terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Miguel Crispim Ladeira

Link para entrevista - https://www.youtube.com/watch?v=Ng1kcPEUNoQ 


 Da iniciativa de meus amigos Rodrigo Carelli e Zé Carlinhos de entrevistar grandes nomes de nosso automobilismo, ontem uma hora e meia de um bate papo ao vivo com ninguém menos que Mestre Crispim. Não percam.

Sábado na Garagem Brazil, Crispim, eu e Larangeira.


Falando em bate papo, outros amigos, Ricardo Oppi e Marcelo Paolillo também iniciaram uma série de vídeos trazendo os grandes nomes de nosso automobilismo. No sábado, na Garagem Brazil, gravamos mais de três horas com Crispim, Claudio Larangeira. Breve trarei o vídeo para vocês. 

Ao Rodrigo, Zé Carlinhos, Ricardo e Marcelo, meus parabéns pela iniciativa do resgate de nossa história, e meu muito obrigado pela amizade e carinho.

Forte abraço a todos.

Rui Amaral Jr   


 

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

Conta Águia -


 

Muitas saudades desta pista de Brasília

Minha primeira participação na cidade de Brasília aconteceu nos 1000 kms de 1969 - circuito ainda de rua - com meu Puma VW em dupla com Stanley Ostrower finalizamos na 12a colocação após perder  3 voltas nos boxes pela quebra do parabrisa que não era laminado.


Eu fui rodando de SP a Brasília  com meu chevette  Div1 para participar dos 1000 kms  de Brasília de 1974 
Meu amigo Donda Faller que trabalhava na Embraer foi junto comigo. A pole da categoria foi minha.

No ano da inauguração em 31 03 1974 participei dos 1000 kms - fiz a pole na categoria Div1 com meu chevette 1.4cc finalizamos a prova na 2a Colocação.


Neste maravilhoso autódromo também pilotei 

-Fiat 147 Classe A

-Chevette Div 1

-VW Passat TS ( Torneio Nacional Passat )

-Opala 250 S

Ford Escort XR 3

( lançamento dos modelos Ford Escort em competições no Brasil ) agosto/1983.

Águia e Nelsinho Piquet, vencedor da prova de inauguração, o Nelsão vibrou! 
Entrevistado po Francisco "Chicão" Antônio Marques, narrador oficial da corridas de Stock nos autódromos.
Ícones de nosso automobilismo, os amigos Águia e Jovino com Catanha e Pedrão.

 




Fiquei feliz em constatar que o traçado original foi preservado  com um ótimo novo asfalto e com opção de  alguns desvios ( by pass ) por segurança.


Águia - Luiz Evandro Campos



Na reinauguração do autódromo de Brasília, totalmente reformado e me parece que ficou muito bom, não podia faltar a presença de meu jovem amigo Águia, afinal ele correu na inauguração há cinquenta e um anos. Acima o pequeno depoimento que recebi dele.


Valeu Águia, obrigado pela consideração e carinho, um forte abraço a você e ao Jovino Bevenuto que deve estar radiante com a reinauguração. 


Abraços


Rui Amaral Jr 

PS: Não consegui postar o vídeo da a entrevista com o Chicão e, nem o documento com a classificação final dos Mil Km de 1974, assim que puder farei um novo post.


quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Max - Qatar 2025

 

Nelson 1981 Brabham BT 49C Campeão do Mundo.

1981 - Piquet chega àquele circuito improvisado no Caesar Park em Las Vegas um ponto atrás de Reutemann no campeonato, Lolle no quase imbatível Willians FW 07C, e Nelson com a Brabham BT 49C, carro desenvolvido por ele, o brasileiro havia vencido três corridas do campeonato enquanto o argentino duas, e dividia as preferencias da equipe com Alan o campeão do ano anterior, e vencera apenas uma vez em 1981.
Abreviando tudo, nos dias de treinos e na corrida Reutmann teve todos tipos de problemas, e na corrida Nelson precavido só acompanhava a posição de Reutmann, terminou em quinto, na época com dois pontos, Reutmann em sétimo sem marcar pontos, suficientes para seu primeiro titulo na F.Um.   


Bem ...

Max toma o segundo lugar de Norris.



No Qatar depois de uma corrida Sptrin decepcionante Max certamente teve tempo para tentar acertar o carro, e foi exatamente o que fez, classificando para largada da corrida em terceiro, atrás do redivivo Piastri e Norris.
Na largada tomou o segundo de Norris e acompanhava de certa distancia Piastri,o líder.

Na sétima volta Hulkenberg, que vem fazendo um excelente campeonato, toca em Albon provocando o Saferty Car. A grande estrategista de Max o chama imediatamente ao box para primeira das trocas de pneus, já que a Pirelli estabelecera três para aquele GP. As McLaren passam batidas, e na volta Max vem em terceiro atrás de Piastri o líder e Norris. Naquela hora e sem a mínima humildade, escrevi no Facebook "Max cozinha as McLaren em fogo brando!", e foi simplesmente o ocorrido. Da desastrada atitude da McLaren ainda saiu o prejuízo maior que foi ver Norris chegar em quarto, atrás ainda o excelente Carlos Sainz.



Norris tem agora quatorze pontos à frente de Max, a decisão do titulo enormes possibilidades quantos às colocações de cada um.

Vamos à Abu Dhabi.

Quem viver verá, e seja qual for o resultado o importante é que Max foi o grande nome no campeonato.


Rui Amaral Jr