quinta-feira, 25 de julho de 2024

Uma certa parada de ônibus...

 

Uma parada de ônibus da estrada que o circuito fazia parte, hoje ele é fechado e a chicane é mais para frente. Abaixo o excelente link da foto.

https://www.circuitsofthepast.com/lap-old-spa-francorchamps/

 Confesso que não lembro quando, mas em minha memoria é viva a imagem dos F.Um contornando aquela parada de ônibus vindo velozmente daquela sequencia de curvas de alta saindo da Stavelot. Aproveitada para reduzir a velocidade dos carros que passavam em frente aos boxes e chegar a incrível La Source, de baixíssima velocidade, uma freada que ainda hoje é desafiante.

1970 - Amon com a March 701-Cosworth toma a ponta seguido por Stewart, depois...
O circuito atual, delícia ver a homkenagem ao grande piloto e jornalista Paul Frère.
Saudades de uma Formula Um que não volta mais.


No início o circuito situado na região montanhosa das Ardennes entre as vilas de Francorchamps e Malmedy tinha a extensão de quinze quilômetros, rápido, desafiador, mortal, principalmente na parte que saindo da Eau Rouge ia até a antiga Stavelot.

Agora no domingo teremos a corrida deste ano, apesar de muitos dizerem que as McLaren são mais rápidas minha aposta é em Max, ou seria, já que ele perde dez posições no grid devido à troca do motor a explosão da unidade de força de seu carro.

Hungria - Max toma o segundo lugar de Norris...
Fulo da vida tem que devolver.
Mesmo de asa aberta era mais lento que Hmilton no final da reta.
Quando conseguiu da primeira vez se perdeu duas curvas depois...
Na segunda tentativa travou os freios, vinha com a faca entre os dentes...
A final... Hamilton deu espaço ou não?
Sai e volta... Nenhum dos carros sofreu quebra.


Sua corrida na Hungria foi complicada, primeiro tendo que devolver posição a Norris, sinceramente nunca vou entender esses comissários, a corrida que eles veem é outra da que vejo. Depois o toque com Hamilton, nesta disputa e na anterior com o inglês fiquei impressionado com a falta de velocidade final de seu carro, pois mesmo com a famigerada asa móvel aberta não conseguia chegar. Depois com a faca nos dentes tentou, mas a freada no fio da navalha falhou, e agora assistindo novamente cheguei a pensar que Hamilton não quis dar espaço a ele. O terceiro seria ótimo, mas o quinto não foi de todo mal, até porque a McLaren para completar a lambança dos pits, ordenou que Norris, que estava mais perto dele na pontuação do mundial, devolver a posição a Piastri.  

Uma parada mal calcuçada colocou Norris a frente de Piastri, que depois não conseguia chegar em seu companheiro. Será que a McLaren ainda não se acostumou à andar na ponta?
Piastri vence.



Vamos à Spa 2024.


Vídeo da Band - link.


 

Rui Amaral Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr