Heládio, Ney, Bird, Jean, Alex, Pedro Vitor, Chico...
............, caro
amigo RUI, faz algum tempo que não escrevo algumas linhas em seu blog. Também,
não tinha alguma novidade a contar e só para encher lingüiça, não faz muito o
meu gênero. Mas agora, há algo a se dizer.
Fomos gentilmente convidados por ALEX DIAS RIBEIRO a ir ao aniversário de 50
anos da EQUIPE CAMBER. BIRD CLEMENTE,
JAN BALDER, INGO HOFFMANN, PAULO GOMES, LITO CAVALCANTI e FLAVIO GOMES, éramos
os de fora, mas a festa estava com muita gente de BRASÍLIA, todos a prestigiar os
membros dessa famosa EQUIPE CAMBER .
Sempre falei que a bastante tempo atrás , houve duas grandes
escolas de automobilismo . A primeira, tanto pela época quanto pelo nível de pilotos que de lá saíram,
sem dúvida alguma foi a EQUIPE WILLYS. Desde que ela nasceu pilotos como BINO
HEINS, EUGÊNIO MARTINS, LUIZ PEREIRA BUENO, WILSON FITTIPALDI, CARLOS PACE,
BIRD CLEMENTE, EMERSON FITTIPALDI, CAROL FIGUEIREDO, TERRA SMITH e tantos
outros eram de um nível altíssimo em que culminou de quatro deles terem chegado 'a FORMULA UM, sendo que EMERSON FITTIPALDI foi CAMPEÃO MUNDIAL por
duas vezes .
A segunda grande escola sem
dúvida a EQUIPE CAMBER em que dela nasceram ou se formaram pilotos do nível de
ALEX DIAS RIBEIRO, PUPO MORENO e NELSON PIQUET, todos chegando também 'a
FÓRMULA UM, sendo PIQUET TRI CAMPEÃO MUNDIAL .
As comparações em automobilismo
são inerentes e inevitáveis , não tem
outro jeito . Hoje, olhando para trás não tenho dúvida alguma que o trabalho
para lá de corajoso da turma da EQUIPE CAMBER
foi mais grandioso, devido ao
facto de terem feito tudo a """" unha
"""" literalmente e
principalmente sem recursos algum. O famoso PATINHO FEIO não me deixa mentir
.......!!!!!!! A sua aerodinâmica para
lá de esdrúxula, mas o carro em si extremamente importante para o nosso automobilismo de competição
demonstrando a saga desse TEAM . Eles cresceram tanto na técnica como no
"""" acreditar em chegar lá """""
nas dificuldades enfrentadas, no meio do nada, pois a época BRASÍLIA não existia automobilisticamente
falando. Eventualmente , somente uma coisa ajudou esses rapazes que foi o
desenho de suas ruas ......!!!!! Não tinha praticamente esquinas, eram apenas
curvas de média é de alta velocidade, além de
é claro da inexistência de radares .
Imaginem os """" rachas
"""" ````a noite, deixava essa rapaziada super afiada....!!!!!!
Todos sem exceção eram muitíssimos
rápidos nesses tipo de curvas ......!!!!!!!!
A bem da verdade, de um
jeito ou de outro o trabalhos dessas duas EQUIPES a WILLYS e a CAMBER, ainda em se olhando para
trás mais uma vez, foi a coisa mais importante que aconteceu no automobilismo
brasileiro até ao presente momento . Escrevo isto sem medo algum de errar.
Espero, rezo , para os cartolas de um modo geral, reconheçam seus erros
ao colocar à disposição dos
jovens pilotos de hoje essas famigeradas
MONOMARCAS, uma tremenda falácia . O exemplo está aí, há vista de quem
tenha seus olhos abertos. Fora o fruto dessas duas EQUIPES, e está claro de
AIRTON SENNA, que resultados efetivos o nosso automobilismo TUPINIQUIM teve
mundialmente falando. .......?????????????
Ainda, além disso com
problemas adicionais que são a perda de
AUTODROMOS famosos como o do RIO de
JANEIRO (((( este , um assalto à mão
armada .....????)))))))) e o da própria cidade de BRASÍLIA , um caso a ser
resolvido seriamente. Aos amantes do futebol, imaginem se só houvesse o estádio
do MARACANÃ será que o BRASIL teria vencido campeonatos mundiais? NO
AUTOMOBILISMO é a mesma coisa, não podemos nos dar ao luxo de perder nossas
praças de velocidade . Uma infâmia......!!!!!!!
Sei que no momento pessoas
estão com idéias para colocar o """" trem nos trilhos
"""“, se esta claro não houver obstáculos à frente , pois a
coisa já é difícil sem estes, imaginem
com eles .......!!!!!!! Uma categoria REALMENTE ESCOLA se faz necessária. Peso
potência igual ao KART, pneus estreitos STREET, sem apêndices aerodinâmicos,
eis o caminho, além de vários fabricantes de chassis e por que não de motores
......!!!!!!!
Ao ALEX meu muito obrigado pelo convite
realmente foi muito legal apenas no próximo talvez tenha que ter um hiato menor,
pois mais dez e não sei se estarei em pé
.....!!!!!!!!
A toda a EQUIPE
CAMBER abraço amigo
CHICO LAMEIRÃO
BLOG DO JOVINO
No excelente Mocambo muitas fotos da festa, obrigado Jovino, um abraço.
- Quando garotote eu via na pista de Jacarepaguá e nas revistas um protótipo que era chamado de "Camber".
ResponderExcluir- O protótipo que conheci como "Patinho Feio" era outro !!!
Sim...seu pai ficou de escrever sobre!!!!!
ExcluirUm abração Nino!
"...não podemos nos dar ao luxo de perder nossas praças de velocidade. Uma infâmia......!!!!!!!" Olhem isso. Foi o Chico Lameirão quem falou. Brilhante, o Chico, além do grande piloto que sempre foi.
ResponderExcluirCaranguejo
Quando vi fotos do Lameirão na festa de lançamento do filme, pensei: "Oba!, logo vem história no 'Histórias'!"
ResponderExcluirChamamos nossos protótipos de 'pato feio', porque somos muito rigorosos conosco mesmos, uma pena.
A verdade é que o Câmber é a prova da utilidade do automobilismo de competição para o Brasil: é um campo de desenvolvimento tecnológico e inovação.
Eu sou NEY ARRUELA.Afoto acima é da festa dos 40 anos.o nosso GRANDE AMIGO ENIO GARCIA ja partiu para o andar de cima a alguns anos.
ResponderExcluirPronto Ney já corrigi, não conheci o Enio, infelizmente, um abraço.
Excluir