POLEMICA?!
Ayrton
Bellof
Se existe algo que me apaixona no automobilismo é mesmo essa dualidade, uns vêem a corrida de uma forma, outros de outra, até mesmo quando somos nós que estamos acelerando continua a existir este sentimento.
Quantas vezes, sentados num carro de corridas achamos que estamos bem, para depois os cronômetros mostrarem algo diferente, e quantas vezes pilotando de maneira limpa e suave, nos admiramos dos tempos mostrados pelos cronômetros!
É assim com quem está lá dentro, e com quem apenas observa!
“Stefan Bellof Mônaco 1984"
Texto Joe Saward “O Grand Prix de Mônaco de 1984 será sempre lembrado como a corrida em Ayrton Senna ia vencer caso não tivesse sido barrado antes pelo Fiscal de Pista Jacky Ickx. Foram corridas apenas 31 das 78 voltas previstas e todas sobre forte chuva. A largada foi retardada e ocorreu a costumeira batida com escapadas na primeira curva, que eliminaram as duas Renaults; mas à frente estava o pole Alain Prost com sua McLaren-TAG trazendo com ele a Lotus-Renault de Nigel Mansell. Ayrton Senna que havia largado em 13º em sua Toleman havia subido para nono e Stefen Bellof, que se classificara em vigésimo com sua Tyrrel normalmente aspirada, ocupava a 11ª posição.
Dez voltas depois de iniciada a prova, Senna estava em sexto e Bellof em oitavo. Mais adiante, Mansell assumiu a liderança, mas após um punhado de voltas perdeu o controle do carro e bateu de forma bem visível para o publico. A esta altura, Senna havia ultrapassado a Willians de Keke Rosberg e a Ferrari de Rene Arnoux para assumir a terceira posição. Niki deveria ser a próxima vitima. Senna o apanhou na volta 19. O austríaco rodou algumas voltas depois, no momento que Bellof havia deixado Rosberg para trás e ia ao encalço de Arnoux. Ele assumiu a terceira posição na volta 27. Senna se empenhava meio minuto atrás de Prost, mas Bellof estava alcançando os dois. Será que o alemão na Tyrrel poderia de fato vencer a prova?
Depois veio a bandeira vermelha e controvérsia. Senna ficou furioso. Esta teria sido sua primeira vitória em um Grand Prix. Ao lado dele, Ken Tyrrel estava irritadíssimo. Se alguém consultar os livros de historia verificará que Rene Arnoux terminou em terceiro no GP de Mônaco de 1984. O lugar de Bellof foi tirado posteriormente nesse ano , quando a Tyrrel foi suspensa de todas as provas, acusada de estar usando combustível ilegal, mas para todos que assistiram à prova ali naquele dia, era Bellof quem ia vencer. E não Prost, nem tampouco Senna.”
Alguma considerações; alguns amigos, entre eles o Tohmé concordam com Joe Saward, revendo a corrida penso que o dia era mesmo de Ayrton, outra coisa que pode até gerar uma certa confusão domestica, sou fã do Leão, apesar da batida!
Na corrida a melhor volta foi de Ayton com 1,54.334 e a melhor volta de Bellof foi 1,54.978 ambas na 31ª volta, não tenho o mapa da corrida para comparar todas.
E finalmente, revendo o vídeo constatei que o narrador já era babão, mas na época era bem menos deficiente que hoje!
Rui Amaral Jr
por Carlos Henrique Mércio-Caranguejo
André Candreva
Mansell bate na liderança, e Ayrton passa Lauda.
A corrida completa
Ayrton Senna iria ganhar essa corrida e ponto final. Na verdade ganhou!
ResponderExcluirTodo o resto é fruto da teoria da conspiração, que persiste desde 1984.
Já sei, já sei.
Vai chover comentarios me chamando de viuva.
Para esses, tenho a resposta na ponta da lingua, mas como sou educado e respeito o "capo" do blog, vou ficar quieto.
Romeu
TREMENDA VIAGEM!!!
ResponderExcluirObrigado Paulo e Romeu.
ResponderExcluirDe uma foto me veio a ideia deste post, comecei a escrever e fui rever a corrida e procurando em meus arquivos vi que Senna fez a melhor volta 600/1000 mais rápido que Bellof.
Romeu, aqui você sabe, a casa também é sua!
Um abração
Rui, en ese 1984 yo no seguía la F1; luego de 10 años mirando carreras, me había "alejado" llegado el retiro de Reutemann. Igualmente, siempre había leído que "le robaron el triunfo a Senna", pero desde hace un tiempo estoy leyendo mucho que Bellof podría haber sido el verdadero ganador. Pero son todas especulaciones, una pequeña patinada en una curva por la lluvia, y el guardarrail podría haber terminado con la carrera de cualquiera de estos dos héroes...
ResponderExcluirAbrazos!
Grande Rui,mas que foi uma corridaça, isso foi!!!
ResponderExcluirPara mim, ficou marcada como "A corrida de Ayrton".
ResponderExcluirOs Tyrell foram expulsos do campeonato de 1984 por um monte de irregularidade, tais como colocar chumbo na água da injeção para ficar no peso do regulamento, fazer furos no assoalho o que é proibido, colocar aditivos (na água) para aumentar a octanagem da gasolina...acredita-se que só em lastro tenha quase 50 kgs a menos...só porque ele morreu ele foi endeusado. O Stefan Bellof não foi um grande piloto, assim como Alboreto não foi um grande piloto, Alboreto levava 1 segundo por volta do Berger na Ferrari, já De Angelis era um grande piloto (derrotava facilmente o Mansell na Lotus, Piquet algo que o não conseguia na Williams)
ResponderExcluir