terça-feira, 11 de novembro de 2014

Nas duas e quatro rodas!

Tazio Nuvolari
Tazio na Auto Union 1938, quando ninguém mais podia vencer ele era chamado!
 Em Monza 1928



Comentando hoje no blog de meu amigo André com o Borgmann a bela foto de Mike The Bike em Interlagos falamos dele de Big John Surtees e citamos outros grandes nomes do motociclismo. 
É complicada e tarefa de sair das duas rodas e passar para as quatro e não foram muitos os que conseguiram à contento, mas também é complicado para mim lembrar de todos, e com minha habitual mania de nada consultar vou escrevendo ao vento e vou tentar me redimir um pouquinho aqui.
Falamos do Expedito Marazzi que era bom nas duas e quatro rodas mas deixei de lado tantos e tantos pilotos que admiro tanto e que jamais poderia esquecer.
O assunto dessa transição foi motivo de muitos papos com o Expedito mais de trinta anos atrás. A maior dificuldade para o motociclista quando pilota um carro é a aproximação das curvas, a freada que nos carros é muito mais “lá dentro“, o contorno das curvas que mesmo hoje em dia o das motos é mais lento e a retomada quando transmitir a potencia ao solo é mais difícil numa só roda, acredito que não mudou muito ou então veríamos o grande Valentino Rossi pilotando uma Ferrari!
E para compensar meu esquecimento vou citar alguns grandes nomes que foram botas nas duas e quatro rodas; os campeonissimos Tazio Nuvolari e Alberto Ascari, também Johnny Cecotto, Adú Celso,  Carlinhos Aguiar, Jean Pierre Beltoise...

Big John 
México em 1970 com a Cooper-Maserati
Com a incrível Norton Manx, no ano de 1955 venceu com ela 68 das 76 corridas que participou.

Expedito
 Na Divisão 3
Com uma Honda 750

Beltoise
 Mônaco 1972 com a BRM.
Com uma Morinni 250cc

Adú Celso
 Com a Yamaha 350 TZ
Na Formula 2.

Mike "The Bike" Haiwood
 Com a Surtees TS19
E a MV Agusta



8 comentários:

  1. É complicado nos dois sentidos ......... O som das TZ 350 acelerando era demais.

    ResponderExcluir
  2. Olá Rui,
    Sabemos que quanto maior a velocidade de uma roda, mais ela tende a manter seu eixo paralelo ao solo, é muito difícil alterar sua trajetória...quem já andou de bicicleta? Certa feita, perguntaram a Valentino Rossi qual fora seu maior problema quando assumiu as motos GP. Ele, franzino, magricela, disse: meu maior problema com toda essa potência é puxar a moto para dentro da curva. Hoje vemos ainda o Valentino, mas também o formiga atômica Márquez, que simplesmente se atira para o lado de dentro ao executar a curva, desde a tomada, puxando a moto. Há anos atrás, se via na moto GP o piloto raspando o joelho (saboneteira) no asfalto para puxar a moto, era algo sensacional. Muitas rótulas de joelho foram repostas em hospitais por esse motivo. Hoje, vemos os pilotos de Moto GP esfregando o cotovelo no asfalto. Lógico que isto não é para efeito estético ou plástico...é que a motocicleta chegando no final do retão a mais de 300 kph você vai dar ter de puxar prá dentro. E quando tem um "S" logo depois, é aquilo que se vê. Rui o filminho do Mike é sensacional...no capacete dele se vê o logotipo MV, tal qual o grande Giácomo Agostini (Ago) que também foi campeão por muitos anos com a MV Agusta. Certa ocasião, o nosso grande Adu Celso dos Santos esteve em Tarumã para demonstrar a sua Yamaha TZ350 monoshock prerparada por seu menos grande mecânico Ferry Swaep. Quando eu chegar no final do retão, na tomada da 1, disse ele, vou reduzir a marcha e começar a escorregar de traseira. Em seguida, volto à aceleração total. Ficamos ali, para ver. Em duas rodas, a escorregada de traseira foi sensacional. Coisa dos grandes. Adu também já se foi, para comentar com Expedito as manobras. Um abraço.
    luizborgmann

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Borgmann é complicado eles são minúsculos e trazer a moto não é fácil, sou motociclista mas com 1.90m e pesando 90 kg não posso nem pensar em sentar numa dessas! O 1º que vi colocando a moto de traseira nas curvas foi Giacomo que substituiu Mike que substituiu John nas maravilhosas MV-Agusta. Adu é um nome um pouco esquecido assim como o Edgard Soares lá no alto os três devem estar com suas motos!

      Um abraço

      Excluir
  3. Rui,

    ótimas lembranças... e eu desconhecia esse lado '2 rodas' do Tazio Nuvolari...

    abs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é André como diz o Caranguejo nas duas rodas ele era apenas ótimo, nas quatro...

      Um abraço

      Excluir
    2. Faltou lembrar o resgate que ele fez do REgazzoni, em Kyalami / 1973. Pegou fogo para salvar o cara.

      Excluir
    3. Sim Walter, acredito que o Caranguejo ou eu já comentamos sobre a panca do Rega e a bela atitude do Mike, vou ver e é um belo tema p/ um post. Tem um comentário do Chico p/ vc, no próximo post da F.F eu coloco.

      Abs

      Excluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr