estavam lá!
Já no final do dia com Sueli e Joel 


quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Cobra by Kirkham Motorsport

#54 Cobra 428 com Bob Bondurant e Neerpasch em Nurburgring 1965

Kirkham

Pouco à escrever, apenas mostrar o maravilhoso trabalho da Kirkham Motorsport reproduzindo de forma magistral a criação de Carroll Shelby.











































no Histórias