A partir de 1974 Niki
& Clay e o então DT –diretor técnico- e DS -diretor esportivo- Mauro
Forghieri conseguiram levar a Ferrari 312 B3 à um nível competitivo. Clay foi
vice, apesar de ficar apenas a três pontos do campeão Emerson Fittipaldi com a
McLaren M23 venceu apenas uma vez, enquanto Niki vencendo duas vezes ficou em
quarto no mundial.
1975 com a 312T, genial
criação de Forghieri, o cambio transversal, que já em sua estreia em Montjuic leva
Niki à pole e Clay ao segundo posto na largada. Na trágica corrida Niki bateu
logo na largada e Clay na 23ª volta.
Até então a liderança
do campeonato era de Emerson na McLaren, e para frente uma série de quatro
vitórias e um segundo lugar em Zandvoort na primeira vitória de Hunt na F.Um
com a Hesket. Emerson só voltou a vencer na decima corrida em Silverstone. Niki
tem três corridas apagadas e volta a vencer na última corrida em Watkins Glen,
vencendo o campeonato com dezenove pontos e meio à frente do Rato.
Pois bem...no começo da
semana recebo um e-mail de meu amigo Walter com uma entrevista de Daniele
Audetto, no YouTube, que a partir de 1976 substituiu Forghieri como DS da
Ferrari. Senti uma certa “provocação” de meu amigo e abaixo vou mostrar o link
para entrevista.
1976, chega Nurburgring
décima etapa do mundial e Niki com cinco vitórias, dois segundos e um quarto
lugar domina o mundial com 61 pontos contra 26 de Hunt, o substituto de Emerson
na McLaren.
No primeiro dia de
treinos Hunt faz a volta mais rápida 7`06”500/1000 e Lauda a seguir com 7`07”400/1000,
o que para os 23 quilômetros da pista não é muito. O terceiro é Depailler com o
Tyrrel P34 com 7`08”800/1000.
No sábado, dia da
classificação cai um toró, a volta mais rápida é de Ronnie com a March 761
com 7`27”300/1000 e com a chuva
aumentando o segundo é Vittorio Brambilla também de March com 7`47”400/1000
sendo que todos outros rodaram acima dos oito minutos!
Fica valendo os tempos
da sexta e com Hunt e Niki nos primeiros postos.
Audetto: "Vi
racconto il mondiale rubato a Lauda"
Audetto: "Vou
falar sobre o campeonato mundial roubado de Lauda"
Neste instante vou
ouvindo o vídeo, e escrevendo com livre interpretação a fala de Audetto.
Perdoem alguma falha.
Audetto - aos 5 minutos
e pouco – “Depois do acidente e com Lauda em coma, na verdade não sabíamos qual
a verdadeira situação dele, Enzo Ferrari pede que eu ofereça seu carro a
Emerson Fittipaldi, que mesmo na situação difícil da Coopersucar não pode
aceitar o convite. Depois a Ronnie Peterson que chegou a ajustar o banco pois
eram bem mais alto que Lauda e treinou em Fiorano”. Mesmo no hospital Lauda já
veta a ida dele para seu lugar...e nossas relações ficam difíceis, pois
acredita que eu ofereci seu carro a Emerson e Ronnie”
A Ferrari não corre a próxima etapa em Zeltweg,
e na próxima em Zadvoort vai só com Clay.
Em Monza quarenta dias
após e depois de ficar em uma situação delicada, quando muitos pensaram que não
resistiria Lauda volta e chega no quarto lugar depois de largar com o quinto
tempo, sendo que Clay, que foi segundo na corrida atrás de Peterson largou em nono
e a nova contratação da Ferrari o argentino Carlos Reutmann largar em sétimo!
Era Lauda de volta!
E a posição de Enzo!?
Bem...Tinha uma grande equipe para cuidar muita responsabilidade, e uma vontade
férrea de vencer.
Agora Audetto fala
sobre a corrida.
Audetto – aos 22
minutos – “Lauda e outros pilotos não queriam correr, Emerson presidente da
GPDA -Associação dos pilotos da F. Um – também não e na reunião deles nada
ficou esclarecido e resolveram largar. Chovia em alguns trechos da pista e em
outros estava completamente seca”
Aqui Audetto fala da situação
de Laudo na corrida.
Audetto – “Niki,
campeão do mundo, e com grande vantagem na pontuação do campeonato, psicologicamente
não encarou esta corrida com serenidade. Na largada chovia e apenas Jochen Mass,
McLaren, largava de slics, já que em alguns lugares a pista estava seca.
Trocamos os pneus de Niki e ele partiu furiosamente, Clay assumiu a ponta na
largada e ele estava em sétimo. E foi para cima, fazendo várias ultrapassagens
e...”
Na verdade Niki estava
em décimo e quando bateu estava atrás de Pace que terminou em quarto, vinha
como digo espumando, ou babando”.
Sobre o Japão, a fala
de Audetto é interessante e polemica, vou tentar escrever ainda esta semana.
Muito obrigado Walter, espero
quem goste.
Rui Amaral Jr
Fontes:
link
link
O filme Rush 'hollywoodizou" esse tempo extraordinário do automobilismo.
ResponderExcluirLauda e Hunt, amigos e concorrentes, atraem a atenção da molecada ainda hoje.
E vem aí o filme Ferrari, sobre um peraonagem que não aparece nas pistas: Enzo Ferrari.
Obrigado ao Rui por compartilhar. Ficamos "esfregando as mãos" à espera do próximo capítulo.
Não assisti!
ExcluirEnzo desistiu quando viu Tazio pitando, este vou assistir.
Vou ver o vídeo mais uma vez e o outro que vc enviou mais umas duas!
Vou repetir aqui uma coisinha que sempre que o Binotto faz uma das suas envio no Face aos meus amigos Ferraristas. "Lo sai non nè vero que non te voglio piu..." Ritorna Forghieri, ritorna!