Colin
Comecinho de 1973, estava no Rodeio, ótima churrascaria daqui de São Paulo, com alguns amigos, bebíamos alguns Scoths e esperávamos a maravilhosa carne que até hoje lá é servida.
Eu estava entusiasmado, pois naquele ano completaria 21 anos e poderia correr sem ter que “fals...” ops, adulterar nenhuma autorização, além disso meu pai prometia finalmente me apoiar, e além disso tínhamos um Campeão do Mundo na Formula Um, um cara sensacional, pilotasso, nunca fomos amigos, afinal ele é uns 8 anos mais velho que eu, e nunca frequentou a turma que frequentava minha casa, amigos de meu irmão, que é 12 anos mais velho, mas tínhamos alguns amigos em comum, e amigos caros de ambas as partes.
Aí chega um amigo meu, publicitário conhecido e entrosado em tudo que dizia respeito ao automobilismo e me segreda, “o Emerson fechou com o Teddy Mayer e leva com ele a grana da Marlboro, vai de McLaren em 74, existe até a possibilidade dos Fittipaldi ficarem com a equipe”.
De cara eu disse “é loucura, ele briga pelo Bicampeonato e tem toda as chances de conquistar, assim fica difícil!”
Notem que na época já se falava “à boca pequena” do projeto brasileiro da FI.
Aqui um parêntese; Colin e Emerson...o inglês contratou o brasileiro ainda na Formula 3, apesar da vitória nos EUA, Emerson amargou o ano de 1971 com um pouco da falta de experiência e a grande carga de levar uma equipe cujo Campeão do Mundo havia perecido. E Colin sempre o apoiou!
Outro parêntese; Emerson ao contrário de nossos pilotos de hoje, nunca teve medo de cara feia, e sempre foi para qualquer equipe disputando com quem quer que fosse o lugar de primeiro piloto, e isso, ao contrário de hoje não era dito por nenhum assessor de imprensa, mas por seu pé direito e sua enorme capacidade técnica!
Não dou razão a um ou outro, o certo é que Emerson em 74 foi para McLaren com a Marlboro e foi Bi.
Quanto à briga de 73 foi entre dois CACHORROS GRANDES, dois GRANDES PILOTOS, e a meu ver DOIS GRANDES HOMENS; Emerson e Ronnie. E quem tirou vantagem nisso foi um certo Jackie Stewart, vocês conhecem?
Ao Emerson, um herói de verdade, ontem e hoje!
Escolhi as fotos aleatoriamente em meus arquivos, vocês melhor que eu saberão identificar cada uma.
Um forte abraço à todos
Rui Amaral Jr
_________________________________________________________________________
NT: Escrevi este post em 18 de setembro de 2012, ontem conversando com o Caranguejo resolvemos escrever sobre este campeonato, ainda vamos tentar convencer o Ronaldo Nazar à participar, com dados técnicos e tudo mais, vamos ver...
Rui
Link para o post de 2012 com comentários do Caranguejo e Ronaldão.
Grande História.
ResponderExcluirE grande idéia falar de 1973. Stewart virou tri, batendo os dois melhores pilotos que havia: Peterson e Emerson. Deve essa ao Colin Chapmann.
Essa história dialoga com o Gp do Brasil de 1976: a foto de Andretti errando e batendo em Peterson, para tirá-lo da corrida. No vídeo da corrida, se vê Andretti pedindo perdão ao Peterson, nos boxes. Aí Peterson dá uma de Emerson, chuta o balde, vai para a March e ganha em Monza. Volta para a Lotus em 1978, ajuda Andretti ser campeão e... morre.
A gente encontra as curvas do destino aqui no Histórias
Obrigado Walter, Caranguejo, Ronaldão e eu temos visões distintas do campeonato, vai dar confusão!rsrsr
ResponderExcluirPeterson era o coelho, vê-lo em sua arte era maravilhoso!
Um abração.
Boa tarde
ResponderExcluirsou o autor do blog: https://estrelasf1.blogspot.com/ venho-lhe propor uma troca de links.
Gostei também do seu blog e vou começar a seguir.
Abraço
Essa informação pra mim é inedita. Se o Colin sabia disso desde o inicio do ano, agora entendo a atitude dele no GP da Italia.
ResponderExcluirEmerson havia perdido o mundial bem antes de Monza, começou na França...
ExcluirObrigado pelo comentário.