Na temporada de 73 o Shadow DN2 já usava o potente motor Chevrolet V8 big bloc de 8.100cc aspirado, que desenvolvia cerca de 800 hps, que não fazia frente aos mil e muitos hps dos 917/30. Sem poder fazer frente aos 917/30 a McLaren sai como equipe da CanAm, talvez mais para se dedicar à F.Um onde no ano seguinte contaria com Emerson, um grande patrocínio e uma equipe com três carros.
Southgate projetou o DN1/2 e o sucessor o DN4, um leve chassi monochoque reforçado com fibra de vidro, motor central, usava cambio Hewland de quatro marchas, para grande faixa de potencia dos motores desde as rotações mais baixas era o suficiente.
Diferente do MKI/II o DN4 era um projeto convencional, trazendo em suas configurações muito dos McLaren e outros carros da categoria. Com ele Oliver venceu quatro das cinco corridas da temporada, tendo seu companheiro de equipe George Follmer, como segundo nas três primeiras. Foram campeão e vice, na última prova da temporada venceu o McLaren M20 Chevrolet de Scooter Patrick.
Tempos atrás meu amigo Walter comparou os tempos dos Esporte/Protótipos e F.Um com os carros da CanAm. Agora tomei como base Watikns Glen 1973 quando os carros CanAm ainda usavam os turbos, e depois 1974 nas vitórias do Shadow.
Watikns Glen
1973
CanAm
Pole – Mark Donohue, Porsche 17/30 Penske -1`38”848/1000
Melhor volta – Donohue – 1`39”571/1000
Jackie Oliver com o Shadow DN2 Chevrolet/Chaparral 8,095cc na corrida virou 1`47”
Formula Um
Pole – Ronnie Peterson, Lotus 72-Cosworth – 1`39”657/1000
Melhor volta – James Hunt, March-Hesket 731 – 1`41”652/1000
1974
CanAm
Pole – George Follmer, Shadow DN4 – 1`38”848/1000
Melhor volta – Follmer – 1`41”883/1000
Formula Um
Pole – Carlos Reutemann, Brabham-Cosworth BT44 – 1`38”979/1000
Melhor volta – Carlos Pace, Brabham-Cosworth BT44 – 1`40”608/1000
NT: Os carros da CanAm pesavam cerca 850 kg e seu motores geravam cerca de 800 hps, os da F.Um 550 kg e seus motores tinham cerca de 450 hps.
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Rui Amaral Jr
Pois é... F1 era maravilhosa, naqueles tempos.
ResponderExcluirMas CanAm era a melhor categoria de todas, com grid lotado, pilotos campeões (Stewart. Hulme, depois Rosberg e Jones, entre outros).
Carros lindos, além de tudo.
Interlagos viu -- mas o público não viu -- um CanAm ganhar corridas, na Copa Brasil de 1972, um esforço maluco do Antonio Carlos Avallone, boicotado pelas equipes brasileiras que sabiam que seriam humilhadas pelos CanAm.
CanAm: a melhor categoria de todos os tempos (depois da Divisão 3 brasileira).
Obrigado, Rui!
Fuçando tempos de volta do Patrick Tambay (piloto Ferrri, nos anos 1980, com vitórias e um vice campeonato), me dei conta de que ele caiu na mesma armadilha que o Luis Pereira Bueno: alugar um carro do John Surtees. O Peroba alugou no Brasil, em 1973, Tambay alugou na sua França, em 1977. Foi um mico para ambos, mas Luis Pereira Buno se classificou e largou; Tambay, nem isso.
ResponderExcluirMas Tambay foi mais veloz no seu Canam, do que pilotando seu Ensign de formula 1, em Watkins glen.
Luiz foi grande! Tambay foi bi campeão em outra fase da CanAm, quando ela passou a usar os carros e regulamento da Formula 5000, vou escrever sobre meu amigo.
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