A Chaparral Cars , criada por Jim Hall e James Sharp , decide no final de 1969 abandonar a categoria Esporte Protótipos por uma série de razões e volta-se à CanAm campeonato na época de muito prestigio disputado no Canada e EUA , dominada então pela MacLaren . Com a chegada dos novos pneus de perfil baixo e muita aderência ( pré slic ), os dois Texanos , projetam um carro para aproveitar a nova tendência . Extra oficialmente sempre contaram com o apoio da GM , embora essa negasse , e agora junto com a Firestone , construíram o primeiro carro a adotar o efeito solo . Ao contrário de Chapman que aproveitava o ar que passava por baixo do carro , eles "simplesmente" construíram ventiladores , tocados por um motor de dois cilindros e 45 hp , para sugar todo ar debaixo do carro e cola-lo na pista .
Para isso contavam com saias em toda volta do chassi , eram feitas de um material novo o Lexan , apoiadas em laterais com molas pressionavam até que tocassem no solo , e com o ar aspirado pelos extratores grudavam o carro a pista . Junto com os novos pneus Firestone o carro vai para pista e se torna imbatível . Ao contrário do Lotus que precisava de velocidade para aumentar a aderência , o Chaparral 2J tinha aderência em qualquer tipo de curva , pois o efeito solo estava sempre sendo produzido pelos extratores de ar .
A pelicula de Lexan que com o motor de 45 hp que sugava o ar , grudava o carro ao solo .
Seu motor era um Chevrolet de 7.600 cc , o cambio como nos carros de Esporte/Protótipos automático de duas marchas . Suspensão por triângulos seu esquema de chassi era convencional .
Seu motor era um Chevrolet de 7.600 cc , o cambio como nos carros de Esporte/Protótipos automático de duas marchas . Suspensão por triângulos seu esquema de chassi era convencional .
Sua estreia foi em Watkins Glen pilotado por Jackie Stewart e depois por Vic Elford . O carro era simplesmente muito mais rápido que os outros , freava e fazia qualquer curva numa velocidade muito superior aos demais .
O motor do extrator de ar tinha 45 hp e as rodas traseiras de 15 pol de largura .
Detalhe da grande quantidade de detritos jogada para trás do carro . O recente episódio Baricchelo/Massa mostrou como são perigosos os detritos jogados pelos carros da frente .
Seu grande problema era a enorme quantidade de sujeira jogada para traz , o que prejudicava os outros pilotos . Como nenhuma equipe conseguia segurar a Chaparral começaram as reclamações contra o carro , e no final de 1970 a FIA decide proibir os ventiladores . Era o fim dos Chaparral..
Seu grande problema era a enorme quantidade de sujeira jogada para traz , o que prejudicava os outros pilotos . Como nenhuma equipe conseguia segurar a Chaparral começaram as reclamações contra o carro , e no final de 1970 a FIA decide proibir os ventiladores . Era o fim dos Chaparral..
Oi Rui,
ResponderExcluirPode complementar e até colocar observações!
vc só tem a enriquecer meu blog!
Beijão
Sensacional o projeto.... deve ter sido muito interesante assistir ou guiar um carro desses....
ResponderExcluirCarlos Eduardo Szépkúthy
É Carlos Eduardo , os Chaparral foram carros exepicionais , Jim Hall foi um gênio , inventou o aerofolio movel , banido em 1969 , seus carros ganharam muitas corridas no Mundial de Esporte Protótipos .Vou te enviar algumas fotos de meu arquivo .
ResponderExcluirUm carro construído com o que havia de mais moderno na engenharia da época, inseriu conceitos que só mais tarde também foram usados e aperfeiçoados.
ResponderExcluirUm belo projeto dos bons tempos do Sport Protótipos.
Eu gostava muito dos carros do Grupo C, e alguns dizem que a FIA começou a boicotar a categoria por medo que tirasse público da F1, até que ponto é verdade, não sei. Mas os carros eram belíssimos e coisas do tipo limpador de pára-brisas e faróis funcionando bem faziam a diferença na performance. Saudades. parabéns pelo blog.
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