terça-feira, 9 de abril de 2013

Na F. VEE com Heitor

Heitor Luciano Nogueira Filho

Após a segunda etapa do Campeonato Paulista de FVee, onde nosso motor foi aberto na verificação técnica, aproveitamos para fazer uma revisão e descobrimos que as bronzinas já apresentavam algum desgaste e resolvemos trocá-lãs. Isso nos obrigou a fazer um novo amaciamento no primeiro treino da quinta feira, o que logicamente foi feito " de acordo com o manual " kkkkkk
Nos treinos seguintes fomos avaliando se não ocorreram mudanças significativas no comportamento do motor o que implicaria em um ajuste do mapa da injeção. Depois do segundo treino notamos que o motor estava trabalhando mais " pobre" e demos uma pequena " enriquecida" no mapa.
Na sexta feira pela manhã caiu uma bela chuva em SP e com isso resolvemos não participar do primeiro treino, já que tínhamos feito alguns ajustes no alinhamento do carro visando conseguir aumentar nossa velocidade de contorno nas curvas, e com essa condição de piso molhado, não teríamos as condições para avaliar a mudança. Felizmente a chuva parou e a pista começou a secar rapidamente e para o segundo treino a pista já estava em cerca de 85% das condições, apresentando apenas alguns pontos ainda com umidade. Saímos para a pista e logo nas primeiras voltas já senti os efeitos da mudança e num primeiro momento nossos tempos pioraram ao invés de melhorarem, mas comecei a entender melhor o comportamento do carro e modifiquei um pouco a minha pilotagem e no meio do treino já tínhamos alcançado uma marca semelhante à melhor que eu tinha feito com o alinhamento " antigo" . Parei nos boxes e alterei um pouco a calibragem dos pneus visando aproveitar melhor o novo comportamento do carro. Entrei novamente na pista e agora com a calibragem dos pneus mais acertada, comecei a exigir o máximo do carro e fui gradativamente abaixando o tempo até chegar a uma marca de 2.03.35, que era meio segundo mais rápido do que a marca anterior !!!! Finalizamos nosso trabalho de sexta feira e fomos descansar para estarmos 100% no sábado.
O sábado amanheceu com sol forte e já anunciava que os motores boxer refrigerados a ar passariam por uma prova de fogo !!!





Logo que abriram os boxes para a Tomada de Tempos já entrei na pista e andei forte. Logo após minha primeira volta, quando entrei no S do Senna pude notar alguns carros batidos e em uma fração de centésimos de segundo já fiquei alerta sobre algo de estranho que estava acontecendo...quando mudei a trajetória para fazer a segunda perna do S e a suspensão apoiou no lado esquerdo, imediatamente começou a escorregar de frente. Havia muito óleo na pista. Na minha cabeça passou o filme de o carro saindo da pista e espatifando-se junto com os outros, tive o reflexo de voltar o volante para a posição reta e acelerei tudo para tentar " alongar" a rodada e sair fora do lado externo da curva. Por um milagre a manobra deu certo e acabei rodando bem longo, indo parar no lado externo do Sol, escapando do guard-rail externo da segunda perna do S. Ainda desengatei o carro e deixei ele ir rodando de marcha ré para me afastar o mais longe possível daquele cenário de destruição.....quando o carro entrou na grama, acionei os freios , vi que não vinha ninguém, engatei a primeira e me mandei dali. As bandeiras vermelhas já estavam por toda a pista. Entrei nos boxes e o Guerra me informou que havíamos assinalado a melhor volta até aquele instante e ficamos aguardando a decisão da direção de prova. O que ocorreu foi o rompimento de uma mangueira de óleo do radiador do carro 7 exatamente entre a primeira e segunda perna do S e foi vazando óleo até o fim da reta oposta. Logo depois veio o carro 12 , escorregou no óleo e bateu de frente nos pneus, 5 segundos depois veio o 36 e ia bater no meio do 12, mas o piloto teve o reflexo de virar levemente para a esquerda e com isso bateu nos pneus e não no 12. Mais 3 segundos e veio o 82 e bateu a 1 metro do local que estava o 36. Cinco segundos depois foi a minha vez de passar pelo local, felizmente sem conseqüência alguma além do susto. Ai já agitaram a bandeira de pista escorregadia e em seguida a bandeira vermelha.



Após vinte minutos, espalharam o produto para absorver o óleo e liberaram a pista, embora ainda estivesse com resíduos do óleo e do produto. Fui fazendo as voltas e indo de forma gradual no local do acidente, pois não queria correr o risco de bater o carro. Fui aumentando a velocidade até o ponto da ultima volta a pista já estar praticamente 100% e consegui uma boa volta com 2.03.195, o que deixou com a POLE-POSITION da 3a Etapa !!!
Finda a Tomada de tempos, não havia nada a ser feito no carro além do abastecimento e foi exatamente o que fizemos....apenas abastecemos o carro.
Após realizarmos a volta de apresentação, alinhei o carro na marca do Pole e aguardei pelas luzes vermelhas . Uma, duas, três, quatro e APAGARAM !!! Larguei bem não deixando o carro destracionar demasiadamente e já tomei a linha do meio para entrar no S do Senna. Fiz toda a primeira volta em primeiro, mas na hora da subida após a Junção sofri o inevitável, eu sendo o líder era o único que estava " de cara pro vento" e com isso todos de trás usaram o vácuo menos eu...pouco antes da linha de chegada fui ultrapassado por três carros, caindo para quarto, mas não me preocupei pois sabia que isso iria acontecer. Agora que estava atrás de alguém, era a minha vez de usar o vácuo, e assim o fiz...Ultrapassei dois carros e o terceiro quebrou, me deixando na liderança até com uma certa folga, deixando o segundo longe do meu vácuo. No entanto após umas três voltas, senti o carro perder estabilidade principalmente nas curvas para a esquerda e também uma queda na eficiência dos freios. O segundo começou a encostar novamente e eram dois carros , o Nenê e o Gláucio. O comportamento foi piorando e na 10 volta quando tentei defender a posição na freada do Lago as rodas dianteiras bloquearam devido ao problema nos freios e eu passei reto, fazendo a volta na área de segurança o que me fez perder a liderança , o segundo e terceiro lugares, caindo para quarto. Entendi que havia algo bem errado e imaginei que teria que mudar meus pontos de frenagem, antecipando-os em 50 metros para não correr novamente o risco de perder novamente a freada. 



Rapidamente me adaptei à nova situação e comecei a encostar no terceiro, o Zaza com o carro 71. Dei o bote nele no Bico de Pato e comecei a encurtar a distancia dos dois ponteiros reduzindo a desvantagem de 5 segundos para 1 segundo na última volta, mas sem tempo para fazer mais nada, preferi ficar com a terceira posição , que foi muito bom devido à situação do carro. Após o término da corrida , imediatamente sai do carro e fui ver o que tinha causado essa queda de performance na suspensão e nos freios. Descobrimos que o cubo de roda traseiro direito estava danificado, gerando uma excessiva folga de mais de 3 graus para todos os lados !!!! Com essa folga toda além de logicamente acabar com a precisão da suspensão, o disco movendo-se nas retas afastava as pastilhas e no momento da freada, ao invés dele frear instantaneamente, ele tinha que primeiro " encostar" novamente as pastilhas e só depois iniciaria a frenagem....
Depois que vi o tamanho do problema, fiquei bem satisfeito em ter finalizado em terceiro lugar, o que me tirou da sétima colocação do campeonato e me colocou na terceira posição, apenas quatro pontos atrás do líder Fernando Monis.

Heitor Luciano Nogueira Filho


Gláucio, Nenê e Heitor


GRID

1o.- Heitor Nogueira Filho - # 55 - HT Guerra/MK - 2m03s195
2o.- Matheus Jacques - # 14 - Vivo Sabor/Kalena - 2m03s265
3o.- Luis Nenê Finotti - # 0 - LF Comp. - 2m03s790
4o.- Fernando Monis - # 34 - Monis Racing/TJ Comp. - 2m.05s.146
5o.- Rodrigo Rosset - # 19 - Ramazza Seguros - 2m05s522
6o.- Marco Vale - #44 - San Race - 2m05s.607
7o.- William Daulisio - #71 - Epenezer/Wessler - 2m05.702
8o.- Arthur Leme - #51 - Alfia Peças - 2m06s.243
9o.- Glaucio Doreto - #89 - Emilio Conf - 2m06s493
10o.-Sandro Freitas - # 17 - San Race - 2m06s702
11o.-Kenner Garcia - #12 - Competikar - 2m.07s369
12o.-Daniel Ebel - #32 - TJ Comp. - 2m.08.s323
13o.-Bruno Leme - 378 - Alfia Peças - 2m08s.335
14o.-Marcelo Chamma - #30 - LF Comp. - 2m08s.479
15o.-Cristiano Gameiro - # 82- Vee Racing - 2m08s994
16o.-Flávio Matheus - #36 - TJ Comp. - 2m10s.741
17o.-Eduardo Dias - # 8 - San Race - 2m10s973
18o.-Eduardo Leal -  #13 - 2m.16s463
19o.-João Tubino Neto - #50 - s/tempo


FINAL

1o.- Luis Nene Finotti - # 0 - LF Comp. - em 12 voltas e 25m27s585
2o.- Glaucio Doreto - #89 - TJ Comp/Emilio
3o.- Heitor Nogueira Filho - #55 -HT Guerra/MK
4o.- William Daulisio - #71 - Epenezer/Wessler
5o.- Kenner Garcia - # 12 - Competikar
6o.- Eduardo Dias - #8 - San Race -
7o.- Sandro Freitas - #17 - San Race
8o.- Marcelo Chamma - # 30 - LF Competições
9o.- Emilio Padrón - # 7 - EF Preparações
10o.-João Tubino Neto - #50 - Tj Competições




FOTOS: Ana Luiza Andreoni, Rodrigo Ruiz, Pavan Fotografia, Diogosil e Marcus Pavan.




Um comentário:

  1. Hermosa categoría escuela de monopostos; lástima que luego los pilotos terminan pasando a categorías de autos cerrados, ya que cada vez en latinoamérica hay menos carreras de autos de fórmula...
    Abrazos!
    http://juanhracingteam.blogspot.com.ar/

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Rui Amaral Jr