Lá na frente Camilão e a Ferrari 250 GT transformada pela Drogo, Emilio Zambello e a Alfa logo atrás Bird Clemente vem de lado com a Berlinetta #21, e a #35 de Carlos Erimá.
Rui, eu estava aí... GP IV
Centenário, Rio de Janeiro, Barra da Tijuca. Os boxes ficavam em frente de
minha atual residência.
A Simca Tempestade com Ubaldo Cesar Lolli num rodopio, Luiz Pereira Bueno escapa...
Camilão e a Ferrari sendo perseguido pelas Simca Abarth de Jaime Silva e Ciro Cayres.
Bird, Emilio e Piero...
Eu tinha 14 anos. Eu e meu irmão mais
velho vínhamos de carona com um vizinho e ficávamos preferencialmente na praça
do "O" que ficava no final da reta dos Boxes. Inesquecível ter
assistido aos diversos carros com características diferentes fazendo as 3
curvas da praça para pegar o retão da praia. As berlinetas vinham "de
lado" já a uns 20 metros antes do ápice das curvas, todas de 90°, as duas
primeiras com uma inclinação de uns 15° e a de junção com a praia plana.
Assistir Bird, Luizinho, Lameirão,
Marinho, Ciro Caires, entre dezenas de outros ficou gravado a fogo em nossa
memória.
Simcas, Gordinis, Berlinetas, Alfas,
Vemags, Malzonis, Fuscas, Alpines, Ferrari, Simcas Abarth, JKs, Karmann Ghias,
tínhamos equipes, tínhamos indústrias apoiando o esporte, inesquecível.
Um dia que um cara embriagado pegou
uma Alfa da equipe que tinha parado no box e roubou o carro para "dar uma
volta" e nesta volta atropelou e matou um guarda que continha o público
foi um dos dois momentos tristes. O outro foi quando uma Simca Abarth perdeu
uma roda traseira no final da reta da praia e ela atingiu um espectador no
peito. Não vi os acidentes embora tenha visto a Alfa no box com o para-lamas
amassado.
Rapazes e moças, não perdi uma
corrida neste circuito. Confesso que amava os dias de corrida.
Carlos Mano
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Da foto acima de Piero Gancia empurrando a Alfa Zagato no GP VI Centenário na Barra da Tijuca, comecei à papear com o Carlos e acima o depoimento que pedi...valeu Carlos.
Obrigado Chambel pela assessoria técnica!!!
Um abração à todos
Rui Amaral Jr
A história é genial e as fotos são ainda mais.
ResponderExcluirCom esses carros, nesse circuito de rua (literalmente), definitivamente era o automobilismo como campo de provas.
Caro Walter, no primeiro post que fiz sobre a corrida Don Nardini explica a confusão com a Ferrari do Camilão, que era uma 250 GT e foi transformada pela italiana Drogo, e nunca foi homologada pois Enzo não admitia que uma Ferrari particular fosse mais rápida que suas GTO! Aqui também deu confusão entre "seo" Chico e o sobrinho Camilo. Guardo estas fotos da Auto Esporte num caderno desde aquela época!
ExcluirUm abraço.