segunda-feira, 8 de janeiro de 2024

Potencia é tudo

 

Bruce no começo com um motorzinho de 5.500cc.

Hulme e Gurney, já sem Bruce.
M8F 8.300cc mais de 850 hps, Revson substitui Bruce e é campeão.
Amon em Laguna Seca 1969, a Ferrari 612P com motor de 6.220cc.
Pedro x Dan, a diferença era muita.


Dias atrás recebo de um amigo um e-mail que começa assim comentando corridas de 1971; "Para mim, o Porsche 917 e a Ferrari 512 são míticos, os maiores protótipos de todos os tempos, motores enormes, potência inacreditável. Mas, quando correram contra os CanAm, foi uma humilhação..."
Então...
Os carros de Esporte Protótipos aproveitavam corridas da categoria nos EUA para correrem provas da CanAm com datas próximas e assim amealharem alguma verba extra!
São duas configurações de motores totalmente diferentes, enquanto os carros do Grupo 7 da CanAm de 7/8/9 litros com blocos de série as 512 e 917 tinham seus motores limitados à cinco  litros com blocos, cabeçotes e outros feitos especificamente para eles.

Na 512 o motor de bloco e cabeçotes de alumínio, V12 com quatro comandos nos cabeçotes, quatro válvulas por cilindro. À 9.000 rpm desenvolvia cerca de 610 hps com potência específica de 122 hps litro.

O 917 também com bloco e cabeçotes em alumínio, 12 cilindros contrapostos (flat) quatro comandos nos cabeçotes e duas válvulas por cilindro. À  8.000 rpm gerava cerca de 600 hps, ou cerca de 120 hps litro. 

Já na CanAm eram usados os big bloc, nesta época MacLaren e Lola os principais adversários usavam motores de 8.000/8.300 litros, um motor da então Formula Um de três litros à mais de cilindrada. Eram obsoletos se comparados aos da Ferrari e Porsche, comando de válvulas no bloco, com varetas acionando o balanceiro e as válvulas, que eram duas por cilindro,  não tenho a especificação, mas acredito que giravam à cerca de 6.500/6.800 rpm, em compensação geravam muito mais torque que os motores giradores, e certamente numa rotação muito mais baixa, dando aos monstros da CanAm uma saída de curva muito mais forte.

É o que penso.

Agora meu caro amigo Walter, não podemos esquecer que tanto as McLaren quanto as Lola eram feitos na Inglaterra e tinham equipamentos como freios, cambio e outros tão bons quanto Ferrari e Porsche, além da mão de obra. Feitos ao feitio de dois pilotos que projetaram e pilotaram F. Um, Big John e Bruce. Seus chassis tubulares eram parecidos com os dos adversários. E com muitos hps à mais realmente eram mais rápidos.
Não se decepcione... Potencia é tudo!  
Antes que esqueça, já mostrei aqui uma vitória do Porsche 908/2 de Toni Dean na CanAm.
            
Outra coisinha! Sabe aquela comprinha pretendida por você? Quero dar uma voltinha... Pilotando!

Como sempre uma fonte confiável.

Abração 

Rui Amaral Jr





8 comentários:

  1. Esses carros eram incrivelmente lindos!!!!!
    Abração ALICA-MESTRE

    ResponderExcluir
  2. Segundo o folheto que está no seu artigo sobre o 917, a potencia máxima indicada, na primeira versão, era de 520 cv DIN, sem turbo. Acho que os 800 cv se referem à versão com turbo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Escrevi rápido, percebi que haviia um erro e vou corrigir, muito obrigado. Creio que a potencia dos 917 1970/71 chegasse perto dos 600 hps.

      Excluir
  3. O Bruce foi um Gênio, um dos maiores da história do automobilismo.

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Rui!

    Eu realmente não fazia idéia de tantas diferenças entre os motores de CanAm e os protótipos.

    E a potência que se extraiu destes carros é mesmo alucinante.

    Talvez isso explique a presença de campeões da F1, como Stewart e Hulme, correndo contra gentlemen drivers, como Vasec Polak e outros, num campeonato apenas regional. Era regional e genial a CanAm!

    De qualquer modo, fica aqui o meu compromisso: quando eu comprar meu Porsche 917, a primeira volta que dá vai ser Rui Amaral!

    ResponderExcluir
  5. A CanAm era fantástica, seguramente com os mais belos na disputa.
    Agora quanto aos mais bonitos esportes protótipos, não tem conversa Ferraria 330P3 e P4 e a Lola T70, tanto a versão fechada como Grupo7.

    ResponderExcluir
  6. Pois é: Lola T70.

    E dentre elas, a mais linda é a amarela, do Wilson Fittipaldi. É minha preferida.

    ResponderExcluir

Os comentários serão aprovados por mim assim que possível, para aqueles que não possuam blogs favor usar a opção anonimo na escolha de identidade. Obrigado por sua visita, ela é muito importante para nós.

Rui Amaral Jr