quinta-feira, 17 de janeiro de 2019

Marcos Lameirão na Mercedes Benz Petronas F.Um


  A temporada de 2019 começa com um novo desafio para o engenheiro Marcos Lameirão que assinou em Novembro de 2018 com a Mercedes Benz F.Um como desenhista sênior do departamento de aerodinâmica da equipe
Marcos coeçou  fazendo estágio como mecânico na SILPO aos 14 anos, nas férias escolares, com os saudosos Silvano Pozzi e Rino Genovese. Depois acompanhou um teste de túnel de vento de um F3 no CTA/EMBRAER aos 18 anos nos anos de faculdade (engenharia mecânica na UNIP), desenhou o próprio chassis de kart (chamado CLR) numa operação pequena e ele e o pai ganharam varias corridas e campeonatos...com os conhecimentos aprendidos de aquisição de dados no kart, trabalhou como engenheiro de dados (data engineer) em equipes de F 3, F Renault, e nos Porsche GT3 em corridas longas.
Em 2004 trabalhou na equipe de rallye da Mitsubishi Brasil vencedora do rallye dos sertões e do campeonato brasileiro de Cross country.
2005-06 trabalhou na ZF Racing (hoje JL Racing) como engenheiro.

Marcos e a Ginetta G40.

Em março de 2007 iniciou a sua jornada na Inglaterra com a tarefa de desenhar o Ginetta G50 em 8 meses, modelo assim nomeado para comemorar os 50 anos da fábrica, em 6 anos neste trabalho projetou (como projetista chefe) o G50, G40, G55 e G55-GT3. Alguns destes carros ganharam o campeonato britânico de GT4 seis vezes o o europeu duas vezes entre outros títulos....
Em março de 2013 iniciou na Force India como desenhista sênior no departamento de aerodinâmica ajudando o time a chegar em quarto no mundial de construtores por dois anos seguidos (2016-17) com a menor verba de todos os times.
 Elaborei junto com o Chico alguns aspectos da brilhante carreira do Marcos, tenho certeza que não preciso contar à vocês o tamanho do sorriso de meu amigo quando veio tempos atrás me contar a novidade, aliás à mim e à nosso amigo Ricardo Bock.

Sucesso Marcos!

A Luiza e Chico Lameirão.

Rui Amaral Jr
  



6 comentários:

  1. Sucesso ao Marcos Lameirão, bandeira brasileira na Mercedes! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Sangue bom, vencedor!

    É claro que o mundo da F1 é paradigma de sigilo e controle dos segredos industriais, mas seria muito interessante se, de algum jeito, o público pudesse ouvir falar do que são os experimentos e as potencialidades da engenharia na F1 do século XXI.

    Quem sabe o "Histórias"...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns e sucesso !! Muito sucesso merecido pela competência e esforço. Tive sorte de conviver com ele nos kartódramos da vida...sempre atento e centrado.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr