quinta-feira, 2 de março de 2023

Weber 48 IDA

 

De lado, as duas canetas com os giglês de ar aparecendo!!!


1972 - Cheguei na loja/oficina de mestre Silvano – Pozzi – se não me engano na rua Tabapuã, pedi a ele dois Weber 48 IDA, os coletores, acionamento e poucas coisas mais. Mais tarde ficaria sabendo que aquelas “poucas coisas” eram muito importantes para o acerto deles.

Naquela noite dormi com eles no criado mudo e talvez os tenha examinado umas cem ou duzentas vezes.

Novato no ano anterior já os havia usado, mas novato e em carro alugado não podia dar muitos palpites, muito menos tocar neles.

Naquele ano estava com meu amigo Expedito Marazzi na escola de pilotagem, que nunca fiz, ajudando e preparando meu VW D3. Apesar dos pedidos dele nunca saí na pista com nenhum aluno, muito menos palpitei, estava lá para trabalhar e aprender, não para ensinar.

Tempos depois com o Chapa aprendi muito sobre eles, e com a chegada do Carlão em 82 mais ainda, era um mestre no acerto deles.

Aprendo que as “poucas coisas” eram ou são muitas...

A altura dos coletores de admissão, geralmente combinando com o comando e escapes, cruzados ou quatro em um. As canetas onde iam os giclês, duas que podiam ser F2, F7, F11 e por aí vai, centenas de giclês, brocas para abri-los e medidor. Tudo isso e muito mais acondicionado em uma caixa com divisões, eram centenas de peças e reparos para os dois que os VW usavam, alguns ainda devem ter o privilégio de usá-los.

Hoje meu amigo Roberto Mombelli Jr parece que acordou acelerando com eles, foi essa a impressão que passou ao me dar bom dia no Facebook.

Muitos mais detalhes técnicos eu poderia tentar lembrar, deixei de falar de difusores e outras “cositas”, mas o que nunca esqueço era daquelas quatro bocas sugando o ar para misturar com o combustível, este barulho as vezes era bem audível quando os acelerávamos.       

Com álcool em Interlagos ou no Tarumã os VW D3 faziam cerca de 1.6 km/l no Rio talvez 2km/l, sempre alimentados por bombas elétricas, como já comentei outro dia.

Valeu Roberto, teu sonho me inspirou a escreve estas pequenas lembranças.

 

Rui Amaral Jr




3 comentários:

  1. Tem uma entrevista do Alastair Caldwell, ex McLaren e ex Brabham, que diz que o carro é tudo, o piloto não faz diferença. Acho uma bobagem.

    Mas, só no carro, o que faz a diferença: pneus? Câmbio, aerodinâmica? O acerto?

    É uma soma de coisas, o piloto inclusive.

    É a soma desses detalhes de que nos cknta esse "poat".

    ResponderExcluir
  2. Tem uma entrevista do Alastair Caldwell, ex McLaren e ex Brabham, que diz que o carro é tudo, o piloto não faz diferença. Acho uma bobagem.

    Mas, só no carro, o que faz a diferença: pneus? Câmbio, aerodinâmica? O acerto?

    É uma soma de coisas, o piloto inclusive.

    É a soma desses detalhes de que nos cknta esse "poat".

    ResponderExcluir
  3. Complicado alguém dizer tal coisa, ainda mais quem trabalhou com um certo Rato e um Cadango que caso não me engane rodou 50.000 km para acertar aquele BMW turbo...

    Abração Walter

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr