Jorge Letry o Carcará e Mario "Marinho" Cezar de Camargo Filho, em Interlagos.
Retão de Interlagos ao fundo a saudosa curva Três.
Ao Volante Norman Casar, de óculos Jorge Letry e boné Rino Malzoni.
"Caro Rui, bom dia.
Com respeito
ao motor do Carcará, quero informar que chegou no Rio para procedermos a aferição da marca, equipado com um motor de mais de 100 CV, e durante os
primeiros testes em que notamos o problema de estabilidade direcional, sofreu
um engripamento em um dos pistões e deve ter perdido em torno de 10% da
potência, este fato era muito comum nos Motores DKW porque para obtermos melhor
potência, trabalhávamos com mistura bastante pobre, em torno de 16 : 1 quando o
certo seria de 15 ou 14 : 1, isto em função da perda de parte do poder de
queima da gasolina 100 / 130 octanas em que adicionávamos óleo Castrol R, que
prejudicava menos que os óleos 2 Tempo normais. Isto provocava um aumento de
temperatura na câmara de combustão que fazia com que o pistão dilatasse ao
ponto de prender nas paredes dos cilindros aumentando o atrito e, as vezes,
prendendo os anéis de seguimento e prejudicando a compressão do Motor.
Tínhamos motor de + ou – 98 CV e
poderíamos ter trocado mas o problema de estabilidade era mais importante e
tínhamos pouco tempo para efetuar o teste, resolvemos então não substituir o
motor, certo.
Rui creio que era isto que você
queria saber.Qualquer dúvida entre em contacto.
Grande abraço,
Crispim "
Crispim "
O CARCARÁ foi uma criação do Departamento
de Competição da VEMAG comandado por Jorge Letri, junto com Rino Malzoni e
Anisio Campos, feito para estabelecer o record Brasileiro de velocidade para
veículos até 1.000cc . Sua história é contada em muitas publicações e blogs e
sites, aqui quero contar uma parte desta história que me foi contada pelo
Crispim uns trinta anos atrás.
Ontem liguei para o Crispim e perguntei se ele
lembrava de ter me contado, e ele com aquela simpatia de sempre começou a
contar de novo , ai eu disse põe num e-mail e me manda . Hoje ao abrir meu
e-mail vejo ele contando o que segue .
Comentário e considerações minhas no post original de 14 de Abril de 2011, ao meu caro amigo Crispim meu muito obrigado, minha amizade e o respeito de sempre, um abração meu amigo.
Aos amigos João Carlos Bevilacqua e Fabio Farias.
Rui Amaral Jr
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.
Rui Amaral Jr