terça-feira, 12 de janeiro de 2016

A aerodinâmica...

...em 1973 ainda era algo muito distante dos dias atuais quando no túnel de vento e moderníssimos  computadores os engenheiros especializados vão buscar milésimos de segundo para adicionar nos carros, e era assim em 73  que eles testavam...

 Ickx - Ferrari 312B3
  Amon - Tecno E731
Lole - Brabham BT42 
 Emerson testa o aerofólio baixo no Canadá. 
 Follmer - Shadow DN1
 Hill - Shadow DN1
 Howden Ganley - Iso/Frank Willians
 Merzario - Ferrari 312 B3 
 Ronnie em sua Lotus 72E de teste em Monza 
Nas duas fotos Antonio Bronco, ops descupem o Bronco era um amigo de Biju Rangel quando foi para F.Um usou o nome de Rick von Opel! Ensign N173

 Stewart - Tirrel 005


Rui Amaral Jr


3 comentários:

  1. Esos eran coches bellos Rui, y no los horribles actuales.
    Mi preferido de ese 1973 es el Tecno.
    Abrazo!

    ResponderExcluir
  2. Esses carros de 1973 eram bem bonitos. Nem todos correram aqui no Brasil. A Ferrari usou o modelo de 1972; a Tecno não correu na América do Sul; mas eu vi muitos desses e eram lindos!
    Me chamou a atenção as inúmeras versões aerodinâmicas da Ferrari de 1973 (temos duas, nesse 'post'), todas fracassadas. O mesmo carro, todo modificado, andou muito bem em 1974.
    Esse bico da Tyrrell é genial: um Tyrrel com cara de Lotus! Um arquirival copiando ao outro. Mas a Tyrrell só foi para o formato cunha em 1974. Voltou para o bico redondo em 1976.
    Concordo com o Juah que esse Tecno era muito lindo. E fotogênico: tem poucas fotos dele na web, mas são muito lindas.
    Mas a minha configuração favorita é a das Lotus de 1973, com aerofólios enormes, aletas laterais grandes, asas afastadas do câmbio. Essas eu vi, vi ganhar o Gp do Brasil de 1973.
    E também vi perder o título de 1973, numa burrice rara de Colin Chapman.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr